terça-feira, 27 de abril de 2010

Reportagens - Veja 1970

A revista Veja de abril de 1970 enviada pelo meu amigo Ariel Vido fala do primeiro Salão de Automóvel frequentado pela Puma. Foi no Salão de New York com bastante sucesso e muitas encomendas. Mais uma vez a VW era peça chave nas negociações, afinal a Puma dependia do fornecimento da mecânica completa pela VW para atender uma produção maior. A montadora alemã garantiu que forneceria, mas o contrato de cem carros mensais para o E.U.A. nunca foi cumprido, porque senão teríamos muitos mais Puma nos States, seriam 1200 unidades por ano e na verdade só entraram quase 1800 unidades durante toda vida Puma.
Olhem que o Puma estava competindo em meio a grandes feras da exposição. Reparem que a lanterna de sinalização lateral dianteira deste carro que foi para o Salão, ainda era a pequena e redonda lanterna do FNM 2000, que foi reprovada pelo departamento de trânsito e posteriormente substituída pela retangular.

16 comentários:

Ariel disse...

Opa! Primeira contribuição para uma postagem!

Let's Rock!

Anônimo disse...

Esse tal de Felipe Nicoliello acha que entende tudo sobre Pumas, só porque lê antigas reportagens e escuta boatos...

Fernando Portilho disse...

Olá Felipe,
Mesmo no meio de "grandes feras" o nosso querido Puma, não deixou de chamar a atenção e despertar o desejo de quem, na época, já conhecia de carros.
Sempre foi um carro apaixonante, e cada vez mais.....
Abraço Felipe.
PS. Este comentário do anônimo acima é uma brincadeira de nossos amigos, ou é um cara que não saca m...nenhuma de Pumas????

Jotage 21 disse...

Felipe, falando em Puma em terras norte-americanas, dê uma olhada nisto:

http://blog.hemmings.com/index.php/2010/04/26/hemmings-find-of-the-day-1969-puma/

abraços

PS: ainda estou te devendo o scanner do livro de que te falei, não esqueci

Mauricio Morais disse...

Esse post é um verdadeiro achado. Não é pra menos que o Puma fazia sucesso por onde passava. O carrinho bonito, sô.

Luby disse...

Caramba este puma/baja ficou um espetaculo ( ainda bem que não é uma 69 ) tai um projeto interessante para um off-road, já quardei as fotos para um projeto futuro...

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado Ariel.
Depois vem mais material que você me mandou.

Fernando,
Era assim mesmo, quem viveu sabe!

Jotage,
Esse Puma já publiquei, e hoje farei uma matéria sobre ele que está a venda no Museu Dezer. Estou aguardando.

Maurício,
Se é, muito raro por ser uma revista semanal e poucos guardam ou colecionam.

Rex Anônimo,
Esse tal não, fale assim com a sua progenitora, se tiver. Porque além de covarde você não deve ter nascido de alguém foi .....
Além do mais, "tô" nem aí para o que você pensa, eu não sei absolutamente nada, apenas transmito. O que eu sei realmente é diferenciar idiotas que falam bobagem como você, com gente séria que prova aquilo que está falando. A Puma não sobreviveu por causa de pessoas do seu tipo, idiotas, derrotistas, destruidoras, com uma grande incapacidade de construir alguma coisa, procurando apenas o prazer de destruir, que é mais fácil.

Dr. JMM disse...

kkkkkk, calma lord, olha o coração...
não dê corda... é o que ele quer.

Felipe Nicoliello disse...

Zé,
Estou traquilo, apesar do sangue italiano aqui ferver, não é isso que vai me tirar do sério. Do mesmo jeito que esse idiota me cutuca, eu tb cutuco ele, infelizmente esse tipo de gente tem sangue de barata.

Não gostaria de dar continuidade a essas provocações, porque acho muito feio briga em público, mas não posso deixar rolar e deitar. Não quero moderar os comentários porque acho uma repressão, então eu aguento isso.

Anônimo disse...

Bom, eu como o anônimo de antes vou responder ao comentário altamente ofensivo e infantil do nosso "amigo" Felipe Nicoliello com a maior educação e também relembrando-o de uma história, a qual eu acho que ele não se lembra..
Lembro da história de uma pessoa que estava reformando um Puma Tubarão 1975 e estava a procura das hastes originais de limpador de parabrisa para seu Puma, aquelas que são juntinhas e viradas para o motorista. Esta pessoa acabou sendo contatada pelo Felipe Nicoliello que disse possuir um par de hastes originais para o Puma 1975 e que queria R$ 300,00 nelas. A pessoa achou cara o par de hastes e perguntou se ele não podia fazer um desconto para o amigo. o Felipe respondeu então que não, pois as peças eram novas e de época, e que eram raríssimas por serem de Puma, e ainda mencionou que eram as hastes + as palhetas originais, o que ele não havia mencionado. A pessoa ficou meio desapontada, mas mostrou interesse nas peças e pediu para o Felipe se ele poderia mandar fotos das hastes com as palhetas, mas o mesmo disse que não pois já havia vendido as peças.. esperem aí, se eu ofereço determinado produto para certa pessoa, eu dou prioridade de venda a aquela pessoa! Não a outros como o Sr. Felipe fez.
A história ficou por isso, e mais tarde essa pessoa descobriu que as hastes de limpador do Puma 75 eram oriundas do Opala antigo e que elas não eram "tão" raras e "tão" valiosas assim.
Resumo da história: esta pessoa comprou um par de hastes novas de época do Opala por R$ 120,00 e entortou ela mesmo as pontas, adaptando ela mesmo como a Puma fazia na época.

