A exposição de Águas de
Lindóia 2010 apresenta raros automóveis, como o britânico
Riley, pouco conhecido no Brasil e invejável conservação. Forte candidato a
prêmio máximo.



Outro exemplar raro de um jovem
colecionador é o
Tatraplan T87 de 1947. Um veículo da
Checoslováquia, já na época com coeficiente de arrasto
aerodinâmico de 0,36, motor V8 refrigerado a ar com 2.958
cc e 75
cv. Existiu uma briga com
Ferdinand Porsche por ele ter copiado a base do motor do
Tatra.






Mais belo exemplar e raro no mundo: o
Cord 812
Supercharged 1936. Fabricado pela americana
Auburn Automobile Company, o modelo
Cord era inovador. Desenhado com conceitos
revolucionários na
aerodinâmica, marcou a indústria
automobilística mundial. Seus faróis escamoteáveis eram inconfundíveis, assim como a grade dianteira, sem os adornos e cromados presentes na época, que avançam para as laterais. Foi fabricado até 1938, quando da venda da companhia para a
Aviation Corporation. Depois surgiram mais duas tentativas de relançamento sem sucesso.


O motor um
Auburn com 4.934
cc e 125
cv.





Quem levou o
Riley, o
Cord e um
Bentley (as fotos amanhã) para Águas de
Lindóia foi o meu amigo Paulo "Loco" Figueiredo, curador do futuro museu em São Paulo.

Karl Ludvigsen, agora, já recebeu em casa, estas maravilhas!
ResponderExcluir(Ronaldo)
Futuro Museu em São Paulo? explica isso melhor Felipe!
ResponderExcluirRonaldo,
ResponderExcluirO Tatraplan foi testado pelo Karl em algum tempo atrás e ele menciona que a visão traseira pelas aletas, não se enxerga muita coisa.
Com certeza, Felipe, carro mto fechado atrás:
ResponderExcluir- ...e, segundo o Lettry!(*), o Karl tinha um Tatra em NY-USA, ñ lembro o modelo, ...de 'qualquer forma' uma nave e tanto.
(*)q... tb disse q este era mto barulhento de motor.
(Ronaldo)
Guilherme,
ResponderExcluirEstá para nascer e em um local muito legal, por enquanto não posso adiantar nada.