sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Fora de área - Karmann Ghia

Ele nasceu primeiro na Alemanha, nos anos 50. Suas formas um pouco diferentes do modelo Brasileiro de 1962. Pelo mesmo chegou no Brasil o modelo atual existente na Alemanha e não como cansamos de ver e ainda vemos modelos defasados com o resto do mundo.
Vejam o comparativo do primeiro KG Alemão com o brasileiro abaixo, que serviu de modelo para ilustrar uma foto do KG 1965 que era do meu amigo Péricles.
Mas para sabermos de toda a história do Karmann Ghia, um carro fabricado em associação da Volkswagen, Karmann e estúdio Ghia precisamos voltar ao passado, com a criação do Chrysler Ghia no começo dos anos 50. O estúdio Ghia desenhou o Chrysler e aproveitou o projeto para desenhar a encomenda da VW: o Karmann Ghia. Associação dos três formou-se para viabilizar a fabricação, pois por eser espórtivo com menor volume de fabricação, a Karmann encarregaria-se da confecção da carroceria e montagem. A Ghia o projeto e a VW forneceria a mecânica e comercialização. Por exigência da Ghia, o nome do estúdio foi incluído no carro.
A história completa e bem rica do Karmann Ghia pode ser vista no Fusca Classic, muito bem elaborada pelo meu amigo Dario Faria.
Aqui no Brasil o modelo atraiu os esportista e pessoas que gostavam de veículos esportivos.
Suas linhas bem desenhadas enchiam os olhos do espectador. Mas aqueles mais atentos ao design mundial viam a defasagem do desenho, que remetia aos Corvette dos anos 50.
Para pior a situação do KG no mercado, a Willys lança o Willys Interlagos, que tinha desenho mais atual, motor mais potente e com carreira de sucesso nas pistas francesas, já que foi baseado no Renault Alpine.
Um dos grandes problemas do KG era a falta de potência para um esportivo, com mecânica 1200 cc e poucos HP, ele deixava seu proprietário frustrado. Só a partir de 1967 pode contar com um motor melhor de 1500 cc de cilindrada. Imagem, com o Puma os jornalistas batiam sempre na mesma tecla, que o carro não tinha potência, com o KG eles nem perdiam tempo, prefiriam ressaltar a economia do esportivo. Tanto que mesmo depois com a chegada do motor 1600 em 1970, o KG não sobreviveu muito tempo (1972), afinal tinha um fortíssimo concorrente, o Puma e perdia feio nas estradas para carros comuns. Uma ressalva, a lanterna branca de ré assim como a grade entre as ponteiras de escapamento não são originais... Eram aqueles acessórios que colocavam para enfeitar o carro, e tome enfeite!
Uma coisa é certa, ele sempre foi mais bem acabado que a linha VW e mostrava um toque de luxo em seu painel, interior e bancos. Era muito agradável de dirigir, apesar de esportivo era fácil de entrar e confortável.
Na foto abaixo a soleira da porta, a mesma de acabamento de entrada nas antigas escadas rolantes, também utilizada pela Puma como soleira do compartimento do motor, até 1972.
O Karmann que ilustra nossa matéria é do nosso amigo José Maria Moraes (DR.JMM) de Brasília-DF, ano 1969 e mostrando muita originalidade.
A cor, o azul Mont Blanco código L-1230, era uma das muitas cores alegres que existiam na década de 60 na maioria dos veículos.
Uma coisa admirada por muitos que eu abomino (opinião pessoal) é a quantidade de adesivos nos vidros.
Uma das coisas mais problemáticas na restauração dos KG são frisos e emblemas, pelo menos era, hoje talvez existam opções. Nesse caso, o KG do JM está impecável.
Assim como os adesivos, os acessórios de época são admirados, sendo os faróis de milha os campeões de audiência.
Alguns raros acessórios eu até admiro, como o caso desse quebra-vento de acrílico, que as pessoas mais exigentes colocavam para ganhar certo conforto. Na época não existia ventilação forçada, muito menos ar condicionado para andar com os vidros fechados.
Era um belo automóvel, como sempre a VW pegava na potência de seus modelos, e continuou repetindo com o Karmann Ghia TC e principalmente o VW SP2. Há algum tempo a VW se redimiu e começou a esbanjar potência em seus modelos mais esportivos, um exemplo os Gol GTI.

15 comentários:

Anônimo disse...

Como dizia a propaganda da época: 'Definitivo nas leis de estética e da aerodinâmica, o Karmann Ghia é um dos mais belos carros jamais construídos.'.

odilonx disse...

FELIPE,EU APRECIO BASTANTE O KG 69 PELO CORTE DOS PARALAMAS TRASEIROS,QUE DEIXAVAM A RODA TOTALMENTE A MOSTRA E PELO FATO DE SER O ULTIMO ANO COM A CLASSICA CONFIGURAÇAO DOS PARACHOQUES DE PULEIRO E RODAS VINTE JANELINHAS DE CINCO FUROS, A PARTIR DE 70, NA MINHA OPINIAO O KG, PERDEU BASTANTE DA SUA ESSENCIA COM AS ALTERAÇOES PROMOVIDAS PELA VW A EPOCA.

João Cesar Santos disse...

Mudando de saco pra mala. Alguém sabe dizer qual modelo de boia de gasolina da certo no karmann ghia? Estou em duvida entre a cilindrica da da kombi ou a com aste da brasilia/variant.
No meu karmann ghia o sistema não funciona corretamente. Não sei se é a boia ou o relogio. Se eu encho o tanque, o relogio marca 'vazio', conforme o tanque vai esvaziando o relogio marca 'cheio'. No mínimo tem alguma gambiarra no sistema feita por dono de puma, né Léo Gasúcho? kakakakaka

Dr. JMM disse...

