quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fora de área - Porsche 356 A Roadster

Gostaram do Porsche acima, um verdadeiro 356A Roadster.
Esse Porsche foi lançamento em 1959 em substituição ao Porsche 356A Speedster, que foi fabricado de 1955 a 1958 e concebido pelo importador Porsche de Nova York Senhor Max Hoffman, para concorrer com os esportivos britânicos. O Speedster era um carro barato e bom de pista, o qual fez um grande sucesso nos Estados Unidos. O Roadster chegou em 1959 para substituir o Speedster, mantendo as bonitas linhas da carroceria, mas agregando conforto e praticidade. O para-brisa era ligeiramente superior e mais quadrado, existia vidros nas portas com acionamento mecânico (o Speedster não tinha vidros laterais) e seu interior era mais luxuoso com bancos confortáveis e reclináveis (no Speedster eram bancos concha sem ajuste do encosto). Além disso as laterais tinham melhor acabamento e o principal, a capota era mais alta, quase como em um conversível normal, ao contrário do Speedster que por causa do para-brisa mais baixo, a capota era baixa, incomoda e sem muita visibilidade traseira e laterais. Era uma capota quebra-galho. Abaixo o comparativo do Speedster em primeiro plano com o Roadster.
O mais interessante é que hoje esse veículo é reproduzido com muita fidelidade pela empresa canadense Intermeccanica. Nas fotografias abaixo todos são réplicas Intermeccanica.
Pouco mudava visto lateralmente.
Já de frente e com a capota armada percebia-se bem a maior altura no habitáculo.
No restante dos detalhes era igual ao modelo anterior.
Por ter uma capota retrátil de fácil manejo e ser confortável, ele podia ser utilizado no dia a dia e até em viagens, com o auxílio do bagageiro de metal instalado no capô traseiro.
Como em toda réplica, cada proprietário dá seu toque pessoal e as rodas são o alvo principal, apesar de Porsche, as vezes não corresponde ao modelo e ano.
Outra réplica com o equipamento para bagagens.
Os bancos da réplica como nos originais são bem mais confortáveis que os bancos do Speedster.
Querem saber mais sobre o modelo pouco conhecido no Brasil, dêem um pulinho em Águas de Lindóia, no XVI Encontro Paulista de Autos Antigos entre 23 a 26 de junho de 2011.

6 comentários:

EGO's disse...

Gostei muito desta postagem Felipe!
Obrigado pelas dicas sobre as diferenças entre Speedster e Roadster. Valeu!! A Chamonix fez réplicas muito caprichadas do Speedster e tem um a venda em uma loja na Av dos Bandeirantes...

Pumaland disse...

xiiii...
Acho que alguém estå começando a imitar um certo Predador do Rio, partindo para outras marcas...

smarca disse...

Interessante o site da Intermeccanica, vale a pena ser explorado.

Eles tem chassis próprio, os freios são a disco nas 4 rodas, pode-se optar por motores Porsche e muitos outros detalhes.

Exceto pela pintura da carroceria já com o chassis acoplado, que leva o mesmo tom de tinta, mas aparentemente de forma grosseira, gostei muito desta réplica.

Mauricio Morais disse...

Que aula Felipe, parabéns.

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado Edson e Maurício.

Péricles, não me debandei, continuo Puma como sempre, mas tenho algumas outras paixões, o 356A, 356B e 356C é a principal delas; Lorena é outra; Hi-boy 1932 também. Sem falar em motocicletas que sou KAWASAKI desde pequininho; MV Augusta e Gas Gas.

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
A Intermeccanica é uma das melhores réplicas Porsche, um nível bem acima dos fabricantes americanos. Um acabamento excelente, fidelidade e bem resistente estruturalmente, até um pouco demais,segundo o Newton, seu chassis é bem pesado e pelas fotos da para perceber. Essa réplica só perde para a Chamonix na dinâmica, justamente pelo peso, porque no restante é o mesmo nível.