No dia 2 de outubro de 1964 era fundada a Lumimari para a fabricação de carros esportes.
Genaro "Rino" Malzoni,
Milton Masteguin (aqui à direita de Karl Ludvigsen),
Mário "Marinho" César de Camargo Filho, e Luís Roberto Alves da Costa (aqui falando para o Ministro Delfin Neto),
emprestaram a primeira sílaba de seus prenomes para a formação da nova Sociedade Lu -Mi - Ma - Ri.
emprestaram a primeira sílaba de seus prenomes para a formação da nova Sociedade Lu -Mi - Ma - Ri.
Deles nem preciso falar o quanto foram importantes para a Puma. Desde o inicio elevaram a indústria automobilística genuinamente brasileira a um patamar que dificilmente outros conseguirão.
Mais tarde entra na sociedade no lugar do Marinho, Jorge Lettry. Engenheiro mecânico, considerado um gênio dos motores dois tempos e motores a ar. Diz-me que ao entrar na Lumimari perguntou aos três sócios: "-Vocês fabricam automóveis ou luminárias?" Então sugeriu o nome Puma: " - O felino das Américas, com muita garra!" A partir de 1966, a Lumimari troca de nome para Puma.
Anisio Campos, projetista e colaborador da Puma. Nunca fez parte efetivamente da empresa, mas deixou sua importante marca na história da Puma desde seu início, com projetos geniais.
Anisio Campos, projetista e colaborador da Puma. Nunca fez parte efetivamente da empresa, mas deixou sua importante marca na história da Puma desde seu início, com projetos geniais.
Miguel Crispim Ladeira, funcionário da Puma. Gênio da mecânica, ao lado do seu mestre Lettry, também marcou seu tempo como nenhum outro, com inúmeras criações.
Ele nascia aqui, nas estufas a céu aberto, no Ipiranga em São Paulo, para depois partir para o Brasil inteiro e o mundo.
7 comentários:
Emocionante tempo da nossa historia...abraços
Kleber Pizolato
Felipe,
Você acharia mais condizente em uma Puma GTE 79, na forma de acessório de época, farois de milha retangulares abaixo dos para-choques, ou redondos acima dos para-choques?
Vou deixar para o Felipe a resposta em relação aos Pumas, mas posso adiantar que a moda na época eram os faróis de NEBLINA retangulares abaixo dos para-choques.
A moda dos faróis de MILHA acima dos para-choques já não existia mais nessa época, ressurgindo novamente por volta de 1984 (Gol GT) e 1985 (XR-3).
Embora não presente no início da Puma, precisava postar este link:
http://3.bp.blogspot.com/_oKPRrlJAWBw/S6QlX-Kpt0I/AAAAAAAANHw/p6VUIfDLuSQ/s1600/DSCN1338.JPG
Pois nestas duas últimas semanas tive a oportunidade de trocar diversos e-mails com o Ronaldo, num papo delicioso sobre design de automóveis.
Simplesmente 10! Ele e sua experiência. Nunca tinha tido a oportunidade de conversar sobre isso com alguém que é mestre no assunto.
Senti vergonha, mas até enviei os desenhos de carros que fiz na minha adolescência e juventude, algo que, por falta de tempo nesta vida corrida, acabou ficando para trás.
Kleber, era mesmo.
Anderson,
Como o Sandro falou a moda já era faróis retangulares embaixo dos para-choques, principalmente Brasília, Opala, Passat, etc., por queestões mais de estética, do que necessidade. Nos Puma não colocavam, não harmonizavam muito bem, se víamos algum, pode ter certeza que eram de "neblina" e a pessoa usava realmente em estradas.
Também existiam os de "milha" retangulares, mas como o local abaixo dos para-choques não é o apropriado para os de milha, somente aqueles com falta de conhecimento colocavam nesse local.
O redondos foram época no final dos anos 60 e começo dos 70, eram de milha e o lugar correto o mais próximo da altura dos faróis normais. Logo depois entrou os retangulares embaixo dos para-choques e durou muitos anos, quer dizer, até os atuais dias, só que com formatos diferentes.
O de milha redondo voltou com os dois citados pelo Sandro (Gol GT e Escort XR3), até então quem ainda usava é carro de rally.
Felipe, quando questionei a volta de nossos "Felinos", você comentou que para os tempos atuais teríamos apenas o nome provavelmente.
Chega a confirmação do que disse. Revista Quatro Rodas de outubro 2010 edição 609 - Fauna brasileira.
"O super esportivo Vorax se apresenta no Salão e afia as garras para ganhar as ruas"
Albino Alexandre
Fui funcionario da PUMA do ano de 1968 até 1975 fui encarregado no setor de acabamento de peças industriais e cabine para caminhão,Tenho saudades desses tempos uns do que mais me lembro é o sr.Milton Masteguin uns do sócios da PUMA.Caso alguem quiser manter contato comigo nesse e-mail:
kksaraiva@hotmail.com
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