quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Puma de corrida - GT Malzoni n° 92
O Malzoni GT 1966 de Newton Alves e Celso Luiz chama a atenção para uma coisa pouco comentada nos dias atuais, apesar da grande maioria dos carros serem tração dianteira: as rodas mais largas na dianteira. A tala (largura) nas rodas dianteiras eram 1 ou 1,5 polegadas maiores. Isso se deve ao fato que para veículos com tração dianteira, característica sobesterçante, ou seja, sai de frente, as rodas maiores deveriam estar na frente, na tração. No veículos com tração traseira, característica sobreesterçante, sai de traseira, as talas deveriam estar atrás, como nos Puminhas VW. Era muito estranho vermos os DKW com enormes talas na dianteira e estreitas rodas na traseira, afinal nossa cultura vinha da tradicional tração traseira. Os DKW, mais que os Malzoni e Puma DKW, eram os que usavam maiores talas, devido ao excessivo peso do carro, acentuando muito a tendência de sair de frente em uma curva. Atualmente os veículos de tração dianteira não adotam mais essa fórmula, em função da geometria das suspensões que corrigem boa parte desse problema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário