Saiu hoje, no suplemento Jornal do Carro, do jornal O Estado de São Paulo, a reportagem sobre as diretrizes da FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos, sobre a nova placa de licença para veículos. Essa nova placa abrange o Mercosul, sendo que todos os veículos do eixo utilizarão o mesmo padrão. Muitos me perguntaram: - como ficarão as placas pretas? A resposta segue na reportagem abaixo.
O nome "placa preta" deverá ser extinguido, afinal não terá nada de preto. Em substituição, talvez, receba o nome "placa histórica". O mais importante disso tudo é que haverá uma placa extra concedida pela FBVA, que dará credibilidade ao carro que a ostentar. Com isso, quem sabe, acabem as placas irregulares ou emitidas por "clubes" a serviço dos despachantes, criados com o único objetivo de conceder essas placas para seus clientes, sem nenhum critério. Nada contra os despachantes, que também são enganados. Caberia as autoridades a investigação dos verdadeiros clubes e aqueles que são apenas fictícios, registrados no Denatran, mas não representam nenhuma classe ou entidade, foram criados com o único objetivo de conceder placa preta a quem quiser pagar.
Exige o credenciamento do seu clube na FBVA, isto lhe dará garantia de honestidade.
No final da reportagem diz que as novas placas padrão Mercosul somente serão obrigatórias para os novos emplacamentos. Então quem já tem a placa preta tradicional não será obrigado a substituí-la imediatamente, somente serão substituídas as placas atuais nos casos de transferências (mudança de proprietário, município, categoria) como ocorreu quando da substituição das placas amarelas por cinza. Quem tem veículo com a PP pode ficar tranquilo, vai mais uns 15 anos até o governo obrigar a realizar a substituição das placas atuais por placas Mercosul (as amarelas o prazo foi de 10 anos se não estou enganado). Quanto a nova 'placa preta da FBVA', pelo que entendi será um 'opcional' para os veículos que receberem o Certificado de Orginalidade. Eu posso fazer a vistoria de 'veículo histórico' no clube, que vai aprovar e mandar a documentação para a FBVA expedir o Certificado de Originalidade e com esse documento vou no detran e faço a alteração de categoria para 'veículo de coleção' lacrando com as novas placas. Caso eu não queira a Placa Preta da FBVA não haverá nenhum prejuízo. Ou a FBVA no momento da expedição do C.O vai confeccionar uma 'placa preta FBVA'?
ResponderExcluirJoão,
ResponderExcluirComo nada ainda está regulamentado e ainda temos que incluir os países do Mercosul, a demora deverá ser bem grande até a obrigação de substituí-las.
Hoje, um veículo avaliado por um clube federado a FBVA recebe um adesivo da Federação, mostrando que foi cadastrado na referida.
O que irá acontecer será uma sofisticação, ao invés do adesivo, vem a placa suplementar, dando mais credibilidade na avaliação do veículo. Mas nada mudará, clubes não federados continuarão emitindo o Certificado de Originalidade.