A elegante maçaneta Puma que começou nos modelos GTE / GTS em 1973 foi uma grande sacada da engenharia Puma para ter um equipamento exclusivo, barato, funcional e esteticamente muito bonito.
Agora vamos desvendar o mistério deste sucesso no passo a passo, como fazer um maçaneta sem gastar muito, da mesma maneira que a Puma fazia.
Agora vamos desvendar o mistério deste sucesso no passo a passo, como fazer um maçaneta sem gastar muito, da mesma maneira que a Puma fazia.
A parte da fechadura, como já comentei anteriormente é a fechadura do capô traseiro do Fusca e Kombi.
Comprar um rebite com rosca (Revicle) M5 e um parafuso com o mesmo tipo de rosca de 5 mm.
Pega-se a maçaneta montada e leve até uma furadeira para retirar o rebite da trava de fechamento.
Furando com uma broca da mesma medida, consegue-se eliminar a aba do rebite, soltando-o para um dos lados.
Com a trava solta da articulação, o próximo passo é retirar o pino que segura a trava.
Pressionando o botão da fechadura até o fim, o pino fica a mostra, pressione um pouco o pino que o botão ficará travado.
Prenda a fechadura em uma morça (bench vice) e com uma punção, bata no pino até ele sair. CUIDADOS A SEREM SEGUIDOS: 1) A chave deve estar na fechadura, pois caso o corpo de segredo sair totalmente, não haverá perigo de perder os bujões do segredo. 2) Não perca o pino retirado porque irá ser utilizado novamente.
Se não quiser colocar a chave, simplesmente não retire todo o pino, como na figura abaixo e fique segurando pressionado o botão, que não sairá da fechadura.
Aqui já retirada a trava e o pino, mas com o botão pressionado. Coloque novamente o pino no lugar para segurar o corpo do segredo no local.
A trava deve ser cortada em uma morça (bench vice)...
...Na medida de 13 mm, conforme a foto abaixo. Apenas a parte menor será utilizada. Na foto abaixo vemos a peça da trava cortada e ao lado o rebite Revicle. Na mesma posição indicada, solde as partes.
O serviço de solda pode ser soldado por acetileno com arame de latão ou solda MIG. Não poderá deixar muito material de rebarba. Prenda em uma morça (bench vice) e solde um lado...
...Depois vire com auxílio de um alicate para soldar do outro lado.
Sempre é bom segurar com um alicate, para que não solte, pois com o calor da solda, as partes podem se soltar.
Depois de a peça soldada e resfriada (para não se queimar), prenda novamente na morça (bench vice) e lime a solda para deixá-la com um canto de 90°. Isso é necessário para não travar o movimento da peça na fechadura.
A peça pronta, soldada e limada.
Pegue a fechadura e faça o mesmo processo anterior, pressione o botão até o final, coloque a peça soldada e insira novamente o pino para travar. Depois rosquei o parafuso no rebite Revicle, isso dará regulagem de distância para o acionamento da abertura do sistema de porta do Puma.
Pressione o pino para ver se todo o sistema está funcionando perfeitamente e pronto, está feita a fechadura Puma.
A borracha de acabamento e vedação é a mesma que veio na fechadura VW do capô, apenas promova um novo furo na borracha conforme o indicado.
Como a fechadura irá trabalhar em posição diferente da instalada no Fusca, deve-se fazer uma chapa metálica, um pouco maior que a borracha de acabamento, com uma abertura ao centro e dois furos, conforme foto abaixo.
O maior problema é o acabamento cromado externo, que a Puma mandava fundir especialmente para ela. Quem não tiver terá que comprar na Skill Emblemas.
A posição de montagem da fechadura Puma é a chapa metálica traseira com a fechadura dentro da porta e por fora vão a borracha e a acabamento cromado externo. São presos por dois parafusos rosqueados nesse acabamento.
ATENÇÃO
13 comentários:
E a do 77? Usa o mesmo miolo?
so vc mesmo felipe...hehehehe parabéns. nota mil.
Muito bom o post.
A moldura, ficou claro, é da Puma.
E as maçanetas de patinha e de botão posteriores, tem como adaptar também?
Excelente matéria, uma verdadeira aula ilustrada! Parabéns! Paulo (Fpolis)
Fala sério, %&*#@*#!! hehehe
Ainda bem que meu puma usa a outra fechadura.
Parabéns pela foto novela Felipe, abraço!
Agradeço à todos.
Xurumbambos,
As maçanetas dos modelos posteriores a este, ou seja, 1976 2a. série, 1977 e alguns 1978, são as conhecidas como patinhas, conchinhas, etc. Essas maçanetas foram fabricadas especialmente para a Puma, não dá para fazer artesanalmente. Atualmente a www.skillemblemas.com.br fabrica o modelo bem perfeito, apenas o botão tem ligeira espessura maior, mas imperceptível, somente os chatos com réguas nos olhos como eu, que percebem.
Já o modelo de botão a partir de meados de 1978, também era fabricado especialmente para a Puma, sem chance de fabricá-lo sem molde injetado. A Skill também tem essa maçaneta.
Putz!Parabéns, nota 10000!!!!
Muito bem elaborada esta matéria.
O "miolo" ou cilindro das 77 para frente são do caminhão Mercedes 608.
O botão(com miolo interno e segredo) do caminhão MB 608D começou a ser utilizado na maçaneta Puma de "patinha" 76 a 78 e manteve-se na maçaneta de botão posterior 78 a 80.
Ele tinha o diâmetro mais fino que aqueles utilizados hoje em dia para fazer as réplicas.
Estas soluções bem feitas sempre são bem vindas para a continuação da originalidade de nossos felinos.
Aprecio estes trabalhos bem pensados. Parabéns.
Hufa,consegui a formula por sinal mui bem explicada, agora meu 74 vai, tinha uma plaquinha de acabamento externa só, mandei fundir duas que ficaram shoupeta, grato pela explanação.
Sandroni,
É muito bom saber que consegui ajudar, isso não tem preço...
Felipe, que dica heim.... até eu q não tenho habilidade nenhuma pra estas coisas consegui montar... show de bola... parabéns....
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