quinta-feira, 27 de junho de 2013

Chassi Puma VW (2)

Tudo começou com o estilista Rino Malzoni e seus arames. Logo depois do GT Malzoni e com o fim do Puma GT DKW, Rino começou trabalhar no Projeto P-3, utilizando a plataforma VW Karmann Ghia. 
Falamos aqui desta utilização e as modificações sofridas no chassi para compôr a mecânica do Puma, que primeiramente utilizou a plataforma VW Karmann Ghia e depois a plataforma VW Brasília.
Vamos mostrar algumas diferenças entre as plataformas. A plataforma Brasília abaixo tem assoalho 10 cm mais largo que do Karmann Ghia; o túnel central é mais baixo e mais "quadrado" na parte superior; a alavanca de cambio fica posicionada mais atrás em relação a outra e a alavanca do freio de mão mais curta; para citar as partes visíveis nestas fotos.
Foto e chassi Puma (VW Brasília) do meu amigo Ney Baú
Na plataforma Karmann Ghia abaixo vemos todas as diferenças enumeradas anteriormente, apenas a suspensão dianteira é igual nos dois modelos. Esta suspensão de pivôs, se refere ao modelo lançado em 1970, junto com os freios a disco e panelas de quatro furos.
Foto e chassi Puma (VW Karmann Ghia) do meu amigo Marcelo Mosca
Na parte traseira, suportes da suspensão traseira e facão são diferentes. Abaixo chassi Brasília.
Foto e chassi Puma (VW Brasília) do meu amigo Ney Baú
E nesta fotografia, a plataforma encurtada do Karmann Ghia, portanto, Puma, de 1968 a 1969. O chassi VW antigo, com panelas de freio de cinco furos e suspensão dianteira de embuchamento. Na traseira o suporte da suspensão também é diferente da posterior (1970-1975).
Foto e chassi Puma GT4R (VW Karmann Ghia) do meu amigo Péricles Cruz
Uma plataforma Karmann Ghia sem corte do chassi e do modelo antigo, com suspensão de embuchamento.
Foto assoalhos Multi Land

24 comentários:

Unknown disse...

Felipe, o túnel do KG tem o mesmo formato Fusca(altura, largura)? e a distância cabeçote,chapéu, pedais, alavancas tbm é a mesma? Resumindo, túnel do Fusca a pivô, serve para doador de partes pra reparos nos chassi Puma até 1976?

Anônimo disse...

Felipe, ao restaurarmos a parte mecânica do chassi Puma GTE 75 que peças pedir: fusca ou outro VW.

OBRIGADO

Felipe Nicoliello disse...

André, A diferença da plataforma KG para a plataforma Fusca são apenas os assoalhos. Se o Puma 1976 for chassi de KG serve sim.

Anônimo, depende da peça, grande parte é tudo igual na linha VW a ar, mas algumas poucas são diferentes. Vc pode pedir para VW do mesmo ano, 1975, na maioria das peças mecânicas. Assoalho é do Karmann Ghia.

Anônimo disse...

VALEU..

Helio disse...

Tenho um puma gtc, mas o cabo do acelerador para Brasília ou fusca muito grande. Pq essa diferença?

Unknown disse...

Felipe quando o chassi e de karmanguia o cabeçote tambem conhecido como cabeça de porco seria de quer?

Felipe Nicoliello disse...

Helio,
Esse cabo de Fusca ou Brasília é 25 cm maior, porque o Puma sofre um corte no chassi de 25 cm entre eixos em relação aos veículos VW. Existem lojas que vendem cabos específicos para Puma ou compre cabo para Buggy, que vem com uma adaptação na ponta para vc cortar no tamanho correto.
Douglas,
O cabeçote corresponde ao tipo de chassi. Se for de KG, o cabeçote é de KG. O de Fusca é igual, mas depende do ano do Fusca, acredito que seja de 1968 até 1973, mas precisa conferir, pq em Fusca existe mais de um modelo convivendo no mesmo ano.
Se o chassi for de Brasília, o cabeçote terá que ser de Brasília.

Unknown disse...

Bom dia...existe alguma diferença entre a suspensão do Fuscão 1972 e do puma?

Felipe Nicoliello disse...

Ramon,

Não, desde que o Puma também seja 1971 até 1975.

G.T. ϟ disse...

Boa noite, Felipe! Estou restaurando um Puma GTS 79, qual assoalho devo comprar? É necessário adaptação? O que você acha dos assoalhos em fibra, em isolamento térmico, mecânico e acústico? (uma vez que não procuro manter a originalidade, não faço intervenções que alterem a estética, mas que procuram maior conforto e inovação)

G.T. ϟ disse...

Boa noite, Felipe! Estou restaurando um Puma GTS 79, qual assoalho devo comprar? É necessário adaptação? O que você acha dos assoalhos em fibra, em isolamento térmico, mecânico e acústico? (uma vez que não procuro manter a originalidade, não faço intervenções que alterem a estética, mas que procuram maior conforto e inovação)

Unknown disse...

Tenho um puma 1980 qual assoalho devo usar obrigado

Felipe Nicoliello disse...

GT,
Se quer originalidade o assoalho deverá ser o de chapa. Quanto ao de fibra, nunca testei, mas fica a dúvida, vou fazer uma publicação.

Rogério,
É assoalho de Brasília para seu Puma.

Unknown disse...

Bom dia!
Tenho uma Puma conversível 77/78. Estou com problemas com referência ao número do chassis, pois, dizem que ele fica no assoalho, mas está ilegível. Tem também uma numeração no túnel, mas é Rebatida. Precisava saber como resolver este problema. E queria saber se realmente é no assoalho... Obrigado!

EDSON MONTEIRO disse...

Boa tarde
para a carroceria de fibra do lorena GT que chassi é mais acertado?

EDSON MONTEIRO disse...

TENHO UMA FIBRA (CARROCERIA) DE LORENA GT NOVA; ELA VAI MECANICA VW; QUAL O MELHOR CHASSI PRA COMPRAR

Unknown disse...

Tenho chassis do fusca 1300 74 e vou por a carroceria do Puma GTE 80.
Queria tirar uma dúvida se o assoalho do fusca vai dar diferença na carroceria do puma?

Felipe Nicoliello disse...

Jorge, não dá certo, terá que trocar o assoalho do Fusca por assoalho de Brasília. Além disso, a alavanca de cambio e freio de mão vão ficar muito próximas ao painel, terá que fazer outra adaptação.

Bernardo Lopes disse...

Olá, tenho um Puma GTE 1975 e preciso substituir os pisos. Compro pisos de Brasília?

Felipe Nicoliello disse...

Sim, exatamente. Depois o funileiro (lanterneiro) terá que fazer os ajustes, recortar e soldar, para formar o assoalho do Karmann Ghia.

Anônimo disse...

Boa noite o SP 2 tem mesmo chassi do fusca?

Anderson Silva disse...

Boa tarde Felipe

Eu tenho um Puma GTE 1977 e preciso trocar o assoalho dele, pelo que vi o correto seria o de Brasília?

Muito obrigado

Abraço

Anderson Silva disse...

Boa tarde Felipe

Eu tenho um Puma GTE 1977 e preciso trocar o assoalho dele, pelo que vi o correto seria o da Brasília?

Muito obrigado

Abraço

Felipe Nicoliello disse...

Exato Anderson, o assoalho do VW Brasilia encurtado em 250 mm logo após o trilho do banco traseiro.