terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Botão esguichador de água no para-brisa

O lavador de para-brisa foi introduzido no GTE em 1970, até então o Puma não tinha esse equipamento. Nos primeiros Puma (1970 a 1972) mo sistema era acionado por um fole de borracha, que o motorista pisava com o pé esquerdo. Futuramente será pauta de publicação. Hoje falaremos do equipamento introduzido em 1973, com a nova carroceria e painel. Esse botão estava ao lado do botão do limpador de para-brisa e quando ligado, movimentava um motor elétrico com pequena bomba, encaixados no reservatório de água no porta-malas. Abaixo e acima o painel do Puma GTE/GTS de 1973 a 1976 1a. série, única ressalva que no modelo de 1973, os botões dos outros acionamentos eram iguais do modelo de 1972.
Esse sistema foi utilizado até 1978, quando no ano seguinte, a adoção da chave de seta com chave de limpador e pisca-alerta na coluna de direção, deixou sua função para a alavanca, que pressionada para junto do volante, ligava o motor. Abaixo o painel do GTE/GTS de 1976 a 1978.
O botão do tipo vai-e-vem (não ficava na posição ligado se não estive sendo acionado), era fabricado pela mesma indústria que fabricava os botões para o Willys Itamaraty, com a diferença que no Puma era vai-e-vem e no Itamaraty liga-e-desliga.

4 comentários:

Felipe Nicoliello disse...

Se quiserem ver a peça externa do esguichador, o brucutu, veja publicação anterior " Brucutu - Lavador de para-brisa" no final da barra de rolagem.

Unknown disse...

Eu ainda tenho dúvidas em relação ao acionamento da bomba por esse botão. Felizmente ainda tenho ele!

Felipe Nicoliello disse...

Rodrigo,
Ele liga um motor eletrico acoplado em uma pequena bomba, tudo em uma peça única, pressa no reservatório de água, que manda a água para o brucutu.

junior disse...

bom dia amigo, onde encontro esse botão do esguicho do limpador? grato.