Reportagem Claude Fondeville
"Havia um assunto que eu não conseguia esclarecer, era a permissão de crianças no banco da frente, no nosso caso o Puma. Tenho um neto de 8 anos e você claro que imagina a curtição para os dois de dar uma volta no felino. No inicio do ano fui abordado por um policial dizendo-me que eu estava errado em colocar a criança na frente e que estava sujeito a apreensão do carro e da carteira. Após este episódio resolvi investigar, parava na rua e perguntava para os agentes e nunca recebi uma resposta clara e explicativa.As respostas eram 8 anos, 10 anos, tem que ver, etc... Como se aplica a lei para um Saveiro, Pampa ou Mitsubishi L200, ela difere ?Consegui pela Internet a solução da questão que é a “RESOLUÇÃO N.º 277 DE 28 DE MAIO DE 2008” vista aqui. Leia-se na página 2, art. 2º parágrafo único:
Parágrafo único. Excepcionalmente, nos veículos dotados exclusivamente de banco dianteiro, o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser realizado neste banco, utilizando-se o dispositivo de retenção adequado ao peso e altura da criança.
Na figura 4 vemos o desenho de uma criança usando um cinto de segurança acompanhado do texto: 4- As crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior a dez anos deverão utilizar o cinto de segurança do veículo ( figura 4). Inútil dizer que imprimi toda esta resolução e coloquei junto dos documentos do carro acompanhado da certidão de nascimento do neto. Não sou advogado, mas acho que agora não me arborescerei mais e vou poder curtir o Puma com o netinho 'marentinho', esperando que a lei não tenha mudado desde a sua edição ! Abração, Claude Fondeville”.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
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20 comentários:
Claude, atente para o seguinte detalhe. No documento da sua Puma há um campo que informa o número de passageiros que o veículo comporta. Se por acaso no documento constar 5 passageiros, vc nao pode levar criança na frente. Exceto se já tiverem 3 crianças atrás, nesse caso é permitido transportar a criança de maior estatura no banco da frente. Faço essa observação pois qd fui vistoriar minha Puma, constava no documento 5 passageiros, em função disso fui obrigado a por cintos de segurança no "banco" de tras. Sacanagem né!
Felipe, já que vc. teve o "saco" de consultar o Código Brasileiro de Transito, existe algum item sobre o trafego de veiculos conversíveis com a capota arriada em rodovias? Já ouvi tanta abobrinha sobre o tema, até da necessidade de uso de capacete e óculos de proteção. É mole !
Marcos, entendo bem de legislação de trânsito, pois estudo para a PRF. Posso responder sua pergunta. Os veículos conversíveis para circular na via devem ter santo antonio, aquela estrutura semelhante a um arco que fica atras dos bancos, para que em caso de capotamento o veículo não esmague os passageiros. Fora isso, o cinto de segurança pode ser abdominal ou tipo suspensório. Atendendo a essas exigências específicas mais as comuns a qualquer outro veículo automotor vc pode circular tranquilamente com a capota aberta ou não.
Excelente matéria, parabéns ao Claude e ao Felipe! Quanto a questão dos conversíveis circularem com a capota abaixada e a necessidade do equipamento de segurança (santo antônio), acredito que a mesma exigência sirva para a circulação com capota fechada, já que estrutura não suporta um capotamento. Uma saída que me ocorre é famosa "placa preta" que possíbilita que veículos circulem da forma original (e exigências legais da época) com que sairam de fábrica. Isso dá uma boa discussão! Abraços! Paulo (Florianópolis/SC)
Errata. Na verdade o santo antonio não é obrigatório no Brasil.
Trovão realmente os meus dois Pumas, um GTE que tive e o atual, um GTS, sempre constaram no documento 5 passageiros. Parece que isto é uma decorrência na década de 60 e 70 do licenciamento dos Bugres que descendiam dos Volks sedan.
Vou passar este mês pela vistoria; existe algum meio de transformar a documentação para 2 passageiros pois assim estarei resolvendo algumas questões como voltar para a realidade, não ter que colocar inutilmente mais 3 horríveis cintos e poder sair acompanhado do meu neto marretinho.
Sabes de algo ?
