Um coisa que peço à todos, que quando enviarem suas perguntas, falem em que cidade estão, modelo e ano do Puma que consta no documento, valor se a questão for preço e principalmente fotografias, quando a dúvida é específica de um item ou daquele Puma. Normalmente as respostas necessitam desses dados para serem respondidas e não precisarei perguntar.
Veja um exemplo do meu amigo Luís Cláudio Falgão, que perguntou:
"Uma coisa que me chamou a atenção na quinta foto é a fechadura da porta, que não tem aquela chapa, que os GTE tem, achava que era alguma adaptação, mais acho que é assim mesmo."
Até 1974 a fechadura era fixada dessa maneira, em 1975 eles passaram a usar o sistema do novo modelo que iria ser lançado em março de 1976, com aquela chapa, mas alguns 1975 ainda saíram com o sistema antigo.
"O que mais esta me preocupando são as imperfeiçoes das portas, que não encaixam no vão da porta, sei que isso é comum de acontecer, mais não tenho ideia de como solucionar, imagino que talvez tenha que cortar a porta, mas vou primeiramente trocar o assoalho e mandar embuchar as dobradiças que tem uma pequena folga, para só depois mexer nas portas. Acredito que vc também tenha uma dica para me dar para solucionar esse problemão."
A imperfeição da porta se dá pela forração interna da porta. O tapeceiro tem que colocar a forração, fechar a porta e riscar onde pega na borracha, tirar e cortar o excedente, para que a lateral de porta não pegue na borracha e estufe a porta. A borracha tem que encostar na fibra da porta para perfeita vedação. Se a porta ficar assim estufa por anos, esta adquire o formato e fica torta. Então, se retirar a forração, regular a porta e ainda assim ficar a parte inferior ficar desalinhada, vai ter que raspar a fibra e engrossá-la por dentro da porta.
"Esse carro é tão bom que ele não tem só um alternador mais sim dois, para ser mais exato um dínamo e um alternador, o por quê, não me pergunta que não sei responder."
É uma gambiarra que fazem para instalar o alternador de Opala, Gol, etc, pois esses não tem a hélice que vai dentro da caixa de ventoinha dos motores VW a ar, que todos os alternadores ou dínamos de Fusca (air cooled) tem. Assim, o dínamo funciona apenas como um eixo que movimenta essa hélice e quem carrega a bateria é o alternador que está instalado deslocado, em outro local, mas ligado por correia com o dínamo e eixo virabrequim.
2 comentários:
Boa noite.
Meu Puma GTS 1975 também não tem esta chapa e acredito que nao foi alterado ao longo dos anos visto que sou o segundo dono a um bom tempo. Os GTS não possuiam a chapa? apenas os GTE?
Bruno,
Dependia do molde, alguns moldes mais judiados precisavam dessa chapa, outros não.
Com a adoção da chapa, acabou o problema de fixação da fechadura na fibra, facilitando o processo de montagem e fabricação, além de não comprometer o molde.
Em fibra, detalhes delicados nos moldes tendem a estragar mais rápido que o próprio molde.
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