No mais, desejo um grande abraço a todos os Pumeiros que pensam no Puma como fonte de prazer, alegria e história, e não como fonte de tirar proveito e dinheiro dos outros.

Felipe Nicoliello disse...

Outro Anônimo!
Caro senhor,
Esse acontecido deve ter sido por volta de 2006.
Primeiro que eu não ofereci a ninguém, me perguntaram e eu falei que tinha e cederia por aquele preço.
Eu não sou comerciante de peças de antigos, apenas fabrico algumas peças que não se encontram para comprar, porque tive que fabricá-las para mim. Então faço a gentileza de fornecer aos amigos e apaixonados por Puma, em pró da melhor qualidade da marca nas exposições.
Limpadores eu nunca dobrei nenhum e aquele par que eu tinha, ORIGINAIS, não dobrados, vendi a outra pessoa que se interessou imediatamente e não ficou regateando no preço, querendo levar vantagem. E quer saber, hoje me arrependo de ter vendido, porque não se acha mais e dobrar não fica a mesma coisa e NUNCA A PUMA DOBROU OS BRAÇOS DE LIMPADORES DO OPALA, a Dyna fabricava para a Puma. Deixa de ser idiota, você acha que uma fabrica que fazia mais de 100 carros por mês em 1975 só de Puma VW, ia ficar dobrando ponta de braço de limpador?
Tenho um amigo, igualzinho a mim, que também fazia algumas peças para ajudar os amigos, desistiu depois de tanta chateação e ser chamado de ladrão e outras coisas mais. O que vocês querem é moleza, tudo da melhor qualidade, entregues na mão sem nenhum sacrifício. Isso eu e o meu amigo também gostaríamos, mas vai a luta, vai correr atrás de peças, vai procurar, vai se matar e perder tempo, isso ninguém quer!
Posso ser infantil, mas ponho minha cara para bater, não sou covarde em escondendo atrás de um anonimato.
E eu perdendo tempo com essas coisas.

Fernando Portilho disse...

Bom dia Felipe.
Nem Cristo quando esteve por aqui, agradou a todos.
Quem tiver alguma diferença, com quem quer que seja, resolva pessoalmente.
A importancia do Blog e de seu trabalho, é muito grande para perder tempo com uma pessoa mal resolvida e ainda "ANÔNIMA"???
Não perca tempo com banalidades.
Nos todos admiramos seu trabalho, o Blog é um sucesso, você tem o nosso respeito, e isto basta!
Abraço, Fernando Portilho

Luby disse...

Calma meu Lord..

Leo Gaúcho disse...

Karakas, tudo isso por causa do preço do limpador???Sinceramente anonimo, agora tu "viajou na maionese", pois se o cara quer pedir 1.000,00 nas hastes ele pede!!!Tenho um jogo de rodas "Bolo de noiva" que vendo pela bagatela de 5 mil reais.Queres?Claro que não, não tem grana pra isso, mas vc vai encontrar o mesmo jogo aí no mercado por 400,00 pilas, e daí né?Por acaso é vc quem regula os preços de mercados de peças automotivas???!!!Fala sério, é cada uma... nem Mântega controla o preço e chega o cara querendo botar banca e mandar e desmandar nas coisas dos outros...

Felipe Nicoliello disse...

Leo,
É o mesmo cara, porque em um comentário, já na era "moderados" ele fala ser a mesma pessoa, que depois refletindo melhor eu lembrei do cara, mas não lembro o nome. Ele me amolou com muitos e-mails sobre o assunto, sempre achando o preço alto. Aí ensinei ele a fazer em casa o limpador, até dei as medidas das hastes e curvatura, mas ele não queria ter trabalho, queria o pronto, por um preço mais barato que limpadores de Opala, um grande "gerson", o leva vantagem em tudo. E como um bom "gerson" não aceita não poder levar vantagem, por isso a irritação.
Nesse comentário que moderei ele fala que se a pessoa se mostra interessada tem a preferência, concordo, desde que se mostre interessada em pagar o valor correto. Ele achou que ia me vencer pelo cansaço, só que não contava que um amigo iria precisar e pagou o que eu queria.
É o como as peças que fabrico, vivem me consultando, mas nem todos compram, um dia um cara me responde e fala: "-Quanto vc faz para mim se eu depositar o dinheiro direto na sua conta?" Nem respondi, ou ele acha que vou entregar para pagar depois? Bom Léo, vc como amigo chegado sabe os certos e-mails que recebo, com diversas barbaridades, de gente que não tem o que fazer, ocupando tempo e espaço daqueles que querem aprender ou precisam de ajuda.

Leo Gaúcho disse...

Vero Felipe, mas é assim mesmo.Nós que sentimos prazer em montar o carro nos minimos detalhes com certeza juntariamos o dinheiro para garantir a peça correta no carro.É o que faço, por várias vezes já achei peças caríssimas e nem por isso deixei de desmerecer o vendedor ou simplesmente botar preço na peça.Peço se existe a possibilidade de segurá-la e eu junto a grana, ou adianto um...mas esta atitude é tomada por quem gosta; o sabor é diferente que para quem negocia e trata a peça simplesmente como "mais uma".
Não vamos esquentar a cabeça com este tipo de coisa!Bola pra frente!!!