Claude,
Essa coisa de 5 lugares tem maior incidência no Rio de Janeiro, porque os carros de São Paulo (ou que inicialmente foram lacrados aqui), consta 2 lugares.
Como o caso de alguns GTB S2 que constam como VW/Puma ao invés de estar grafado GM/Puma. Tenho um amigo que não consegue reverter este erro.
Tudo isso se deve ao nosso sistema de organização e boa capacitação dos nossos funcionários públicos.
No caso do GTB a falta de informação aos funcionários que o código do Puma com motor Chevrolet se encontrava na letra "G" de GM/Puma e não na letra "V" de VW/Puma. Claro que este funcionário não achando nada de GTB em VW/Puma, ele punha no primeiro código que era genérico, sem constar o modelo.
Como pode a relação dos códigos começar pela marca do motor?
No caso do 5 lugares, como era VW/Puma, óbvio que eles vão "entender" os mesmos dados do Fusca , imagine se vão se esforçar e pegar os dados do Karmann Ghia? Não acredito no fato da similaridade com buggys, porque o Puma existiu antes deles.
Claude, no momento não tenho essa informação, mas vou pesquisar.
Claude, vc pode solicitar uma alteração da lotação do veículo, para vai precisar de um CSV (Certificado de Segurança Veicular), porém, essa via seria como se vc estivesse fazendo uma modificação no veículo, e no documento vai aparecer "veículo modificado". Para pedir para mudar no sentido de "correção" ainda não consegui saber como é. Não encontrei nada na legislação, acredito que vc terá que entrar em contato diretamente com o delegado do DETRAN. Mas já adianto que seria uma "peleja". Assim que conseguir mais informações entro em contato.
Felipe,
a minha documentação, com 1o dono em SP, também consta 5 lugares além de ser GTE no documento, quando ele é na verdade GTI de outubro de 80(na plaqueta e no "certificado Puma" do Nelson Rossato consta GTI).
Depois de ter lido estes comentários sobre o caso dos 5 lugares ou 2 lugares eu perguntei hoje ao meu despachante como corrigir isto e ele disse que precisaria de um laudo do fabricante... Ora, bolas! Mas não há mais o fabricante.
Minha pergunta para você é: como que o pessoal com documentação com alguma informação errada tem feito para corrigir? O Puma Clube pode fazer este tipo de laudo?
Abraço.
Marcelo,
Não podemos emitir esse laudo. E mesmo que a Puma existe ainda, como disse o Trovão seria um pelejo.
Em função de não deixar margens para algum tipo de sacanagem, mudanças no Denatran são dificílimas.
Simplesmente temos que conviver com o problema, que no caso de 2 ou 5 lugares, só vai dar problema se pegar um policial "caxias", mas em contrapartida, nenhum policial pode multar por excesso de passageiros nesse caso.
O maior problema é no caso do GTB, que o Denatran não aceita para a PP um carro com motor GM que consta no documento VW. Eles mesmos fazem a merda e depois não aceitam e também não corrigem.
Galera, embarco meio atrasado na conversa, mas vendo o angú que já tá dando é caroço, como diz minha santa mãe goiana, isso é uma farofa. Já tive um SP2, zero km, com "5 passageiros", três karmann ghia com 5, um envemo super 90 com 5, e por aí vai, olhei alguns dos meus carros e vejam a baboseira que tá escrita:
80/81 - VW Puma GTI - 5p - 90 cv
74 - VW Puma GTE - 5p - 71cv
72 - VW Puma GTS - 5p - 72 cv
70 - VW Puma GT - 5p - 65 cv
68 - VW Puma - 5p - 65 cv
69 - VW Karmann Ghia - 5p - 52 cv
O rôlo é em todo Brasil. O puma 80e o KG vieram de sao paulo. A 68, 72 e 74 do rio de janeiro. A 70 do rio grande do sul. Logo se conclui, a raça num sabe nada de carro é em todo Brasil. Certa vez fui fazer vistoria no meu kg, que é placa preta com 99% de originalidade, até a pintura, a louca, que nunca tinha visto um carro desse, "exigiu" que eu colocasse pisca alerta, retrovisor do lado direito (originalmente o kg desse ano, não tinha era nenhum), encosto de banco, cinto de segurança (originalmente o kg desse ano nem tinha etc). Aí engrossei com ela e o rolo foi bater na porta do chefão. Disse a ele todos os artigos, incisos, resoluções e o escambau. Ele aprovou na hora, sem mais delongas.
