Mais imagens daquele Puma P-018 encontrado em uma garagem em algum lugar do Brasil. Ainda não me revelaram o local...
Os emblemas originais.
Rodas modelo original, só não dá para saber se essas são as traseiras de aro 15" originais ou as 14" dianteiras, pois estas não estão no lugar na dianteira.
Uma curiosidade, o escapamento Kadron modelo bem antigo, se não for original, acredito que seja no máximo do final dos anos 80, porque era com adesivo da marca e não estampado na chapa de aço, como surgiu posteriormente.
Por baixo, apesar de alguns vazamentos de motor, está ainda perfeito, assoalhos íntegros, provavelmente originais.
No detalhe podemos ver os braços de arrasto da suspensão traseira, próprio do P-018, que lhe conferia uma excelente estabilidade.
Como existem jóias guardadas neste mundo, há pouco houve o leilão daquela concessionária Chevrolet na pequena cidade Pierce, Nebraska, EUA, onde existiam jóias zero km da década de 50, 60 e 70 e muitas outras raridades, só conhecidas por grande parte do States e do mundo em 2013. Outras histórias surgem em nosso meio, de veículos guardados por anos em galpões da Europa ou das Américas. Acredito que nunca poderemos nos surpreender com tais fatos, porque sempre irá aparecer mais casos, como tantos já surgidos.
12 comentários:
Ela está sem as rodas dianteiras...
esse modelo não tem o chassis encurtado???
tambem tenho curiosidade de ver onde fica o tanque de combustível desse modelo, esse carro
luis
Tem chassis encurtado sim e o tanque fica atras do banco....
Sim Luís, o tanque fica entre o motor e compartimento interno, como nas Kombi.
Também tem o chassi de Brasília encurtado em 25 cm.
Rinaldi,
Agora vi que já respondeu. Eu disse que está sem as rodas dianteiras, não sei por que.
Está com motor cujo bloco ou carcaça é de TL ou Variant, ou seja, motor "deitado". Vejam a tomada da vareta do óleo. Assim, não deve ser original ou foi montado sobre uma plataforma de Variant II, adaptando-se o motor para a ventoinha vertical. A fábrica não fazia essas "adaptações".
Antonio
Toda P18 usava suspensão de VariantII
A suspensão sim, mas o motor era com ventoinha "em pé". No caso do P18 das fotos, o uso do um motor "deitado" com a adaptação já referida indica que o carro foi montado sobre uma plataforma de Variant II usada, o que a Puma não fazia. Provavelmente, como o meu AM1, esse P18 foi montado pela Araucária ou Alfa Metais, onde o cliente podia levar um carro usado, no caso uma Variant II e a fábrica montava o Puma. A Puma comprava a plataforma "Zero Km" e o motor "em Pé" e montava o P18. Mas posso estar errado. A plaqueta pode esclarecer tudo.
Antonio, qual o indicio de que este motor é deitado?Eu não consegui ver isso!Talvez vc possa estar confundindo com a lata que fecha a polia de baixo. Em relação a tomada da vareta de óleo, salvo engano, o Brasilia já tinha.
Interessantíssimo este caso, e ainda por ser um P018 isto lembra o meu Super 90 abandonado em uma oficina por 7 anos.
Leo Gaúcho:
Estou falando da conexão da vareta do óleo do lado direito da polia do virabrequim que está bloqueada.
Mas como disse antes, posso estar errado.
Antonio,
Não consigo ver aquilo que afirma, o que está bloqueada? O bocal da vareta é de Brasília, a origem deste motor e este bocal é o mesmo no motor deitado. Muda nos motores de Fusca e Kombi, que tem vareta curta.
A Araucária nunca montou P-018, fez somente três P-018 conversível, que chamou de Al Fasi, por encomenda do Sheik ligado a Murammad Ali. A Alfa Metais começou montando o AM1, baseado no P-018, mas com algumas alterações.
O Kit Car Puma, com o fornecimento da mecânica usada e montado pela Araucária era para o Puma GTC e GTI, nunca P-018. Isto aconteceu, pq a Araucária não pagou a dívida com VW e esta cortou o fornecimento. Quando a Alfa Metais comprou a Araucária, pagou a dívida com a VW e começou a receber novamente a plataforma.
Eu, pelo que sei sobre a P-018, ela é 1700 e com o motor em pé, igual ao dos Fuscas.
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