O sistema de Guia da porta utilizado no Puma, não era nenhuma novidade. Os Fuscas da década de 50 tinham esse sistema, mas o Guia Puma é originário do... novidade, só poderia ser do Fissore. Desde o primeiro veículo fabricado, o Malzoni GT, utilizava a guia de metal presa na carroceria e a guia de borracha na porta. Servia para firmar a porta no lugar e não destrancar com a movimentação da carroceria. Isso se deve ao fato de que as fechaduras antigas não tinham o batente de borracha, como nos carros mais modernos. Essa fechadura também era do Fissore, assim como as maçanetas internas e externas e todo mecanismo de acionamento. A guia foi utilizada até início de 1974, nem todos os modelos 74 tem esse sistema. Curiosamente com a chegada da nova carroceria tubarão em 1973, as maçanetas externas foram mudadas para de botão, como também as fechaduras (de Brasília), maçanetas internas e acionamento, mas manteve a característica do modelo 72, somente para não chocar o consumidor com a retirada da peça, porque já não fazia sentido, haja visto que a fechadura nova tinha batente de borracha no pino de repouso.
As duas fotos abaixo são de um Puma 1973, que utiliza a fechadura do Brasília.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Guia da porta GT, GTE até 1974
Marcadores:
GT,
GT Malzoni,
GTE,
GTE Spider,
Guia de Porta,
Puma GT 4R,
Puma GT DKW
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Mestre Felipe,
A peça da 73 era VW. Na minha tinha até o número da peça. Se contrariar você em relação a Puma já é complicado, imagine em relação a Fusca... mas alguns VW - possivelmente Fuscas - usaram este sistema. Eu sei disso porque eu perdi uma das borrachas e só as encontrei no exterior, pois eram de Fusca...
Depois eu vou procurar mais informações.
Um abraço
Almendra
Sim Carlos,
Eu tenho em meu Fusca "véio" a peça igual a que fotografei tirada de um Puma. Muitas peças eram compartilhadas entre a Vemag e VW, como essa e o cinzeiro do Fissore, que era dos Fuscas até 61. Isso deve ser método do alemão pós guerra. Só que as peças VW sempre tiveram o carimbo. Como em 1973 já não tinha a Vemag há tempos, talvez a Puma estive usando da VW, ou colocaram no seu carro, uma peça de VW. Foi bom esclarecer, pq as pessoas podem procurar a peça de VW jurássico e é capaz de custar mais caro. Agora se veio de VW ou Fissore, tanto faz, o importante que tenha a peça e mantenha a originalidade.
Mais uma aula sobre Puma.
Belo tópico.
abs
Excelente material, como de habito..
abs
Boa tarde FELIPE, sou o Amarildo vc poderia me dizer onde eu encontro essa borracha que vai fixa na porta da puma, a minha é uma tubarão 1973 e esta faltando as duas borrachas, tenho só a peça de metal é é original vw, tem até o numero, desde ja agradeço..
Postar um comentário