É osso dar de cara com gente que não conhece a história do automóvel e mais, deveria pesquisar antes de exigir asneiras, como é o caso do GTB VW, que o felipe citou. Num é briquedo não.
Pessoal,
errata: no meu comentário aonde lia-se "certificado Puma" do Nelson Rossato favor passarem a ler certificado Puma" do RUBENS Rossato.
Perdão, Rubens, errar o nome é coisa séria... rs
Marcelo.
O meu Puma GT 1500, 1969 também é 5 passageiros e é gaúcho da gema também, assim como eu!(rsrs).
O Outro que tive, 1970, que está com o Mário no RJ também é 5 passageiros e também é do RS.O Meu KG também é 5 pessoas.Numca me atentei a isso, contudo se for para colocar cinto atrás precisaremos adaptar um banquinho ou algo capaz de garantir ergonomia aos possíveis passageiros.Mas aí também acho que é inventar demais.Na boa, estas discuções sobre assuntos digamos, "paradoxssais", é o que faz aumentar ainda mais a paixão pelo carrinho!!!Parabéns pelo tópico Felipe e parabéns ao Claude por levantar a "lebre"!!!
Marcelão, já ia te pedir se o Nelson era o irmão do Rubens???!!!(rsrsrs)
Pensando em PP, eu gostaria de saber qual era a resolução vigente em 1978 e o que recomendava, em termos de cintos de segurança, para os passageiros traseiros.
Alguém sabe?
Boa tarde, primeira vez q posto aqui no site, mas sempre consulto... e agora vi vcs falando de 2 ou 5 lugares... o meu GTS esta com 3... eh possivel isso? ptz... nem eu acreditei qdo peguei o doc p conferir... entao existe nos doc 2, 5 e 3 lugares? Obrigado pela atencao.
Isso é Brasil... Cadê Detran com seus cadastros.
Olá muito boa noite, temos uma Puma GTE ano 79, branca,(herança de meu querido Pai), estou precisando vender, mas não sei como avaliar, muitos opinam e dizem "ahhh isso vale tanto, outros dizem nunca vão pegar esse valor" , eu não entendo nada sobre avaliação, mas o carro precisa trocar os Pneus e por uma bateria nova, de resto está funcionando bem, ofereceram-me uma moto ano 98 Suzuki GSXR 1100w, (gosto de motos), mas penso que o Puma seja mais mais bem avaliado que a moto, não estou depreciando a moto, apenas penso que será mais difícil de vendê-la depois. Poderias me ajudar me falando a sua opinião sobre a Puma 79, posso enviar fotos, o carro está parado há dois anos na Garagem, mas um mecânico disse que faz ela ligar, pois já cuidava dela antes. Certa vez uma pessoa ficou interessada e ofereceu a meu pai um Ford KA zero, mas meu pai não aceitou, essa Puma foi um carro que sempre foi muito bem cuidado. Grata
Ola pessoal ... Felipe, Dr. JMM e demais amigos que postaram suas posiçoes a respeito da ocupaçao no documentos das Pumas ...
DR. JMM, quais foram os artigos, incisos e resoluçoes citados para o chefe que vc comentou sobre ocupaçao e originalidade da epoca que se aplica hj ?
e outra duvida ... tenho uma Puma GTE 79, tambem para 5 ocupantes ... logo somos em 3 aqui em casa, eu mulher e meu filho de 13 anos que nao cabe mais no banco de tras ... ja coloquei 3 bancos com os devidos cintos de segurança (ja instalado no tamanho exato no espaço dos bancos dianteiros um ao lado do outro ... sao os bancos traseiros individuais do carro SCENIC da Renault), anulei o freio de mao manual instalei um bloqueador direto no diferencial da puma ... tudo isso pra poder andar em 3 na Puma ....
minha pergunta é ... poderao me multar se no documento existe a possibilidade de ter 5 ocupantes?
seriam 3 ocupantes no banco da frente como na pampa, saveiro, camioneta ...
como fica essa questao?
grato pela atençao ... forte abraço a todos os Pumeiros.
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