Com o lançamento do GTE com chassis de Brasília (plataforma tipo 102) em março de 1976, o GTS também foi remodelado. Antes esses modelos utilizavam os chassis de Karmann Ghia (plataforma tipo 143), com assoalho mais estreito e algumas diferenças na posição da alavanca de marchas, freio de mão e túnel mais quadrado. Por ser mais largo, a carroceria sofreu mudanças de largura também e alguns detalhes do desenho foram alterados, principalmente na traseira.
O GTS seguiu a mesma linha, e como no modelo anterior, apenas cortaram a capota e reforçaram a estrutura. No desenho antigo, o simples corte da capota, não prejudicou a beleza das linhas do modelo, mas no novo GTS, um pouco mais largo, o desenho ficou estranho na traseira, não conjugando perfeitamente com a linha geral do carro. Logo foi apelidado de bunda caída, alusão à acentuada queda da linha do meio do carro para trás.
Imediatamente a vendas do GTS que vinham subindo a cada ano, se estabilizou em 1976, voltando a subir novamente em 1977, com o lançamento do novo GTS com traseira alterada.
Vejam os números de produção:
Mod/ano---1975--1976--1977
GTE----------859--1127--1471
GTS----------683---654--1194
A rejeição foi tão grande, que muitos proprietários dos GTS "bunda caída" após o lançamento da traseira "alta" em 1977, mandavam trocar a traseira inteira de seus carros para o novo modelo. Na Rua Fadlo Aidar, no bairro do Itaim, onde existia o portão dos fundos da Concessionária MM, era comum ver pilhas de traseiras "bunda caída" no lixo e ninguém levar.
Hoje em dia são poucos os Puma remanescentes com essa traseira, vindos de uma época de "mudanças".
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
A traseira reta ficou mais harmonioza..
abs
Com certeza este tipo de traseira da qui a alguns anos vai ser mal comparando = a puma espartana um carro raqrissimo de se ver...
Quantos pumas bunda caida foram feitos em 1977?
Nicolas,
Difícil dizer, somente fazendo um levantamento no livro de registro Puma, que hoje está com o Rossato. Estimo por volta de 1.000 GTS entre 1976 / 1977.
pessoal, comprei um puma gts 1977 série 1 (bunda caida) estou restaurando ele. a questão é se eu colocar injeção eletronica, eu vou dar valor para o carro ou perder na hora da venda?
Postar um comentário