segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Fora de área - EMPI Sportster / Eniequi

 O buggy Empi Sportster pode ser considerado o pai dos buggys. Ele nasceu 1956. Depois de um acidente com um Fusca veio a pergunta: - o que fazer com isso? Os irmãos Darrell e Joe Vittone, proprietários da EMPI, que já fazia peças de alta qualidade para os motores a ar, criaram o Sportster, um misto de jipe e do ainda nem nascido buggy.
 Eles usaram aquilo que tinham disponível, a chapa de aço, pois a fibra de vidro em uso maciço ainda estava por vir. Com linhas retas, despojado de equipamento e fácil de construir, aproveitando as peças do Fusca, nasceu o veículo que, tempos mais tarde na Califórnia, viria gerar um frisson no mundo inteiro. A ideia estava realizada, veículo simples, de baixo custo e manutenção, que poderia andar em qualquer terreno.
Darrel Vittone ao lado da motorista

 Sem portas, apenas a barra lateral protetora, carregava o estepe na frente, como nos veículos militares alemães.
 Muitas peças de Fusca foram aproveitadas, assim como algumas de jipe.
 Um Sportster 1961 antes da restauração.

 E depois de restaurado.

 O kit poderia ser comprado e acompanhava um manual com plantas e especificações de montagens.
Este das imagens abaixo está à venda no eBay.



O EMPI Sportster chegou no Brasil em 1968, nas mãos de Manuel Ferreira, César Sardinha e Abel Macedo Bastos. Eles usaram sob licença os planos da EMPI para a fabricação do veiculo. A principio a ideia eram montar o carro exatamente igual ao americano, e assim foi apresentado, na foto abaixo, a esquerda, com o nome Panza. 
Com o processo de industrialização, as modificações vieram e o Sportster ficou mais parecido com os jipes alemães da segunda guerra. Foi apresentado em 1970, com seu estilo de jipe ultrapassado e um nome esquisito, isso não ajudou com a forte concorrência já existente dos buggys Glapasc, Kadron e Gurgel, que estavam em produção. 

5 comentários:

  1. Que achado estas histórias da gênesi dos Buggys. Parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Olha quem foi o primeiro bug. Essa eu não sabia...

    ResponderExcluir
  3. Caíque,
    E eu que tive um muito próximo, estava em uma oficina aqui perto no Itaim-Bibi, amarelinho. Ficou lá por anos e no dia que resolvi perguntar sobre o jipinho, o dono da oficina falou que tinha indo embora, pois o proprietário tinha falecido e a viúva o vendeu!

    ResponderExcluir
  4. Quando eu penso que sei de tudo sobre o universo "aircooled" vem uma dessas e me surpreende...


    Hoje, achar um desses é como tentar achar uma mosca branca de olho azul dando um duplo mortal carpado ao contrário e cantando "tá tranquilo, tá favorável".

    ResponderExcluir

Caro amigo,
Se você não tem conta no gmail, basta clicar na bolinha nome/URL e escrever seu nome ou apelido, assim seu comentário não saíra como anônimo.