A Resposta correta:
Piloto: Emerson Fittipaldi
Navegador : Roberto Alves Lima
Veículo: Gordini #2
Ano: 1965
O I Torneio de Rallye AUTOESPORTE, realizado dia 17 de outubro de 1965 contou 58 inscritos e 51 participantes, com 235,290 km, sendo a partida em frente ao Museu de Arte Moderna e a chegada na esquina da Marechal Câmara com Franklin Roosevelt. Os concorrentes seguiram pela Rio-São Paulo até a entrada para Tairetá, passando por Miguel Pereira, Sacra Família, Arcádia, etc., voltando ao Rio novamente pela Rodovia Pres. Dutra.
A dupla vencedora teve 37 pontos perdidos, dois a menos que o segundo colocado, o Fusca #139. Foi a prova de estréia em competições de um Brasinca 4200 GT #135, com Lavacchini e Ramunno, conseguindo a 7a. colocação, com 166 pontos perdidos. Houve a participação de muitos modelos, como JK, Simca, DKW, Willys Interlagos, Aero-Willys, entre outros.
Quem acertou a resposta depois de muita luta e acirrada concorrência foi o Stael Alves, que ganhou o chaveiro Puma da Automodelli.
Obrigados a todos pela participação. Semana que vem tem mais.
17 comentários:
Valeu Felipe! Aprendi muito sobre o automobilismo com esse quebracabeça! E realmente foi uma luta.
E eu disse que aplaudiria quem acertasse ... clap, clap, clap.
Interessante esse Gordini II.
Ele tem a calha de chuva diferente do Gordini III, na parte final dela, próximo à base do para-brisa.
Eu tenho um manual do Gordini III onde é claro que ela não se alarga neste local, daí ter dito que não era Gordini. Mas meu manual é do Gordini III.
Parabéns Stael!
Parabens ao Stael por ter acertado (essa foi bem dificil) e tambem ao Felipe por ter "mexido" com a comunidade dos pumeiros. Nunca vi tantos comentários em tão pouco tempo.
Abçs.,
Este "pega" foi genial.
Valeu Felipe, colocou todo mundo pesquisando e aprendendo.
Quem ousa dizer, que Puma não é cultura???
Parabéns Stael, mereceu a "bandeirada".
Vamos aguardar o próximo.
Abraço a todos, Fernando Portilho
Valeu! Sandro e Max!
Sandro essa calha realmente tava estranha. No gordini II a calha também não alarga, acredito eu que existe ali uma ilusão de ótica. A coluna "c" do lado do passageiro. que se pode ver na foto, reforçou a "crença" no gordini.
Abraços!
Foi boa Felipe: nestas aí, lendo através Google - que é o segundo melhor amigo do homem - aprendi sobre um monte de gente que andou em Gordinis pelo Brasil afora.
Stael, parabéns, merecido mesmo.
Valeu pessoal! Um abraço de fibra a todos!
Ahá! Pelo menos o lance da calha eu acertei com esse comentário do Felipe, hahaha.
Agora que o quebra-cabeças se encerrou, vocês não imaginam o que pesquisei na internet, procurando por fotos antigas do Emerson, palavras chave, inclusive rallye, rally, ralli, rallyes, rallys (já que tinha um navegador, oras bolas) e por aí vai.
Tem um site bem legal sobre automobilismo antigo no Brasil que encontrei por acaso e recomendo:
www.obvio.ind.br
Selecionem o idioma português e cliquem no link "automobilismo brasileiro '60 a'80".
Vão apreciar, tenho certeza.
Sandro,
Não acredito que você não conhecia o site do Anísio Campos?
Quando dei a dica, o Jan Balder sabe, era para procurarem histórias escritas por ele. Dentro do site do Anísio tem uma matéria que o Jan fala da dupla Emerson e Roberto Alves Lima, veja: http://www.obvio.ind.br/Os%20Ralis%20no%20Brasil.htm
Stael estou esperando seu contato: felipe@pumaclube.com.br
Felipe, foi exatamente neste link que "achei" a dupla mas lá diz que correm em um Coupe Willys Interlagos. Imaginei que fosse os pilotos do Interlagos em um Gordini daí meu palpite.
O site do Anísio Campos e o da Obvio se confundem e andam juntos. Basta dar uma olhada no link que o Felipe postou. Já conheço o Obvio (pela internet é claro) a uns dois anos e seu site não mudou desde então. Mas deu um trabalho danado achar essa dupla!!
Stael,
O Jan não fala exatamente da competição em questão, mas dá uma pista para quem fazia dupla com o Emerson, porque todos falaram vários nomes de pilotos que correram com o Emerson, menos este.
Eu não poderia dar a dica direto de mão beijada, senão ficaria sem graça.
É isso que falei para o sandro, o site do Anísio é ótimo e já tem há uns cinco ou seis anos, e cada vez mais completo. Na parte do Lorena GT, o Sidney Cardoso completou com muitas reportagens, contos e matérias, assim como vários colaboradores dele.
Felipe, no site diz ser um Rali em Poços de Caldas e no quinto paragrafo diz
"O Emerson Fittipaldi fez dupla com o Roberto Alves Lima, com um cupê Interlagos, assistido pela Willys, com motor 1000 cc e câmbio de 5 marchas. A Simca Chambord também estava com sua equipe oficial, com dois pilotos de pista: Jaime Silva e Fernando "Toco" Martins."
Nisso aí que ficou minha dúvida!
Tenho que reconhecer meu erro. O site vem sendo realmente atualizado. Falha nossa!!!
Atualmente o Roberto Uchoa Alves de Lima é Superintendente Administrativo Financeiro da FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado que fica no seguinte endereço Avenida Liberdade, 532 CEP 01502-001 São Paulo, SP.
Se falei bobagem me corrijam.
Postar um comentário