Quando cheguei hoje na tapeçaria do meu amigo França, ele logo me falou: - Veja esse tubarão como está original e tem um motorzão. Bati o olho e fiquei de boca aberta!
Na primeira olhada quando entrei, pela traseira, não me chamou muito atenção.Mas quando vi de frente, quase "pirei".
Não perceberam nada ainda?
E se formos até a traseira...
... E olhar o motor, ajuda?
Perceberam? Não?
E agora melhorou? Pelas tomadas de ar embaixo dos para-choques dianteiros, com desenho singular e olhando o reservatório de óleo do motor vemos que...
... Esse Puma GTE 1973 é um legítimo Puma Rallye, série especial fabricada entre 1972 a 1973, para homologação nas pistas. Idêntico ao Puma GTE 1973 "roxinho", que era do meu amigo Péricles do Rio de Janeiro-RJ.
Na plaqueta, diferentemente do "roxinho", está 1600 e não 1800. Talvez na série especial existisse a opção de motor.O reservatório de óleo traseiro é igual do Roxinho, mas o radiador de óleo existe apenas um nesse Puma, quando no Roxinho existem dois, um de cada lado na dianteira.
Ainda no compartimento do estepe, logo depois do radiador, na parede divisória do paralama, existe uma saída de ar, para expulsão do ar quente emitido pelo radiador.
Do outro lado a mesma abertura...
...Mas sem o radiador. Não sabemos se foi tirado ou nunca existiu.
E por incrível que pareça, o Puma pertence a uma jovem senhora da terceira idade, que curtiu e ainda curte seu GTE e não sabe andar com outro carro.
E o meu amigo França me vendo, só dando risada da criança boba vendo o doce sem poder experimentar.
As rodas Estrela de magnésio originais com as lindas marcas do tempo.
A nítida cicatriz de que a bolha do farol foi retirada.
Apesar de não ter sobrevivido, o emblema da Comercial MM deixou sua sombra.
E como se não bastasse, as surpresas continuaram, os bancos originais ainda ostentam o tecido navalhado original e o courvin couro de porco.
Um detalhe muito original nos modelos de 1973 a 1975, a parte do assento do banco era removível.
Encosto do banco perfeito.
As laterais das portas ainda originais em courvin couro de porco...
... Assim com as laterais dianteiras e...
... Traseiras.
O console original com o cinzeiro oriundo das antigas Kombis; apoio de braço revestido de vinil; base de apoio e cobertura da alavanca do freio de mão também em vinil.
Na dianteira do console apenas a bolota da alavanca de cambio não era original.
O toca-fitas Mecca Stereo apesar de antigo e raro ficou grande demais para o console.
Ah... os tapetes. Claro que só poderiam ser os originais, com a parte de borracha. Aproveitei para medir a borracha, ela tem 28,5 de largura. Aí o França falou: "- São 5 gomos da borracha que é vendida aqui perto na casa das borrachas, eu tenho ela aqui. " Portanto moçada, o França faz o tapete igual ao original.
O volante foi trocado, o painel um pouco judiado, mas...
... Os instrumentos originalíssimos. O contagiros não tem a marcação em vermelho e amarelo na graduação máxima, como nos modelos de 1975 em diante.
O botão do lavador do para-brisa funcionando perfeitamente.
Os cintos também não poderiam ser outros, os originais.
Fica o registro atualizado da existência de três Puma GTE série Rallye: um 1972 do Paulo Lomba e dois 1973, o Roxinho que hoje pertence ao meu amigo James e esse da jovem senhora.
34 comentários:
Uau! E tava escondido...
coisa linda verdadeira raridade
quanto sera que vale um desse
se a jovem senhora souber talvez venda
Rapaz...esse botão do lavador é mais raro do que mosca branca de olhos azuis.... Não consigo achar pra comprar de jeito nenhum...
Fantástico!! Ainda existem Pumas assim tão integros em sua originalidade. Valeu mais uma vez Mestre Felipe.
S E N S A C I O N A L ....
tks/chicopuminha
VERDADEIRO ACHADO!!! MOSCA BRANCA!!! INDESCRITÍVEL O ESTADO DE ORIGINALIDADE!!! PARABÉNS MESTRE FELIPE!!! MAIS UM PRA NOSSA ALEGRIA!
Parabens Felipe!!! Esta "jovem senhora" propietaria da Puma Rallye é solteira?
E onde fica o França? Vamos cotar o tapete...
Caraca véio, um achado, simplesmente SENSACIONAL
ah, esqueci, com essa matéria valeu a pena ficar sem o puma classic desde o dia 20, rsrsrs
lindo d+... uma pergunta de quem tá aprendendo ainda, o que é aquela borboleta que fica na ao lado do câmbio?
abs e parabéns a proprietária....
