sexta-feira, 28 de maio de 2010

Puma 4.T - História

Tudo começou com a cabine de caminhão Puma montada sobre o chassi do Chevrolet C-60, em 1971. Projeto feito para atender a Ultragaz, que necessitáva mais espaço de carga em seus caminhões. Nessa onda a Coca-Cola imortalizou esse modelo, desfilando pelas ruas das grandes cidades, imponentes caminhões vermelhos e carroceria especial para carregar vasilhames. Depois essa cabine (porque em caminhões carroceria é a parte que carrega a carga) foi licenciada para um empresa do interior de São Paulo, que continuou fabricando as cabines em dois modelos: Luxo e Standard, com desenhos diferentes.
A Puma já estava trabalhando no caminhão leve, todo projetado dentro da Puma, o primeiro veículo genuinamente brasileiro, projetado e montado por uma empresa de capital exclusivamente brasileiro. Autor do projeto: Eng° Ronaldo de Almeida Brochado.
Os desenhos começavam a ganhar as formas nas mãos de Paulo Sérgio Fonseca Alves, que nos relata:
'Foi um chassis super bem pensado do Ronaldo de Almeida Brochado com longarinas retas eliminando o alto investimento com estamparias. A mecânica era bem calculada em termos de engenharia e todo mundo ficou sabendo de uma história. Chegou notícia que os feixes de mola, arquearam para dentro ou para cima. Qual o motivo? O peão colocou mais de 10 toneladas de carga e foi embora. Quando soube que a capacidade era de 4 toneladas ele disse: " - Pela cara de mal dele eu sabia que ia aguentar".

O vermelho é um dos primeiros desenhos. O preto e branco era alternativa da frente que acabou sendo escolhida. Desenho de superfície da cabine. Cabine dupla. Reportagem importante da revista Dirigente Industrial. Importante dizer que o Ronaldo me instruiu para que fizesse a abertura das portas de forma que, no futuro, se fosse preciso fazer um ferramental mais caro, a porta da direita servisse também na esquerda. Aí trocaria o quebra-vento de lado ou poderia sair sem quebra vento como os automóveis de agora. Um abraço PauloSérgio'
Em novembro de 1978, no Salão do Automóvel, o Puma 4.T estréia com grande sucesso e muita curiosidade, sobre o caminhão totalmente brasileiro.
Nessa reportagem da revista Dirigente Industrial, conta um pouco da história desse modelo e ressalta a importância do lançamento.
Para aqueles que conhecem caminhões, como meu amigo "Robertinho das Pumas" de Jaboticabal - SP, sabem o quanto era moderno o Puma 4.T em 1978. Seu interior, perto da concorrência, dava show! Quebra-vento com abertura invertida, para ajudar a circulação de ar dentro da cabine, que na concorrência era aquele tradicional em um modelo e no outro era janela de correr.
Tem mais história sobre o primeiro caminhão Puma aqui.

15 comentários:

Anônimo disse...

Como colocar -dentro da cabine!- esta grande 'peça inteiriça de acabamento em fibra'?

Será q vale chaveirinho?

Primos ñ competem!

(Ronaldo)

Stael Alves disse...

Ronaldo essas são do "querido diário"?
Qual seria a peça inteiriça de acabamento?
Vale chaveiro?
Eu posso competir?

Anônimo disse...

Completo o meu comentário acima:

- "...como essa peça de acabamento interno é mto grande, fica a dúvida geral de como poderia ser colocada dentro da cabine já laminada!"

Acho q poderia valer um chaveirinho, mas ex-funcionários, os 'primos Alves incluidos', ñ deriam competir.

(Amigo Stael, vou ter de consultar o meu diário na Puma sim: ...meus quase 70 anos já estão pesando, ainda bem q tenho o PS e o Pasini por perto. Thanks God!)

Anônimo disse...

Vou sujar a brincadeira. A cabine lá atraz, estava sem o "chão", este que está aí na frente, é o assoalho,não tinha molde da cabine inteira, era um protótipo só. Tudo bem feito para não ficar pesado. Quando colocada no lugar, não ficava "fresta" nenhuma e era laminado um no outro.
PauloSérgio

Anônimo disse...

Publiquei meu comentário acima em lugar errado. Pensei que estavam falando de outra foto. Desculpem. Vou dormir. PauloSérgio

Anônimo disse...

Mestre Ronaldo, Diga algo da roda em liga para caminhão em 78. O fornecedor ficava com você bastante tempo naquela época.
PauloSérgio

Stael Alves disse...

PS, estragou mesmo a brincadeira! Se valesse chaveirinho o Felipe já tem meu endereço. Tava pronto com a resposta certa!

Ronaldo, que história é essa de roda de liga para caminhão? Nos fale um pouco a respeito.

Anônimo disse...

Qual era o fornecedor, amigo PS?

Acho q ñ era mto carismático...

Tb tivemos avenças iniciadas c/a 'Italmagnésio'...

(Ronaldo)

paoluccio disse...

Não faz muito tempo que vi um caminhão puma cabine dupla da sabesp ainda trabalhando e bem conservado.

Anônimo disse...

Prototipo da roda em liga para caminhão da Scorro, se não me falha a memória.
PauloSérgio

Anônimo disse...

Acho q/o 'PS' tem razão:

- "...mas era ainda uma roda protótipo, muito nervurada por algum temor qto à sua resistência mecânica, o design precisava melhorar!"

Confere, PS?

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Comento a imagem desta matéria da revista 'D.I.':

- "Trata-se das primeiras imagens realizadas em estúdio, ...com fundo infinito, realizado com uma cortina de papel com o canto bem arredondado junto ao piso!"

E era o 'Primeiro Protótipo do 4T', já com cara de veículo de pré-série.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Esta última imagem é emblemática:

- "...representa o primeiro 'cockpit by design' da PUMA!"

Com o correto posicionamento do volante de direção, no layout, fizemos o suporte de fixação 'da caixa de direção' ao chassi, daí era só terminar de definir a cabine.

(Ronaldo)

jeronimo macedo disse...

olá amigo, um caminhão vw/puma 4.t DIESEL e mais provavel que o motor seja Perkins, Mwm ou Detroid? o cambio seria Clark certo?

jeronimo macedo disse...

um caminhão vw/puma 4.t 1991 DIESEL e mais provável que o motor seja Perkins, Mwm ou Detroid? o cambio seria Clark certo?