E o legal é que é bem fácil mapear a curva de um distribuidor com uma pistola de ponto com regulagem de avanço, em 2 pessoas.
Enquando uma mantem a RPM do motor estabilizada em faixas específicas, a outra aponta a pistola para a marca central da carcaça e gira o botão do avanço até que a marca da polia coincida com ela. Neste momento pode ler no visor da pistola o avanço total centrífugo ou parcial (se tiver e se desconectado o avanço à vácuo).
Fazendo isso em várias faixas de rotação consegue-se montar um gráfico desse.
É o que estou pretendendo fazer junto com o Uli em nossos Pumas e no Kg dele, a princípio só por curiosidade.
Uma curiosidade Felipe, ate que ano a puma usou o distribuidor centrifugo nas pumas ? As com chassis de brasilia usavam este tipo de distribuidor ou só as tubas usaram ?
Vamos novamente: as primeiras pumas usavam o distribuidor do 1200 sem avanço à vacuo OK, a pergunta é: ate que ano foi usado este distribuidor ou todas elas inclusive as com mecanica de brasilia usaram este distribuidor ??? Se entendi direito a resposta do Felipe todas as pumas ( kg e brasilia ) usaram este tipo de distribuidor, certo Felipe ? Inclusive estou com um guardado para instalar na 72...
Luby, Todos os Puma com motores VW a ar fabricados em São Paulo, de 1968 a 1984 tinham distribuidor centrífugo, utilizados nos VW 1200 e Kombi. Devido ao custo mais elevado e dificuldade de compra para substituição, hoje vemos muitos Puma com distribuidores a vácuo, mais comuns no mercado, porque na linha VW, desde 1967 o distribuidor era a vácuo, com exceção da Kombi.
Cacete. Falei besteira na lista então. Achei que os Pumas da cepa do meu, já com bastante coisa de Brasilia original na mecânica, também usavam originalmente a porcaria do distribuidor misto. Tem certeza, Felipe, que NÃO SE USOU DISTRIBUIDOR MISTO (vácuo + centrífugo) em Puma nenhum?
De qualquer jeito, de posse dessa planilha e com um pouco de habilidade dá para transformar qualquer distribuidor VW num "original" Puma. Pelo menos no funcionamento.
O do meu GTE era a vácuo, que foi retirado, e teve a curva alterada. Só que ainda não tive a curiosidade de "bater" o gráfico com a luz de ponto.
Mestre Ronaldo ! Ainda estou na Volks. Agora trabalho na área de "Conceitos Powertrain", que é uma etapa antes da "Experimental Motores", também na ala-17 (Pico da Neblina) em SBC. Mande notícias !!! Grande Abraço Marcos Pasini
12 comentários:
Tá aí uma info que vai ajudar muita gente a "achar" os cavalinhos a mais que os motores Puma tinham.
E o legal é que é bem fácil mapear a curva de um distribuidor com uma pistola de ponto com regulagem de avanço, em 2 pessoas.
Enquando uma mantem a RPM do motor estabilizada em faixas específicas, a outra aponta a pistola para a marca central da carcaça e gira o botão do avanço até que a marca da polia coincida com ela. Neste momento pode ler no visor da pistola o avanço total centrífugo ou parcial (se tiver e se desconectado o avanço à vácuo).
Fazendo isso em várias faixas de rotação consegue-se montar um gráfico desse.
É o que estou pretendendo fazer junto com o Uli em nossos Pumas e no Kg dele, a princípio só por curiosidade.
Uma curiosidade Felipe, ate que ano a puma usou o distribuidor centrifugo nas pumas ? As com chassis de brasilia usavam este tipo de distribuidor ou só as tubas usaram ?
Luby, acho que a sua dúvida é com relação ao avanço à vácuo e não com relação ao avanço centrífugo, certo?
Luby,
Só o centrifugo, pois não tinha a vácuo nos Puma (São Paulo, até 1984).
Vamos novamente: as primeiras pumas usavam o distribuidor do 1200 sem avanço à vacuo OK, a pergunta é: ate que ano foi usado este distribuidor ou todas elas inclusive as com mecanica de brasilia usaram este distribuidor ???
Se entendi direito a resposta do Felipe todas as pumas ( kg e brasilia ) usaram este tipo de distribuidor, certo Felipe ? Inclusive estou com um guardado para instalar na 72...
Luby,
Todos os Puma com motores VW a ar fabricados em São Paulo, de 1968 a 1984 tinham distribuidor centrífugo, utilizados nos VW 1200 e Kombi. Devido ao custo mais elevado e dificuldade de compra para substituição, hoje vemos muitos Puma com distribuidores a vácuo, mais comuns no mercado, porque na linha VW, desde 1967 o distribuidor era a vácuo, com exceção da Kombi.
Cacete. Falei besteira na lista então. Achei que os Pumas da cepa do meu, já com bastante coisa de Brasilia original na mecânica, também usavam originalmente a porcaria do distribuidor misto. Tem certeza, Felipe, que NÃO SE USOU DISTRIBUIDOR MISTO (vácuo + centrífugo) em Puma nenhum?
De qualquer jeito, de posse dessa planilha e com um pouco de habilidade dá para transformar qualquer distribuidor VW num "original" Puma. Pelo menos no funcionamento.
O do meu GTE era a vácuo, que foi retirado, e teve a curva alterada. Só que ainda não tive a curiosidade de "bater" o gráfico com a luz de ponto.
Irineu, olha a resposta do Pasini:
Realmente, todos os GTE/I/GTS/C não tinham distribuidor à vácuo. O P018 eu não sei...
Abçs.
Marcos V. Pasini
PUMA Indústria de Veículos S/A
Engenharia do Produto
(gostei disso...hehehe)
O Pasini foi tb Eng° da VW:
- "...lá na Engenharia de Motores, no famoso 'Pico da Neblina em SBC-SP'!"
(Ronaldo)
Ronaldo,
O Marcos Pasini ainda é engenheiro da VW, apesar de escrever livros e site, não está aposentado.
Mestre Ronaldo !
Ainda estou na Volks.
Agora trabalho na área de "Conceitos Powertrain", que é uma etapa antes da "Experimental Motores", também na ala-17 (Pico da Neblina) em SBC.
Mande notícias !!!
Grande Abraço
Marcos Pasini
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