Verdadeiro achado arqueológico.
Repito as palavras do Tempo:
"...com essa matéria valeu a pena ficar sem o puma classic desde o dia 20."
Aqui existem coisas que nem só o tempo dirá. rsrsrs
E S P E T A C U L A R ! ! !
Thome,
Quem sabe, se tudo der certo, eu e o Sandro vamos fabricá-lo.
Obrigado a todos.
Sergio Campos,
Não sei se ela é casada, viúva ou divorciada.
Marcos,
Anote os telefones do França:
Tapeçaria (11) 3637 7588
Celular (11) 7619 7661
Sergio Tempo, Stael e JM
Obrigado.
Eduardo,
Aquele botão é para o acionamento do ar quente, igual ao Fusca, girando-o abre as saídas de ar interno vindo das muflas do motor. Veja em http://www.pumaclassic.com.br/search/label/Ar%20Quente
Felipe
Não quero ser repetitivo. Os comentários acima já falam por si.
Mas , uma coisa me deixou preocupado :
- Tive uma sensação de abstinencia pela falta de assuntos temporária que este espaço deixou de publicar. Será que me viciei?
Espero que sim , pois as sensações de bem estar que as matérias provocam fazem bem à alma, e são recomendadas pelo Ministério da Saúde .
Abraços
Walter Ramos
Felipe, grande Felipe, voltou com o Blog na véspera do meu aniversário e eu vou considerar isto como um presente!
Agora, me diz uma coisa: Todos esses detalhes em curvim de couro de porco estão nos pumas de que anos?
Eu estou pra enfrentar a parte de tapeçaria do meu, e precisaria saber quais os revestimentos dos últimos modelos com o para-choque cromadinho... Painel, portas, laterais...
Glauber
Felipe me explique uma coisa, logo de cara percebi ser uma jóia rara pela placa. Como este Puma circula com este tipo de placas? Esta pla ca não é atual ou vc camuflou as letras?
Glauber,
Parabéns.
O courvin couro de porco foi utilizado de 73 a 76 1a. série, igual aos Porsche. Hoje não fabrica mais esse tipo de courvin que imita couro de porco, mas existe o verdadeiro couro de porco, que pode ser uma solução.
Agora se seue Puma for 76 2a. série em diante vc pode ver nos marcadores (lateral do blog) as publicações laterais de porta, bancos, etc.
Sandro GTE,
Eu antes apagava as placas, por questões de privacidade de seus proprietários, mas meu amigo Dario Faria reclamava que ficava feio o carro sem as placas, aí achei a solução de repetir a primeira dezena, no lugar das duas últimas letras, parecendo placas de licença, mas sem comprometimento. Portanto camufladas no photoshop.
Fantástico!
Finalmente aparece um "irmão" do roxinho!
Sempre é bom que isto aconteça para confirmar a existencia de séries especiais.
Mas fica uma dúvida. O botão do interruptor de luz que fica na porta do motorista parece que está dourado também, indicando que o carro foi pintado.
Será que por baixo deste dourado não está um outro "violeta metálico" (nome da cor que a Puma deu para o roxinho segundo os livros da fábrica)?
Grande abraço e parabéns pela descoberta.
Agora só falta convencer a jovem senhora... ;-))
Hello Felipe,
I think it is possible that the 1600 Rally with drysump lubrication system only had one oil cooler because the motor had not as much power as the 1800 Rally and so needed less additional cooling.
On a 1600ccm Motor twoo coolers might have been too much and the motor would run most of the time in too low temperatures.
A great find and I hope yo´re able to get the Lady to sell the car.
I would love to see some details of how the oillines run from the motor to the tank and to the front cooler.
Regards from Germany
Bernd
P.S. Our PUMA MEETING in the bLack Forest is only 10 days away.
Couro de Porco?
- Era o famoso Vinasto Bacurí!
Do 'Grupo Mangotex':
- O dono era mto amigo do Miltão, desapareceu com seu bimotor na região da Venezuela/Guianas:
- Acho q era este avio, aqui,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beechcraft_King_Air
(Ronaldo)
Caro Felipe, eu também tenho um desse,cujas fotos já mandei pra você há algum tempo. As tomadas de ar eram modificadas, não eram tipo guelras, tinha entrada de ar para o radiador de óleo sob o parachoque dianteiro do lado esquerdo e as mangueiras dentro do túnel. E também, logotipo Puma 1800 no painel, mas na placa de identificação consta 1600
Péricles,
Muito obrigado pela sua observação, sempre muito técnica.
Realmente o carro foi pintado há pouco tempo, uma judiação, porque até duas semanas ele ainda tinha a cor original, um dourado mais claro que esse. E o porco que fez a pintura não desmontou o interruptor de porta da luz de cortesia e não tampou a tela do lado que não havia o radiador. A outra ele tampou, porque senão entupiria o radiador de tinta.
