Muito se comenta a respeito em sites do exterior sobre o Puma Australiano, falam que foram fabricados e exportados vias África do Sul, mas na realidade apenas um Puma foi para Austrália. Quando iniciou a fabricação na África do Sul, o empresário chamado Vic Borcherds tomou conhecimento da Puma brasileira. Tal como no Brasil, a África do Sul já estava produzindo o VW Fusca com muitas peças e conjuntos locais. Vic estava convicto que pudesse produzir os carros na África do Sul. Ele importou um Puma laranja para testar o mercado. O Puma brasileiro foi baseado no chassis do Karmann Ghia, mas para África que não tinha esse tipo de chassis, tiveram que promover mudanças. Foi comprado um chassis novo de Fusca e enviado ao Brasil para adaptação dos moldes da carroceria ao novo tipo de plataforma. Alguns meses mais tarde, o carro chegou em Durban. Este carro foi à primeira unidade Puma no mundo com mão direita, ele foi pintado de azul metálico. Um total de 357 unidades foram produzidas e vendidas em questão de 21 meses. Um destes Puma foi exportado para a Austrália para testar o mercado. Esse carro tem sobrevivido, e se mantém em condições com seu proprietário. Existem especulações que a Puma brasileira teria enviado à Austrália, um carro para teste de mercado. Qual das duas versões é a correta, por enquanto não sabemos, mas como esse mundo é muito pequeno, quem sabe, não aparece novas informações. Pois bem, esse proprietário do Puma GTE 1973 australiano, Jim Gibson mantinha correspondências com meu amigo brasileiro Dario Faria, por volta de 1990. A foto abaixo, onde aparece Jim ao lado de seu Puma, foi enviada por ele, mostrando que ele estava em um encontro do Australian Component Car Club, creio ser um clube de carros fora-de-série ou Kitcar.
Nem o Dario sabe ao certo o porquê Jim pintou seu carro de amarelo e retirou as bolhas do farol.
Na foto abaixo, onde mostra o adesivo Made in Brazil, ele escreveu atrás da foto quando enviou ao Dario:
my car now yellow 24/09/94.
Notem a placa decorativa e sugestiva "73 CAT". E não me perguntem porque o mesmo carro tem os números das placas diferentes, quando era vermelho e depois como amarelo, porque eu também não sei. Perguntei ao Dario e ele também não sabia.
Será que esse Puma continua honrando os brasileiros na Austrália?
3 comentários:
Putz, que história heim!É impressão minha ou ela parece ser mais estreita que a nossa?Será que tem influencia em virtude de terem utilizado o chassis de fusca?
Leo, impressão, porque esse Puma na realidade é o mesmo tubarão que fabricamos até 1972, que na realidade são mais estreitos na parte do teto e traseira.
No final da década de 70, estudava na Universidade Federal Fluminense (UFF). Todos os dias, quando parava meu TL na Praça 15, pra pegar a barca ir pra Niterói, onde é a UFF, via um Puma verde Kawasaki, com estas lanternas redondas (acho que eram de Opala), um aerofólio discreto e um spoiler dianteiro, que envolvia toda a frente (tipo os dos Porsches 911 da época). Nunca mais vi o carro, mas as moficações ficarma ótimas.
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