quarta-feira, 30 de abril de 2014

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Puma de corrida n°17 - Estréia nas pistas

Puma #17, Eng. Jorge Lettry e o piloto Norman Casari. Equipe: AF Competições com apoio oficial da Puma. Prova: I 500 kms da Bahia. Local: Salvador-BA. Data: 25 de agosto de 1968.
A foto pertence ao piloto André Burity, que também correu com esse Puma, vencendo muitas corridas junto com seu companheiro Lulu Geladeira.

Sistema de Registros de Veículos Denatran

Anteriormente vimos a tabela do Sistema de Registros de Veículos do Denatran para veículos em circulação no Brasil. A tabela trás códigos dados aos modelos dos fabricantes ou importadores para classificar o veículo na faixa do IPVA. Com isso, os Estados tem o registro nacional, quando aplicam o imposto.
Na tabela abaixo, vemos os dados para Puma GTB e GTB S2, que começam pelas letras GM em função da motorização.
 Para os veículos Puma com motor VW, a sigla começa pelo fabricante da marca alemã. Interessante notar que a Puma registrou diversas siglas para seus modelos e podemos ver além dos conhecidos GT, GTE, GTS, GTI, GTC, P-018, um certo GTL, um modelo que a Puma talvez tivesse planos de fabricar, mas que não chegou a ser produzido.
 Esse código aparece no CRVL - Certificado de Registro e Licenciamento de Veícilos, no campo IPVA e por causa dele, a marca e modelo aparece automaticamente.
 Há pouco tempo, descobri que a Alfa Metais Veículos, também registrou seus modelos, agora com classificação Puma e não mais VW/ ou GM/. Assim vemos Puma/AM1, AM2, AM3, AM4, AMV e mais dois, Puma/GTC e Puma/GTI, que deveriam constar dos modelos fabricados na forma de kit para exportação ao E.U.A.
Neste CRV, documento de venda e compra, não consta a faixa de IPVA como no CRVL, mas vemos a marca modelo Puma/AM4.

Eventos - Puma 50 anos

 Já saiu a programação do X Encontro Nacional do Puma - Puma 50 anos, a ser realizado nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2014 em Curitiba-PR, organizado pelo Puma Club do Brasil - Curitiba, com apoio do Museu do Automóvel, CAAMP - Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná e CENP - Comissão para o Encontro Nacional do Puma.


E aqui a relação dos hotéis para reservas.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Quebra-cabeça (31) Resposta

A brincadeira é para estimular percepção de vocês, quanto a detalhes automotivos, ajudando no conhecimento do assunto, além de se tornarem bons observadores, um detalhe importante para quem gosta de veículos, principalmente os antigos.
A imagem publicado foi esta, com a seguinte pergunta:
"Existe algo muito raro neste Puma, alguém sabe o que é? 
Vale um Chaveiro para primeira resposta correta e completa, explicando o por quê da raridade." 
Seria até que fácil se a imagem tivesse apenas um detalhe diferente, todos apontariam para o tal detalhe. Por isso, inclui na imagem alguns outros detalhes para confundir a mente, como lanternas laterais, adesivo Dacon e maçanetas de P-018. 
A imagem verdadeira é esta abaixo, do Puma GTE do meu amigo Tarzan, em Curitiba-PR, no I Encontro Nacional do Puma em 2004. O Puma dele, apesar de hot, não tinha nada de raro. Então, rebaixei o Puma, inclui os detalhes citados e as famosas rodas "Rudge Wheels". Sim são famosas, no exterior. 
Estas sim são as verdadeiras raridades da imagem. Fabricadas pela empresa alemã KPZ, equiparam opcionalmente os Porsche 356A de 1955 a 1959 e Porsche 356B de 1959 a 1963.
Porsche 356A Speedster 1958
As Rudge eram com cubo rápido (porca central), facilitando as trocas, principalmente em corridas. Confeccionadas em uma liga de alumínio eram muito leves, outra característica especial para carros de corrida. Hoje, um jogo dessas rodas vale mais de 17 mil dólares. Veja mais fotos e leia sobre as rodas Rudge em O mistério das rodas no Fusca Classic. Excelente matéria escrita pelo meu amigo e colunista Dario Faria. Nela o Dario indica o link do nosso amigo Renato Bellote, que fez uma matéria com o um 356 com essas rodas. Eu particularmente já vi estas rodas de perto, lindas, mas muito complexas. 
Apesar do Luís Enrique Leal ter acertado a resposta em parte, não mencionou o nome da roda e quem ganhou o chaveiro foi o Thiago, com a primeira resposta correta e completa, ainda citando a fonte.
Parabéns Thiago, está sempre ligado. Vamos nos falar para combinar a entrega.

