"Bom dia Felipe!
Esse Puma tem história, comenta-se que seu primeiro proprietário foi o Vicente Matheus, bem conhecido de vocês em São Paulo.
O segundo proprietário foi um comandante da Varig, residente em Joinville.
Este senhor era um colecionador, comprava carros e guardava.
Até que um empresário da cidade arrematou seu acervo e fez andar essas preciosidades.
Este Puma tem 41.000 Km originais, esta zerado.
Eu nunca tinha visto este tipo de lanterna, segundo o proprietário, é diferente pois era exportada para os USA, isso é verdade?
Desde já agradeço sua resposta.
Carlos Tito Steingraber
Joinville - SC"
Esse Puma tem história, comenta-se que seu primeiro proprietário foi o Vicente Matheus, bem conhecido de vocês em São Paulo.
O segundo proprietário foi um comandante da Varig, residente em Joinville.
Este senhor era um colecionador, comprava carros e guardava.
Até que um empresário da cidade arrematou seu acervo e fez andar essas preciosidades.
Este Puma tem 41.000 Km originais, esta zerado.
Eu nunca tinha visto este tipo de lanterna, segundo o proprietário, é diferente pois era exportada para os USA, isso é verdade?
Desde já agradeço sua resposta.
Carlos Tito Steingraber
Joinville - SC"
Meu amigo Carlos, isso não procede. Mais uma para justificar modificações. É só ver as fotos que eu publico em "Puma pelo mundo" e outras tantas vistas na Internet e você não vai achar nenhum Puma com esse tipo de lanternas. Se fossem originais como da imagem abaixo encontraríamos pelo menos um ou outro Puma. Esse modelo de lanterna foi fabricado por independentes como um atrativo para substituição das lanternas de Kombi, mais um equipamento de personalização, como tantos outros.
Até hoje continuam fabricando "atrativos" mostrados na foto abaixo, como as lanternas transparentes, fumê ou outras envolventes, no formato das lanternas de Kombi, que trocando as lentes por essas ficam parecendo outras lanternas. Outros vão mais longe, fabricam com novo tipo de refletor, no mais moderno estilo, mas com o mesmo tamanho e formato, para não haver modificações na carroceria na hora da troca.
11 comentários:
Felipe,
Minha Puma é 1977/78 GTE, a lanterna original tem o pisca ambar ou vermelho?
Deni Marinho
Me antecipando ... vermelho.
Todos modelos com lanterna de kombi eram bicolor com o contorno em preto (igual da foto), nunca foi tricolor. Lanternas tricolor de modo geral só começaram a aparecer depois de 1983.
http://www.minpe.com/loja/product_info.php?cPath=60&products_id=159&osCsid=6e45d4c5c94c6cc7486862a22f54ae60
Deni, como o Sandro falou vermelho. Até 1975, a montadora optava pela cor da lanterna, as americanas lanternas toda vermelha, as européias lanternas âmbar e vermelha, conforme a legislação de seus países de origem.
A partir de 1976 todos os veículos nacionais foram obrigados a sair de fabrica com lanterna toda vermelha, seguindo o novo código, baseado no modelo norte-americano. Isso mudou novamente a partir de 1982, sendo adotado o modelo europeu, lanterna âmbar e vermelha, obrigando as montadoras americanas a mudar seus desenhos de lanternas. As européias tinham seus modelos de origem.
Neuri, vc falou tudo correto, apenas o ano da volta das tricolores, que foi no ano de 1982 e não 1983. Como as montadoras sempre antecipam as mudanças para não serem pegas de surpresa com estoque antigo, alguns carros começaram a aparecer com essas lanternas em 1981.
Ricardo,
Que coisa, já valorizaram as lentes usando o nome Puma.
E mudou, mudou, mudou ... hoje é âmbar na dianteira e âmbar OU vermelha na traseira.
Vejam, por exemplo, o Ford Fusion, modelo norte-americano importado oficialmente do México que ostenta os piscas traseiros dentro de uma lanterna toda vermelha.
A propósito, alguém tem um Fusion e já precisou trocar os pneus deste carro?
Eu não entendi... a lanterna do Puma branco da foto não é original, é isso? Mas é igualzinha a esta... (http://4.bp.blogspot.com/_oKPRrlJAWBw/TJlSQedHctI/AAAAAAAARW0/5wSi7BpdetA/s1600/Copy+of+6.jpg)
As tricolores com contorno preto nunca foram originais então, correto? Assim como as bicolores sem o contorno preto?
Glauber,
Coloquei novas fotografias para melhor visualização. Veja que a lanterna em questão tem frisos na lente, no estilo lanterna de Brasília ou Mercedes. Acho que agora verá melhor a diferença.
Desculpe esqueci de responder.
As tricolores nunca existiram em Puma, porque essas lanternas de Kombi deixaram a linha de montagem em 1980, época em que a legislação ainda obrigava as lanternas toda vermelha na traseira. Nas Kombi as tricolores vieram em 1982, apesar de serem fabricadas desde 1976 somente para exportação.
No Puma essa lanterna começou com as bordas em preto para dar destaque, charme e criar uma diferença das de Kombi. Continuou assim até o final.
O fato é que de 1976 a 1980 era obrigatório por lei que os piscas traseiros de todos os carros fossem vermelhos. A Kombi "T1,5" ganhou lente âmbar nos piscas traseiros logo no ano de 1981. O último carro a ganhar pisca âmbar na traseira foi o Monza 85.
Engano seu, a obrigatoriedade foi até 1981, mudando em 1982. A Kombi continuou com lanternas vermelhas até final de 1981, é só ver a Quatro Rodas, diversos automóveis em 1981 ainda tinham as lanternas toda vermelha, como o Gol, Corcel e Caravan, apesar de na VW, o Voyage, Passat e Parati já tinham lanternas traseiras âmbar. Na própria revista tem o teste da Kombi diesel cabine dupla em janeiro de 1982, portanto a Kombi era de 1981 (das fotos até edição levava no mínimo um mês) e se vê claramente a lanterna toda vermelha. Isso dependia do estoque de cada fabrica. Mas pouco importa a cor na Kombi, pq em 1981 o Puma não usava mais essa lanterna e na nova lanterna de Brasília era toda vermelha. Aliás nesse carrom, o VW Brasília, a lanterna âmbar só veio no final de 1980, para carros modelo 1981, com aquele volante igual do Gol e nesse caso nem preciso olhar arquivos é só olhar meu Brasília 1980 model 81 meu desde zero.
Qto ao Monza não sei.
Postar um comentário