Bernd,
You're right about the cooling in the 1600 cc would be very two oil coolers.
But my question is will they changed the engine 1800 cc and removed one front cooler?
Bem lembrado sobre sobre o PUMA MEETING... Faltam 10 dias!
Ronaldo,
E a fabrica ainda existe?
Nelson,
É difícil determinar se o Puma era da série Rallye se já foi muito alterado, só mesmo uma investigação minuciosa, que poucas autoridades no assunto podem fazer com resultados corretos.
Existia também a opção de motor 1800 cc para os Puma de série, nesse caso, nos modelos de 1970 a 1972 tinham a faixa na carroceria cortando de um lado ao outro seguindo pela saia lateral. A partir de 1973 não existia mais a faixa. Quanto aos logotipos, o seu da tampa do motor pode ter sido trocado, já que o 1800 era menos comum e alvo de "colecionadores do alheio". O logo do painel é mais confiável. A única certeza se seu Puma saiu 1800 de fabrica, somente com o Rossato nos livros de Registro Puma. Lá certamente estará escrito, se for série Rallye não há menção alguma.
Existia a possibilidade de ir na MM e comprar um motor 1800, cambio, suspensão, etc.
Também existiu até algum momento de 1974 a série "S", que tinha motor mais trabalhado, seja no 1600 ou no 1800, eram os GTE/GTS 1600S e 1800S. Sim, também no GTS.
Para ser um Rallye, deve haver as tomadas tomadas de ar dianteiras, o reservatório de óleo no motor (carter seco), radiador (es), todos com o mesmo tamanho e processo de fixação de fabrica, que pude comprovar nesse GTE que ilustra a matéria. Se em algum momento da vida de um Puma retiraram essas peças, as marcas de fixação permanecem, identificando o modelo.
Esse reservatório de óleo do Carter era confeccionado na Puma ou é usado um tanque de outra finalidade? Onde consigo esse danado?
Felipe,
A fábrica ficava ali na av. Nações Unidas, perto da ponte q vai p/ Interlagos:
- Agora está em Itú-SP.
http://www.mangotex.com.br/site2007/index.asp
Abçs,
Ronaldo (Obs.: a divisão de plásticos tinha um nome diferenciado)
Prezado Felipe, pode ser que seja um desses série S pois as entradas de ar dianteira e as mangueiras existiam, porém do lado esquerdo. Além do logotipo no painel. Já as guelras foram substituídas por outras usadas em competição como as do Puma que participou do rallye da TAP.
Nelson,
As tomadas de entrada do ar para o motor (orelhas) foram amplamente copiadas do Puma Espartano, por muitos Puma de rua, virou uma febre, tanto que nos atuais dias, vi de perto, vários Puma tubarão com as tomadas, todas lembrando as "orelhas" do Espartano, mas nenhuma igual. Cada qual fazia sua dimensão e inclinação. Já a tomada de ar para o radiador dianteiro era no lado do motorista.
O Puma #132 de Jan Balder no Rallye Tap era um misto de Espartano com Puma de rua, não era o modelo Rallye, que só chegou após a competição, fazendo parte dos planos da Puma em homologar o veículo para esse tipo de competição. Como a Puma se afastou das pistas em 1973, o modelo foi retirado de produção.
Belo carro. Mas que placa é essa?
Camata,
As placas dos veículos mostradas no Puma Classic são editadas para preservação dos proprietários. A primeira dezena é repetida em cima das duas últimas letras, preservando a identificação da placa original, mas mantendo uma "cara" de placa.
Olá, tenho tbém uma Puma 73 com os mesmos botões de painel, portanto devo dizer que eles eram originais em vez dos de baquelite usados nas Pumas das versões anteriores ?
Meu caro amigo Anônimo,
O ano de 1973 é repleto de mudanças e conservação das peças, por isso encontramos nos modelos desses anos, carros com bolhas nos faróis e outros sem; botões do painel do modelo 1972 e outros com botões do 1974; cabeça do console do modelo 1972 e em outros com do modelo 1974. Mas muitos dos itens são sempre os mesmos em 1973, como bancos, limpadores de para-brisa cruzado, carroceria, lanternas, rodas, painel e instrumentos.
Um detalhe é próprio do 73, um acabamento de debrum contornando as peças do console, as laterais das portas e da frente.
Ninguém faria tudo isso p/imagem da PUMA, mas:
- "Habemos 'Super Phil'!"
(Ronaldo)
Felipe tenho uma dúvida...O debrum que vemos nas fotos era semelhante ao usado nos Fuscas (plastico preto), ou do tecido couro de porco ?
Obrigado
Amigo,
O debrum era do mesmo material, ou seja, courvin tipo couro de porco.
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