Sobre esse GTB, perceberam alguma coisa?
E agora, conseguem enxergar algo estranho? Não?
Não é possível, vejam a lateral.
Agora todos já sabem que se trata de um GTB do primeiro modelo, conhecido como S1, modernizado para GTB S2. Juro que nunca tinha visto nada igual. Modernizar modelos de carros não é próprio apenas do Puma, diversos veículos ao longo das décadas sofreram alterações para ficarem com cara de modelos mais novos, mas nunca imaginei que isso seria possível em um GTB, afinal o S1 é muito diferente do S2. Não tem uma peça da carroceria e detalhes que seja exatamente a mesma, apenas a mecânica.
E na plaqueta comprova ser um S1, porque no n° de chassis é P8 (Projeto n°8) e no S2 o n° seria P15.
Fiquei tão intrigado que fiz um comparativo para perceber as sutis diferenças e independente da minha opinião de ser certo ou errado fazer isso, o trabalho de desenho foi muito bom, porque antes de fazer o trabalho braçal na fibra, existe o trabalho intelectual, que é muito mais difícil. Por isso vemos aqueles Puma modificados no "Desrespeito", carros sem pé nem cabeça, sem harmonia. Aqui foi levada em consideração as medidas originais do S1 para executar o desenho bem próximo do S2.
A lateral do carro em questão não foi alterada, mas o comparativo serve para mostrar como é bem diferente o S1 do S2, nem o para-brisa a Puma aproveitou, é outro.
Alguns poderão me perguntar se a Puma não poderia ter feito algo assim, modernizaria o S1 e já trazia a identidade do S2. Não, a Puma nem que se conhece esse projeto na época não o faria. O Puma GTB tinha o estilo muscle car, muito na moda daquele tempo, tanto que o primeiro protótipo do projeto P8, o Puma Chevrolet de 1971 (abaixo), não tinha esse estilo, não sendo aprovado em pesquisas e logo Rino Malzoni tratou de modificá-lo.
E em tempo recorde, o P8 foi apresentado no Salão do Automóvel de 1972 como Puma GTO, com estilo muscle car e motor forte (GM 250S). Por imposição amigável da GM Brasileira, que importava o Pontiac GTO para o Brasil, a Puma trocou o nome no ano seguinte para Puma GTB.
João Paulo Martins foi quem me mandou o link das fotos do GTB vermelho, que está à venda aqui por um preço até que não muito caro, dependendo da intenção de compra, vale a pena. Se for para voltá-lo ao original, aí a conta é alta e acho até uma pena, afinal o trabalho diferente, bem singular ficou simpático, mas por ser modificado sempre será penalizado.
João Paulo Martins foi quem me mandou o link das fotos do GTB vermelho, que está à venda aqui por um preço até que não muito caro, dependendo da intenção de compra, vale a pena. Se for para voltá-lo ao original, aí a conta é alta e acho até uma pena, afinal o trabalho diferente, bem singular ficou simpático, mas por ser modificado sempre será penalizado.
4 comentários:
eu particularmente acho uma atrocidade.
mas esta muito melhor do que uma GTB que estava no Mercado Livre onde a frente de uma S2 foi colocada com uma serra tico-tico e uma faquinha de Rocambole.
Essa é a GTB S1 1/2, rssss...
Seu comentário no final do texto:
"e acho até uma pena, afinal o trabalho diferente, bem singular ficou simpático, mas por ser modificado sempre será penalizado"
Também acho.
A modificação foi bem pensada e realizada e por isso não merece duras críticas.
Na verdade o desenho até ficou mais interessante do que o S2 na linha ascendente das janelas traseiras trazendo mais harmonia (ao invés da linha descendente utilizada no S2).
E o serviço feito pelo profissional que trabalhou a fibra está de primeira qualidade.
Como modificação, nota 10.
Como carro de colecionador, nem vira...
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