É bonito ver um Puma com suas rodas brilhando, limpas e bem pintadas. É como estar com sapatos novos.
Em qualquer modelo ou tipo de veículo automotor o que faz a diferença são as rodas. Essas podem mudar completamente o visual de um automóvel. Por isso, os apaixonados em Hot Rod ou Tuning substituem as rodas por outras de visual mais chamativo ou agressivo, mudando a personalidade do automóvel.Portanto, não podemos descuidar deste item, que pode por a perder todo o trabalho de restauração.
Já falamos sobre a diferença entre Polimento e Diamantação das rodas de liga de alumínio, conhecidas por antálio. Agora vamos falar do polimento manual e da pintura, para aqueles que gostam de fazer e não de mandar alguém fazer.
Dois amigos colaboraram para a experiencia piloto, cada qual com seu processo e método, ao mesmo tempo, sem contudo, um conhecer o outro. O resultado não poderia ser outro, trabalhos bem executados e se distinguindo apenas nos produtos utilizados e o estado geral da roda .
O meu amigo Carlos Hansen, proprietário do GTS 1978 acima desde 1980 e no ano passado restaurou seu carro, mas as rodas ficaram para depois.
Inconformado por estar com a pintura errada e querendo deixar as rodas mais brilhantes, ele começou o processo. O polimento até que não estava tão ruim, então, o processo a seguir é para aquelas rodas que estão em bom estado de brilho.
Primeiro modelo de polimento
Depois de polida, a preparação para a pintura.
Empapelar toda a área polida - que não deve receber pintura - com fita adesiva e pintar. A aplicação de um fundo em spray ajuda a retirar os pequenos defeitos e dar uma melhor cobertura da tinta.
Depois do processo de pintura, esperar por 24 horas para retirar a fita adesiva e sempre puxando com cuidado. Se precisar use uma lamina para puxar as pontas da fita.
Não esquecendo que a pintura nos raios e em cinza são para os modelos de 1976 a 1978. A partir de 1979, os raios são retos e polidos e a pintura em preto fosco automotivo.
Segundo modelo de polimento
Para rodas com brilho em estado de ruim para péssimo, a experiência a seguir é a mais indicada.
O passo a passo foi executado pelo meu amigo Walter Stigliano Filho, que poderá ser visto aqui ou baixar o arquivo.
Neste arquivo, o Walter fala da tinta da roda ser do trator Massey Fergusson, mas na verdade, essa cor foi utilizada como base para ser fabricada a tonalidade correta da cor da roda cinza, sendo com apenas 50% do brilho. Essas rodas quando saiam da Scorro, elas não sofriam pintura, a cor formada no miolo, nada mais era que o estado bruto do processo de fabricação nos locais sem polimento, mostrando uma cor cinza médio. Como os cinzas tem diversas variantes, escolhi essa cor Massey por ser a mais próxima do aspecto original e o fosqueando, porque esse local não tinha brilho.
Rodas com riscos profundos ou danificadas devem ser consertadas por profissionais, antes do processo de polimento.
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