quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ferramentas Puma

Ontem conversando no Auto Show, soube que uma empresa está interessada na fabricação das ferramentas que acompanhavam os nossos felinos. Isso será muito bom para mantermos a originalidade de nossos veículos. Então, sobre esse prisma, colaborando com essa empresa, aí vão as fotos dos conjuntos de ferramentas Puma.
A Puma era preocupada com seu consumidor, fornecendo um jogo básico, mas completo para pequenos reparos, bem diferente do Brasília VW que minha mãe comprou em 1974, que veio somente uma chave de fenda, muito boa, mas era só uma chave.
Nos Puma, além de várias ferramentas, o jogo continha o guia de encaixe da roda. Um equipamento muito útil, porque o sistema VW de fixação das rodas era por meio de parafusos e não de prisioneiros, como na maioria dos carros. Também não tinha nenhum tipo de encaixe da roda na panela ou o salvador pino no tambor como nos Fiat 147, para apoiar a roda até a colocação dos parafusos. A Puma solucionou esse problema com a criação do guia, uma peça tipo punção, com rosca em uma das extremidades e ponta na outra. O proprietário rosqueava o guia no tambor de freio com as mãos e colocava a roda no lugar, depois fixava os três parafusos restantes e por último tirava o guia e colocava o parafuso que sobrou. Rápido, simples e pratico, bem diferente do usual pé de apoio no pneu, sentado no chão, para segurar o estepe até colocação do primeiro parafuso, muito comum nos Fuscas ou para quem não tinha esse guia. Sem o guia, essa operação com rodas de liga se torna bem mais difícil que com rodas estampadas de ferro. A bolsa para guardar o macaco e a barra de movimentação da chave de roda/chave de vela.
A partir de uma data não muito precisa, talvez nos GTI/GTC, o jogo fica mais completo. Na foto abaixo está faltando o alicate de bico.
O jogo de chaves do GTB não continha o guia de roda, por não ser necessário, a GM utilizava prisioneiros.

5 comentários:

Luby disse...

Bem lembrado Felipe eu sempre usei e uso ate hoje umas quias que mandei fazer pois meu amigo no bugre com aquela roda de 10" encaixar o primeiro parafuso é "F" digo uma dificuldade enorme por isto logo assim que o comprei mandei faze-la rsrsrsrs e quando comprei a puma mandei fazer outra quia, aprendi a manha da quia uando comprei um par de alargadores de rodas da kadron que vinha com estas quias.
abs

Luby disse...

Recomando aos amigos a fazerem a quia é muito simples: pega-se um parafuso de roda normal corta-se a cabeça e solda-se um pedaço de barra no mesmo calibra depois basta usinar a peça, nas minhas normalmente deixo a parte de fora com fenda parqa poder usar uma chave de fenda pois fica mais facil de colocar e retirar com a chave.
abs
Helio

Felipe Nicoliello disse...

Legal a dica Luby.

Unknown disse...

UE.....FALTOU COLOCAREM UMA PEÇA FUNDAMENTAL NO KIT: A GALOXA!!

Cada vez mais me apaixona mais os carros antigos........pagava uma carroça de dinheiro (o equivalente a cinco fuscas, se nao me equivoco) para um carro zero kilometro e ganha uma caixa de ferramentas!!!!

Afinal na esquina da concessionaria o emblema do capo soltar, a porta nao abrir, o carburador desregular.....q maravilha.....

Leo Gaúcho disse...

Não entendi sua colocação Gustavo,contudo hoje no meu carro saio e posso lvá-lo pra casa rodando sem problemas, mesmo que quebre o cabo do acelerador, da embreagem... contudo se alguma coisa acontecer com um carro 2008(e ninguém está livre disso) só no guincho, ou alguém se propõem a levar consigo um tecnico em eletrônica???