Eventos - Rally de Regularidade - 26 de abril de 2014

Em virtude de alguns pedidos, especialmente do pessoal do interior e de outros Estados, resolvemos continuar durante toda esta semana com o valor promocional de inscrição do Rally de Regularidade no dia 26 de abril de 2014 em Interlagos, São Paulo-SP.
Envie a ficha preenchida para jbalder@ig.com.br e faremos a orientação necessária ao pagamento.
Abraços. 
Jan Balder
Lembrando que neste dia em Interlagos, acontecem também as provas de Formula Vee Brasil, Classic Cup e outras. 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Puma de corrida #69 Black Panther

Com este Puma emprestado, o meu amigo Flávio Gomes venceu sua primeira corrida na categoria GTS da  Classic Cup no dia 15 de março de 2014, veja o vídeo abaixo, FG mandou muito bem. No fundo, o negócio dele é Puma, essas coisas de 2 tempos alemão e dos soviéticos é só para disfarçar.... rsrsrs

quinta-feira, 10 de abril de 2014

MENOS UM - GTE amarela

Esse GTE, que não dá para saber o ano devido a tantas modificações, foi fotografado em São Paulo-SP, pelo meu amigo Edson Molinaro.
Gosto não se discute, diz o dito popular, mas existem regras de desenho e proporção que devem ser respeitadas para um resultado satisfatório.
 Esse enorme para-choque, no visual, parece não pertencer ao veículo. Claro que não pertence, veio de um Pegeout 206. Ele aumenta a linha lateral traseira, descontinuando as linhas laterais do veículo.
 Além disso, olhando a vista lateral, qualquer pessoa sem conhecimento nenhum de desenho automotivo, percebe que a traseira não faz parte da lateral, as linhas não se alinham e tem formas diferentes.
 O que acontece no desenho traseiro é repetido na dianteira, em menos intensidade, mas também as linhas não dão sequencia no desenho.
Por isso, modificar o desenho de um carro ou criar um novo, não é para qualquer pessoa, esta deve ter no mínimo conhecimento básico de desenho para não criar erros grosseiros. E se não tiver conhecimento de desenho automotivo, que é bem mais complexo, fatalmente cometerá alguma falha, que dará falsa impressão no visual, como parecer mais largo ou mais do que é na verdade. Assim aconteceu com a Puma, quando lançou o novo GTS em março de 1976, o famoso bunda caída. Na engenharia, envolvidos com prazos de lançamentos e muitos outros detalhes, passou desapercebido, mas o público não deixou barato e logo instituiu o apelido, fazendo com que a Puma revisse o projeto, que levou mais de um ano para ser corrigido.

Perguntas e Respostas - Ar no túnel do chassi

Olá Felipe, tudo bom?
Tenho um PUMA GTE 79. Queria saber se tu já percebeste o problema da corrente de ar que se forma dentro do túnel do chassi do puma e sai pela alavanca do freio de mão (só acontece quando o carro está em movimento e com os vidros abertos), trazendo o cheiro do interior do túnel (famoso cheirinho de fusca) para dentro do carro. Já pedi para o mecânico ver e ele conseguiu reduzir, mas não eliminar esta corrente de ar. Isso tem solução ou isso é normal para os carros com esse tipo de chassi? 
Vinícius Petrolli

Vinicius, 
O ar entra pela pequena entrada no cabeçote, existe um furo lá para se um dia precisar, retirar o varão do cambio.
O ar que passa por esse local, não tem muita pressão e não consegue se movimentar quando as janelas estão fechadas, pois o interior do veículo cria um grande bolsão de ar. Quando se abrem as janelas, esse bolsão é desfeito e a pressão interna diminui, dando vazão ao ar vindo do túnel.
Não tem solução, porque esse furo é necessário no cabeçote do chassi.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Eventos - XIX Encontro Paulista de Autos Antigos

O PAULISTA DE ANTIGOS, evento tradicional antigamente realizado em Águas de Lindóia, agora em nova cidade, Campos do Jordão-SP, ocorrerá entre os dias 1 a 4 de maio de 2014.
Inscrição para o evento poderá ser feita aqui, se cadastrando e recebendo a confirmação. Para saber os valores e programação veja aqui.
Depois de feita a inscrição, mande fotos com nome e clube para felipenicoliello@gmail.com, que será avaliado e receberá uma nota de 1 a 10. Os Puma com as melhores notas serão selecionados para ficarem expostos em local privilegiado.
Vamos participar e elevar o nome Puma no meio dos veículos antigos.

Onde está o PumaWally?

Foto Gustavo Cruz

Chaveiro Puma - PUMAKIT

Mais um modelo de chaveiro Puma, agora do kit de peças mecânicas vendidas pela Puma, o PUMAKIT.

O chaveiro pertence a coleção do meu amigo Paoluccio do Puma GTE 1972 laranja.

MENOS UM - De AM4 para Ferrari F430

 O meu amigo Péricles Cruz me chamou a atenção para o anuncio que está  aqui no Mercado Livre. Segundo o proprietário trata-se de um Protótipo Ferrari F430 feito a partir de um Puma AM4. Para vocês verem como o Puma é versátil, a partir de seu desenho de 1979/80 consegue-se chegar a uma forma que lembra um Ferrari moderno.