sábado, 25 de junho de 2011

Eventos - Águas de Lindóia 2011 - Esportivos

No evento de Águas de Lindóia compareceram muitos representantes brasileiros esportivos, a quase totalidade de fibra de vidro, somente o Brasinca 4200 GT em chapa de aço. Começando pelo lindo GTE Spider 1972 Verde Tropical do meu amigo Paulo de Brasília-DF. Alguns detalhes estão sendo corrigidos para voltar ao original, pequenos, mas o Paulo Mostardeiro quer deixá-lo exatamente como saiu de fabrica.
Outro belo representante da marca o Puma GT DKW 1967.
Um dos painéis mais originais que já vi em Puma GT DKW.
E não faltaram os Puma VW, como o belo Puma GTS 1980 do meu amigo e sócio do Puma Clube Antonio Alberti.
Outros igualmente bons representantes Puma.
E não faltou o Puma GTB, apesar de único um GTB 1978 estava lá, o do meu amigo Gustavo Mostaço, sócio do Puma Clube.
O Brasinca GT 4200 fabricado em chapa de aço estampada foi um grande sucesso dos anos 60, com motor GM 4200 cc (motor alto). Ao seu lado um mini-Brasinca.
Willys Interlagos o pioneiro da fibra de vidro no Brasil (segundo automóvel a utilizar esse material, o primeiro foi o Moldex), teve um representante Berlineta (abaixo)...
... E o maravilhoso modelo Coupê abaixo. O Interlagos Coupê veio de Brasília-DF para brilhar em Águas de Lindóia. Remanescente de uma dezena de veículos que ainda sobrevivem, o modelo Coupê teve poucas unidades fabricadas, a menor quantidade dos três modelos (Berlineta, Conversível e Coupê).
Esse em especial, exibe uma condição única em todos os detalhes de originalidade. Pertencente a um colecionador de Brasília-DF, contou com a ajuda do meu amigo Paulo Mostardeiro na restauração, um expert em Interlagos.
Perfeito em cada detalhe, maçanetas, puxador, painel de madeira, volante, etc.

O motor é brinco.
Não poderia não ter o Dacon 828, projeto de Anisio Campos dos anos 80 e inicialmente fabricado na Puma.
Um pouco visto mas bem conhecido é o Dardo, modelo inspirado no Fiat X1/9, com mecânica Fiat 147 entre eixos transversal e fabricado pela Corona.
Uma réplica de Porsche Spyder 1955, fiel em todos os detalhes de acabamento.
Um Puma tunado.
Dois belos representantes da marca Concorde. Lançado no Salão de 1978, com carroceria de fibra de vidro, chassis próprio e motor V8 Ford. Ele não é réplica de nenhum automóvel antigo, apenas foi inspirado no Duesenberg de 1931. Abaixo o modelo 1981 do meu amigo Manoel.
O outro Concorde do meu amigo Jerônimo, tem particularidades diferentes do modelo acima. Isso se deve ao fato que dos 18 ou 19 Concorde fabricados, não teve um igual ao outro, porque o fabricante incluía detalhes conforme a solicitação do cliente, apenas a mecânica, rodas e pneus eram sempre iguais.
E por último o novo lançamento da Chamonix Cars: o 356 A Roadster.
É isso mesmo, a Chamonix voltou com tudo novo. Agora Chamonix New Generation com diferente metodologia de fabricação e com qualidade superior. A produção inicial não será grande com antigamente, mas poderá crescer conforme a demanda.
A Chamonix expôs um modelo feito especialmente para Águas de Lindóia, um Roadster com pintura perolizada e todos os detalhes em cinza chumbo.
O 356 A Roadster que já falamos aqui é um modelo speedster com conforto de conversível. Esse novo lançamento da Chamonix conta com chassis especial e motor refrigerado a água do Golf na traseira.
As imagens são do meu amigo Sylvio Fujioka.

6 comentários:

Mazinho Rocha disse...

Olá Felipe! Acabei de chegar, depois de exatos 1031 km de Aguas de Lindóia até Criciúma. Enviei a foto por e-mail. Pelo visto minha opinião sobre o GTE Spyder estava certa pois o felino foi premiado.Graaande abraço!

smarca disse...

Há uns 2 anos, não me lembro quando estive em Águas de Lindóia pela última vez, um Karmann Ghia TC preto com vidros fumé à venda foi meu carro escolhido de toda a exposição como meu sonho de consumo.

Desta vez esse 356 A Roadster da Chamonix NG foi meu eleito, desde que cromadas as partes pintadas em cinza grafite metálico.

Ou seja, se pudesse ter, seria um Chamonix Speedster 356 (Beck Speedster 356 nos EUA) com mecânica AP a água, AC, DH e vidros elétricos, freios a disco nas 4 rodas, chassis próprio e talvez uma turbina, meu sonho de consumo.

Quem sabe um dia eles fabricam ele desse jeito e eu possa te-lo, hehehe.

smarca disse...

Mas rimos muito também, nós 3, eu, o Uli e o Tarzan, sobre alguns carros e seus preços, inclusive, em especial e coincidentemente, 3 carros, os quais conheço preços praticados reais no mercado:

- Um Puma GTS vermelho à venda por 2,5 mil com rodas de aço cromadas padrão VW mexicano ou Porsche e muitos itens não originais, não somente as importantes rodas, ao que o vendedor se desculpou dizendo que havia caído um número do adesivo afixado no para-brisas;

- Outro Puma GTC prata com capota elétrica e desconfigurado por 60 mil de uma empresa de tapeçaria. Aliás o preço de um serviço de tapeçaria era outro desbunde também;

- E um Fusca Azul 70 por módicos 40 mil, ainda que, este sim, aparentemente original.
Foi aí que criei minha equação matemática para analisar o preço de venda pedido em todos os outros carros: Preço da papeleta / dividido por 2,5 = Preço aproximado de mercado

- E peças que, por algum motivo que desconheço, passou a ter preços fixados em múltiplos de 100,00. Não havia peças com valor abaixo de 100,00. Incrível!

Em resumo, daqui a uns 2 ou 3 anos vale o passeio novamente e, quem sabe, não vá dirigindo um 356 A Roadster transformado em Speedester 356 na Chamonix NG ainda na fábrica, original portanto, hahaha.

Anônimo disse...

Prezados colegas amantes de Puma,

Acabei de chegar de Águas de Lindóia com a "única" Puma GTB participante deste ano.
Fiquei contente em vê-la na reportagem abaixo feita ontem pelo Felipe e o Sylvio e, infelizmente, não pude encontrá-los pessoalmente pois estava em outro compromisso no evento, o qual foi bastante agitado.
Com certeza teremos novas oportunidades para nos encontrarmos e apreciarmos nossas feras.

Um grande abraço a todos e até o próximo evento!

Gustavo M. Mostaço
PUMA GTB - 1978
Sócio Nº 71 - Puma Clube

Anônimo disse...

Parabéns Gustavo pela participação no evento, e ser a "unica" GTB exposta.
Mande as fotos depois OK.

Bjs
Eli
Puma Clube - 4 anos
Filiado a FBVA

João Cesar Santos disse...

Olá, estou procurando proprietários ou ex-proprietários de Chamonix, de preferencia do modelo Speedster, para montar um grupo de auxilio na troca de informações, literatura, dicas de manutenção, compra-venda de peças, etc... eu criei um grupo no face: https://www.facebook.com/groups/258731837643300/ quem quiser participar basta acessar o grupo, que é aberto e não precisa de convite.