sexta-feira, 14 de maio de 2010

Quebra-cabeça (22) Resposta

A Resposta correta:
Piloto: Emerson Fittipaldi
Navegador : Roberto Alves Lima
Veículo: Gordini #2
Ano: 1965

O I Torneio de Rallye AUTOESPORTE, realizado dia 17 de outubro de 1965 contou 58 inscritos e 51 participantes, com 235,290 km, sendo a partida em frente ao Museu de Arte Moderna e a chegada na esquina da Marechal Câmara com Franklin Roosevelt. Os concorrentes seguiram pela Rio-São Paulo até a entrada para Tairetá, passando por Miguel Pereira, Sacra Família, Arcádia, etc., voltando ao Rio novamente pela Rodovia Pres. Dutra.
A dupla vencedora teve 37 pontos perdidos, dois a menos que o segundo colocado, o Fusca #139. Foi a prova de estréia em competições de um Brasinca 4200 GT #135, com Lavacchini e Ramunno, conseguindo a 7a. colocação, com 166 pontos perdidos. Houve a participação de muitos modelos, como JK, Simca, DKW, Willys Interlagos, Aero-Willys, entre outros.
Quem acertou a resposta depois de muita luta e acirrada concorrência foi o Stael Alves, que ganhou o chaveiro Puma da Automodelli.
Obrigados a todos pela participação. Semana que vem tem mais.

17 comentários:

Stael Alves disse...

Valeu Felipe! Aprendi muito sobre o automobilismo com esse quebracabeça! E realmente foi uma luta.

smarca disse...

E eu disse que aplaudiria quem acertasse ... clap, clap, clap.

Interessante esse Gordini II.

Ele tem a calha de chuva diferente do Gordini III, na parte final dela, próximo à base do para-brisa.

Eu tenho um manual do Gordini III onde é claro que ela não se alarga neste local, daí ter dito que não era Gordini. Mas meu manual é do Gordini III.

Parabéns Stael!

Max-GTB disse...

Parabens ao Stael por ter acertado (essa foi bem dificil) e tambem ao Felipe por ter "mexido" com a comunidade dos pumeiros. Nunca vi tantos comentários em tão pouco tempo.
Abçs.,

Fernando Portilho disse...

Este "pega" foi genial.
Valeu Felipe, colocou todo mundo pesquisando e aprendendo.
Quem ousa dizer, que Puma não é cultura???
Parabéns Stael, mereceu a "bandeirada".
Vamos aguardar o próximo.
Abraço a todos, Fernando Portilho

Stael Alves disse...

Valeu! Sandro e Max!

Sandro essa calha realmente tava estranha. No gordini II a calha também não alarga, acredito eu que existe ali uma ilusão de ótica. A coluna "c" do lado do passageiro. que se pode ver na foto, reforçou a "crença" no gordini.

Abraços!

@MarceloSCamara disse...

Foi boa Felipe: nestas aí, lendo através Google - que é o segundo melhor amigo do homem - aprendi sobre um monte de gente que andou em Gordinis pelo Brasil afora.

Stael, parabéns, merecido mesmo.

Stael Alves disse...

Valeu pessoal! Um abraço de fibra a todos!

smarca disse...

Ahá! Pelo menos o lance da calha eu acertei com esse comentário do Felipe, hahaha.

Agora que o quebra-cabeças se encerrou, vocês não imaginam o que pesquisei na internet, procurando por fotos antigas do Emerson, palavras chave, inclusive rallye, rally, ralli, rallyes, rallys (já que tinha um navegador, oras bolas) e por aí vai.

Tem um site bem legal sobre automobilismo antigo no Brasil que encontrei por acaso e recomendo:

www.obvio.ind.br

Selecionem o idioma português e cliquem no link "automobilismo brasileiro '60 a'80".

Vão apreciar, tenho certeza.

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
Não acredito que você não conhecia o site do Anísio Campos?
Quando dei a dica, o Jan Balder sabe, era para procurarem histórias escritas por ele. Dentro do site do Anísio tem uma matéria que o Jan fala da dupla Emerson e Roberto Alves Lima, veja: http://www.obvio.ind.br/Os%20Ralis%20no%20Brasil.htm

Stael estou esperando seu contato: felipe@pumaclube.com.br

Stael Alves disse...

Felipe, foi exatamente neste link que "achei" a dupla mas lá diz que correm em um Coupe Willys Interlagos. Imaginei que fosse os pilotos do Interlagos em um Gordini daí meu palpite.

Stael Alves disse...

O site do Anísio Campos e o da Obvio se confundem e andam juntos. Basta dar uma olhada no link que o Felipe postou. Já conheço o Obvio (pela internet é claro) a uns dois anos e seu site não mudou desde então. Mas deu um trabalho danado achar essa dupla!!

Felipe Nicoliello disse...

Stael,
O Jan não fala exatamente da competição em questão, mas dá uma pista para quem fazia dupla com o Emerson, porque todos falaram vários nomes de pilotos que correram com o Emerson, menos este.
Eu não poderia dar a dica direto de mão beijada, senão ficaria sem graça.

É isso que falei para o sandro, o site do Anísio é ótimo e já tem há uns cinco ou seis anos, e cada vez mais completo. Na parte do Lorena GT, o Sidney Cardoso completou com muitas reportagens, contos e matérias, assim como vários colaboradores dele.

Stael Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stael Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stael Alves disse...

Felipe, no site diz ser um Rali em Poços de Caldas e no quinto paragrafo diz
"O Emerson Fittipaldi fez dupla com o Roberto Alves Lima, com um cupê Interlagos, assistido pela Willys, com motor 1000 cc e câmbio de 5 marchas. A Simca Chambord também estava com sua equipe oficial, com dois pilotos de pista: Jaime Silva e Fernando "Toco" Martins."
Nisso aí que ficou minha dúvida!

Stael Alves disse...

Tenho que reconhecer meu erro. O site vem sendo realmente atualizado. Falha nossa!!!

Stael Alves disse...

Atualmente o Roberto Uchoa Alves de Lima é Superintendente Administrativo Financeiro da FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado que fica no seguinte endereço Avenida Liberdade, 532 CEP 01502-001 São Paulo, SP.
Se falei bobagem me corrijam.