sexta-feira, 8 de abril de 2011

História Puma - Interesse Internacional

Por Ronaldo Brochado
A Volkswagen, a Porsche, Citroën e Peugeot se interessaram muito pela PUMA, o governo não, ...haviam questões !!! Ainda lá na PUMA - em 1974, o 'top exec' da Peugeot, 'Monsier Midabriot' nos visitava e ficou 'um bom tempo' lá pela Engenharia conosco e foi logo se enturmando: - Havia sido engenheiro projetista na França, me viu junto a um projetista numa prancheta e contou que era disto que ele gostava, mas havia sido promovido, etc. Olhou os desenhos, criticou uma espessura de chapa, a 'orelha de fixação' da bandeja inferior da suspensão dianteira do MiniPuma.
Foto do interior do MiniPuma por Karl Ludvigsen
OK, então corria o ano de 1974! No final do ano o Salão do Automóvel e o MiniPuma pronto.

9 comentários:

Anônimo disse...

Meu irmão levou a sobra deste tecido do banco quadriculado do mini puma para casa , com o tecido ele revestiu duas telas de caixas acusticas que ele tinha, as caixas acusticas ficaram ridiculas,eu era pequeno mas lembro desta bizarrice até hoje, rs

Varlei

Anônimo disse...

Na corrida p/ chegar a tempo no 'Salão do Automóvel' acho q:

- "...coloquei toda essa pedaleira em um só eixo, depois, dirigí o carro (já com o motor DAF, q... ñ foi ao Salão!) e o q mais ficou evidente foi o câmbio mto longo!"

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Surpresa maior foi a suspensão q ficou macia, parecendo quase OK!

Obs.: ...isso foi feito numa grande correria, lembrando q o 'Milton' apareceu com as barras de torsão do 'Dyna-Panhard' q... tinha 'carroceria de alumínio' e, mesmo na traseira, acomodei-as sem alterar o 'entre-eixo' como acontecia, por exemplo, no Renault R-5.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Tb conhecí o frankstein em q transformaram o MiniPuma:

- Em viagem p/certificação (no interior do Estado de SP!) juntamente com o icônico Arq. e Designer 'Ari Rocha'(*) foi revelado q um motor VW 4 cilindros lhe foi montado, a suspensão dianteira foi reforçada com um rústico, mas engenhoso sistema onde uma 'mola transversal semi-helíptica', é sobreposta à montagem original.

O carro ficou quase irreconhecível, mas fomos avisados q virou 'um foguete na estrada'!

Obs.: ...apesar de reforçado, 'o carro é apenas um protótipo'!

(*)um designer pioneiro da área automotiva, q seguiu estudando e fez até pós-doutorado em design, algo raro! Livros internacionais tb destacam seu trabalho e o seu premiado 'urbanino Aruanda'.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

'Ari Rocha' trabalhou tb na VEMAG:

- "...com o 'Prof. Soler' q na Vemag já lutava por inovação e q, após, continuou sua importante saga criativa na 'FEI-SBC-SP'!"

Após todo o envolvimento de Ari com o protótipo ARUANDA(*) -e convivência com Enzo Ferrari, Bertone, Pinin Farina e outros icônicos da época- uma proposta do 'pai' da 'Honda Motors' (p/ fabricá-lo, em definitivo no Brasil) ...causa frisson no meio automotivo e político, em meados dos anos 60:

- Afinal o 'G.E.I.A.' era um grupo fechado (e a PUMA estava dentro!)mas 'Soichiro Honda' queria iniciar a fabricação de motos tb, ...ñ levou.

(*)pois tb acompanhou sua fabricação na Itália(**)

(**)pelo famoso carrozzire 'Mário Fissore' e sua conceituada
'FISSORE'

Ari tb ficou mto amigo dos irmãos Fissore e demais familiares, como pude constatar!

Fissore foi quem concebeu o 'DKW-Vemag Fissore', um marco de beleza entre os nossos automóveis pioneiros .

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Ao Salão foi levado com um 'motor protótipo' ...feito com mtos componentes retrabalhados, como a própria carcaça/bloco do motor.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

A Puma ñ queria uma apresentação do MiniPuma com -ao menos!- uma mostra completa de sua capacidade de desenvolvimento nos vários quesitos técnicos, ou seja:

- "O modelo/protótipo teria q ser funcional para dar uma visão do que a Puma desejava."

Alguém comentou no stand do MiniPuma -no Salão de 74!- que ele deveria ser tão simples que tudo poderia ser resolvido com uma simples 'chave de fenda'.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Na primeira imagem um 'rápido e belo face-lift' do nosso famoso 'designer PS'. Cheguei a solicitar mais info, pois o 'cofre do motor' parecia apto a abrigar um motor VW 4 cilindros(?!). Mestre PS ñ confirmou...

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Velocímetro de grandes dimensões!

'Coisas de Minis', mesmo...

(Ronaldo)