segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Reportagens - Puma GTB

Depois do Salão de 1972, mudou a sigla de GTO para GTB, e o Puma Work horse ganhou pequenas mudanças, como o bocal do tanque para a lateral traseira e nova grade frontal. Esse carro foi mandado para uma Exposição em Bruxelas em 1973, junto com um Puma GTE. O trabalho de aperfeiçoamentos não parou e os preparativos para a produção em escala, encontrava problemas no abastecimento de suprimentos. Oficialmente o GTB entrou em linha de produção em abril de 1974, mas só em meados do segundo semestre o primeiro carro ganhou as ruas.
A reportagem da Revista Autoesporte de maio de 1974, traz o Teste do Puma GTB que esteve em Bruxelas. Os detalhes desse carro não podem servir de referência, por se tratar de um modelo para testes e estudos (work horse). Nem pré-série seria, pelo fato que esse carro ainda sofreria algumas alterações de peças e acabamentos, como os limpadores cruzados que deixaram de existir para dar lugar aos limpadores convencionais no produto final. Além disso, o motor 4100 cc desse carro foi substituído pelo 250 S no GTB de série.

8 comentários:

Unknown disse...

Ótima postagem!

Não fazem nem 2 semanas que comecei a "pesquisar" sobre este "MITO" brasileiro e estou cada vez mais fascinado com sua história e apaixonado por esta marca que com certeza fez história e ainda há de ser muito lembrada...

Estou aprendendo muito com os amigos do Blog, me sinto digamos assim: "Em casa".

Semana passada em uma das minhas visitas a Ferro Velhos resolvi perguntar se havia notícia de algum Puma GTB na região (São Leopoldo/RS) e fiquei sabendo que há uma "lata" em um Ferro velho.

Irei assim que possível "investigar" tal "lenda", pois hj novamente um conhecido meu me falou sobre esta Puma GTB...

Coincidência? Destino? Não sei, acho que ela está me chamando (dizem que é o carro que escolhe o dono, será?)

Assim que for procurá-la, postarei novamente com notícias...

Abraços

Felipe Nicoliello disse...

Felipe,
Estamos aguardando. O bom de Puma, que sempre há uma história ou uma lenda. Depende somente de nós investigarmos.

Anônimo disse...

Preciso de duas dicas:
1 - Tenho um GTB - S1 77 e as sinaleiras traseiras são da Brasília.É adaptação ou são originais?
2 - Os parachoques, dianteiro e traseiros abrangem toda a largura do carro e não somente as extremidades como tenho visto em algumas fotografias. Foi modificado ?
Agradeço pela ajuda.

Felipe Nicoliello disse...

Caro amigo,
Seu Puma foi modificado. Ele deveria ser como estes das fotos. Com seu GTB é 1977, pode ter tido dois tipos de traseiras, aquela com lanterna de Saab Sonet e a mais nova com lanterna de Alfa, mas nunca de Brasilia. Para vc saber qual é o tipo correto de lanterna, olhe na saia traseira, se tiver dois ressaltos quadrados um em cada ponta, bem na direção onde termina o feixe de molas da suspensão, é lanterna de Alfa com a placa abaixo do para-choque. Se for lisa é lanterna de Saab e a placa fica entre elas, acima dos para-choques.

Anônimo disse...

Preciso de mais uma informação. Os amortecedores traseiros do GTB - S1 - 1977, foram fabricados para o ano/modelo ou posso usar outros em substituição ? Agradeço pela resposta.

Felipe Nicoliello disse...

Caro amigo,
Que tal você colocar seu nome, não gosto de falar com alguém sem saber o nome.
Obrigado.

Weimaranner disse...

Comprei um GTB s1 77 gostaria de saber de amortecedores equivalentes.

Músculos de Detroit disse...

Caro Weimaranner Os amortecedores Dianteiros são do Opala e os traseiros do Dodge Dart. A empresa Suspar de Sp tem os traseiros. Porém alguns amigos adaptaram de outros carros, porem não posso afirmar a sua eficiência um deles é a Ford PAMPA e Chevrolet Ipanema. Porem aconselho ir em uma boa loja de suspensão para avaliar qualquer adaptação.
Att Leandro Guilherme GTB78