Entre o modelo Puma GT DKW e o Puma GTE (VW), a carroceria e a mecânica são bem diferentes, mas o processo de fabricação sempre o mesmo. Laminação em resina de poliéster, reforçada com fibra de vidro e secagem ao sol pelo menos seis meses, para cura completa da resina. Assim ficavam expostas as carrocerias no fundo da fábrica da Avenida presidente Wilson, onde passava a linha de trem. Uma atração a parte para quem passava ao fundo, sempre com olhares curiosos, sem muito entender o por quê estas carrocerias descansavam no tempo.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Confronto de Gerações - Carrocerias
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12 comentários:
Tínhamos um aparelho especial p/medir a dureza superficial destas carrocerias:
- "...certa vez uma corroceria bem mais envelhecida foi medida, resultando em dureza récorde!"
(Ronaldo)
Ronaldo,
Como era esse aparelho, vc tem foto? Dá para explicar?
Felipe,
É o chamado 'medidor de dureza Barcol':
www.radarindustrial.com.br/produto/100985/medidores-de-dureza-tipo-barcol.aspx
Abçs,
Ronaldo
Isto tudo ainda passa por uma lenda e tanto:
- "...procurando equipamentos para melhor processar a 'fibra de vidro' o 'Miltão' encontrou um fabricante norteamericano e um representante por aqui (Porto Alegre-RS); ñ satisfeito com os preços ameaçou comprar nos EUA, mas teve q se render aos fatos e ao 'Mário Pettini'(*)!"
(*) q veio a falecer recentemente:
http://lendasdosurf.blogspot.com/2009/04/lendas-do-sul-mario-pettini.html
Esta máquina -um respeitável avanço nos primórdios desta indústria!- ainda ñ era robotizada, resultando -muitas vezes!- em partes da carroceria com excesso ou falta de material.
O que era compensado pela habilidade do operador da pistola que lançava a resina... juntamente com o catalizador... e, então, iniciava-se o processo de solidificação da 'resina poliester' ...ñ esquecendo tb q, junto, esta pistola se encarregava de picar e tb lançar a fibra de vidro no molde da carroceria.
Um atraso -ou falta-do operador deste equipamento significava grande perda... pois a 'equipe de ajudantes' que compactavam o material(*) e tb estavam envolvidos na preparação dos moldes e, posteriormente, na sua abertura p/sacar a peça pronta... resultava improdutiva.
(*)de cerca de 4 homens, dada à velocidade estonteante da produção realizada p/ 'pistola e seu equipamento', interconectados por mangueiras... desnecessário dizer que o pistoleiro era o experiente lider!
(Ronaldo)
Um problema a mais... era qdo um pequeno atraso no início da laminação levava `a desmoldagem prematura do 'gel coat':
http://www.barracudatec.com.br/dicas_gel.htm
Aqui lembrando q a 'indústria náutica segue evoluindo' ...nestes processos e tb é conhecida por projetar e sistematizar 'o processo de laminação' nos mínimos detalhes:
- "...pois usa tb diferentes 'tecidos de fibra de vidro' q são desenhados em seu formato típico para cada ponto do casco... -principalmente assim- ...pré-cortados e organizados em 'sequência lógica de aplicação' no molde do casco."
Todas estas dificuldades levaram a famosa LOTUS a descontinuar sua técnica de 'carroceria estrutural em fibra':
- "...na Lotus Elan 3 grandes laminados prontos, acabados e colados formavam 'o sanduiche' que resultava na forte carroceria!"
www.lotuselan.net/publish/article_365.shtml
Obs.: fácil é imaginar que num processo manual... 'algo pode dar errado' ...e alguém vir a se acidentar no trânsito.
(Ronaldo)
Ronaldo,
é muito bom ler as suas explanações. Quando a gente compra e anda em um Puma geralmente se esquece que tudo isto estava por trás de um complexo processo artesanal. O que só dá mais valor à fera.
Ronaldo,
Só tenho que agradecer, você engrandece este blog.
Aos poucos nós vamos conseguindo dar os devidos valores a todos que transformaram a Puma na maior conquista automobilística genuinamente nacional, e você estava nessa. A Puma ainda hoje é lembrada no mundo inteiro e isso me enche de orgulho.
Então... só mais uma:
- "...o Miltão -orgulhoso disto!- ñ abria mão da pesada/encorpada 'manta de fibra de vidro trançada' na região de fixação da carroceria à plataforma VW."
Mto bom esse blog e todas as informacoes valiosas sobre a fabricacao quase que artesanal do Puma.Eu tb trabalho com fibra de vidro es sei como eh dificil conseguir um bom resultado final. Aliás , aproveitando, alguem conhece alguma maquina capaz de picar tela de fibra resinada?
Grande abraco
Uli
Amigos,
Ñ sei se entendí corretamente, mas acho q é isto:
- "Uma máquina q possa picar rebarbas, sobras, etc" (peças com mais espessura serão mais difíceis de processar)
O Milton fazia a "massa plástica com fibra de vidro" picando estas sobras da produção da 'laminação de peças em fibra'.
-Pelo Google se acham firmas fabricantes de 'máquinas de picar plástico'; o problema será 'testar o material a ser picado' junto ao fabricante para aprovar a oferta deste maquinário com segurança quanto ao processo e tb qto à durabilidade da máquina.
-Recicladores de plásticos em geral tb usam estas máquinas e podem dar sugestões úteis.
Abçs,
Ronaldo
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