sexta-feira, 28 de junho de 2013

Puma pelo mundo - GTI em Ottawa, Canadá

Este Puma GTI 1981 está em Ottawa, província de Ontário no Canadá e à venda aqui. A dica foi do meu amigo Mazinho. No site diz que repintou o Puma há três anos e está bem original, então vamos conferir.
As faixas brancas nos pneus ficam estranhas e ao mesmo tempo singulares. O espelho retrovisor da linha Ford Del Rey, equipava os modelos a partir de 1983, mas para o Canadá, pode ter sido original antes disso. Outro GTI 1984, publicado aqui, é idêntico a este, com os mesmos espelhos e teto solar grande com bolha difletora do ar.  
Vejam que este teto solar não é o Webasto, por ser maior. Acontece que alguns importadores exigem equipamentos que facilitam a venda do automóvel de acordo com seu público.
O discreto aerofólio...
... É invenção e das grandes. Um pouco exagerado.
Os modelos Puma que foram para o Canadá em 1981, não tem nada a ver com aqueles para os Estados Unidos, esses foram e ficaram. Olhando a foto abaixo, vemos o bocal do tanque de combustível no centro do tanque, como aquele Puma GTC 1981 - Exportado e repatriado. Mas não podemos considerar essa modificação sendo original, porque o local é parecido, não idêntico. Deste o bocal está mais para frente que naquele, apesar dos dois estarem com a forração com depressões e estragadas do mesmo jeito. A Puma não colocaria cada bocal em um lugar, deveria existir gabarito para execução deste serviço e aqui não foi o que aconteceu.
Internamente como todos Puma GTI exportados no começo da década de 80, relógio no console...
... Velocímetro em quilômetros e milhas e interruptor para ligar o desembaçador do vidro traseiro. Interessante notar que o volante não é original, mas o cubo e botão da buzina são originais.
No motor, porta-filtros originais, apenas pintados de vermelho, a tampa do distribuidor centrífugo original foi substituída por outra vermelha, assim como os cabos de vela e a bateria está à esquerda. Parece existir um filtro de óleo ou algo parecido, pelas mangueiras. Até aí nada de mais, o mai legal de tudo é que o motor ainda conta com a plaqueta que era rebitada na parte superior da caixa de ar.
Nos modelos brasileiros,  a partir de 1981 ou 1982, não se tem registros, o modelos GTI / GTC / P-018 saíram com essa plaqueta. Mas poucas sobrevivem por terem sido trocados os motores ou simplesmente pintavam a caixa de prata e a plaqueta junto, achando que colocaria originalidade no motor, quando na verdade era tudo preto mesmo. Na remoção da tinta prata, a tinta da plaqueta vem junto e só sobram os números.

2 comentários:

  1. Definitivamente! Puma não combina com,pneus banda branca e aerofólios! No caso deste GTI,parece que o aerofólio em questão veio de um Porsche!

    ResponderExcluir
  2. OLá, por coincidencia, despachei hoje peças justamente para esta cidade: Ontario - Canadá mas para um GTC, assim que o poprietario postar fotos eu envio ao Blog.
    Abraço a todos!!
    Morello

    ResponderExcluir

Caro amigo,
Se você não tem conta no gmail, basta clicar na bolinha nome/URL e escrever seu nome ou apelido, assim seu comentário não saíra como anônimo.