Felipe, não gosto de te elogiar, porque vc é uma bicha véia intojada, é da mesma escola do Lubynho, meu doce bárbaro...kkkkkk
Mas precisamos dar a mão a palmatória, vc conhece muito. A sua especialidade é, sem dúvida nenhuma, carro, jardnagem, e homem. Esse último, vc tem pós-doctor.
Véio, eu colocaria o Puma, o Gol GTi e o KarmannGhia, no mesmo patamar de importância, com as observações que sempre faço. O Karmann Ghia, nunca foi um esportivo nato, eu o classifico como um esportivado. É um híbrido, digamos assim. O Puma não, esse era um esportivo nato. Nasceu pra briga. O fato é que foi o maior inimigo que o KG enfrentou ao longo de sua conturbada existência (62/72 ou 62/75/76, claro que na terra brasilis. Inimigo leal, fiel e inimigo de verdade, tanto que aniquilou todos os esportivos que a VW colocou na sua linha de abate. O Passat TS é outro lance. Já o GTi, ou caixinha de sapato, como chamamos aqui, foi, se podemos comparar, o que o Puma foi, na sua existência. Não Teve inimigo à altura, até sair de linha e entrar para a história. Eu amo os três, como filhos. São os carros dos meus sonhos. Claro que estamos falando de carros brasileiros, nem digo nacionais. Porque se sairmos, aí temos que olhar pra Alemanha e Itália. Sobre meu KG, o tenho há doze anos, acho que mais, e esses adesivos retratam todas as trocas de óleo que ele já fez, guincho que o rebocou, e por aí vai. É papagaiado, mas conta a história. A churrasqueirinha (cheese eg) é um modismo recente americano, nunca vi na época, penso que é coisa recente, mas acho bonito pra esconder o escape do KG, o brazuca tem de série, o SP também, logo, pq não os KG? as milhas dianteiras são metagal da época, não é nem cibie, nem arte, nem hella, nem carello, nem nino, nem nada, é Metagal. O odilon tá procurando um par com uma lupa, e as que já encontrou, parecidas, pediram duas mil lágrimas, pra ver o tanto que o troço e disputado. Já o quebra vento, é acessório de época, tenho uma quatro rodas que tem a propaganda, por isso, os 70, vieram com eles de serie, e únicos no mundo. E funciona mesmo. É plenamente funcional. Só conheço outro KG no País com tal acessório. O do Kelsen, porque na época, na concessionária VW comprei as duas unicas peças restantes, e custei pra entender como era montado. Felipe, parabens de novo, mais uma vez, vc sabe tudo de carro. Num quer ser meu amor nao?

Leo Gaúcho disse...

Já tive 3, um 69, um 66, e um 70.Pretendo ter outro, mas só restaurado e não a restaurar.Não entro no merito de discução da originalidade deste carro do JM, nem em relação aos adesivos.Todos eles contam uma parte da historia daquele carro.Sinceramente, nem que este carro tivesse rodas de madeira(em relação a comentários em outro post...)não seria ofuscado pelo brilho que esta pintura ainda tem!Aos anonimos, só digo : INVEJEM!!!!RSRSRSSRR

Ricardo Thome disse...

Concordo com o Odilonx acima. Acho esse carro lindo até o 69. Depois de 70 quando eles mudaram bastante a carroceria, pra mim perdeu o charme.
Em tempo, olha que coisa mais linda esse KG Alemão que o Bellote viu tempos átras.

http://youtu.be/GpQ_OS3FOCs

Felipe Nicoliello disse...

Lembrando que o nosso amigo Mazinho também falou sobre KG em seu blog:

"O Autos Clássicos também já falou de Karmann Ghia.
Veja aqui http://autosclassicos.blogspot.com/search/label/KARMANN%20GHIA"

Luby disse...

gostei foi da soleira da porta do Kg azul estava na conta de colocar em um puma rsrsrsrsr

walter ramos disse...

JM

Lindo seu KG !
Enche os olhos da gente.
Isto me fez lembrar que durante a faculdade , andei muito num KG , de um amigo-irmão que o tem ate hoje. O dele é 66 , vermelho e está impecavel.
Tambem tem um PUMA GTS /76 , vermelho , lindo , que comprou no mesmo ano (1978)que comprei o meu.
Vc é um cara caprichoso. Admiro sua
capacidade de manter essas jóias tão bem tratadas .
Saude para vc aproveitar bem os carangos.

Walter

Luis Wynns disse...

Felipe, eu não entendo nada desses KG, mais tive a pouco tempo na oficina do André aqui em Petrópolis, e ele tem la um KG conversível que todo feito de fibra

Dr. JMM disse...

Walter Ramos, obrigado de coração pelas palavras elogiosas. Vc e seu amigo tem bom gosto, KG e Puma é o que há de melhor no mundo de automóveis. Só falta vc me dizer que gosta de Gol quadrado (GT, GTS e GTi), aí pronto, fecha o espírito de doido que nem o meu. hehehehe.
Manter isso assim é caro e difícil, tem dia que me dá vontade de torrar tudo, mas ainda bem que a noite passa....ABração e obrigado mesmo.

Mazinho Rocha disse...

Felipe, o link correto onde postei sobre o Karmann Ghia é este.
http://autosclassicos.blogspot.com/search/label/KARMANN%20GHIA"
Valeu pela indicação.
Graaaaande abraço!

walter ramos disse...

JM

Minha outra paixão são os Opalas/Caravan/ Diplomata.
Neste aspecto não empatamos , mas nem sempre as coincidencias são identicas .
Apesar disso, nossa amizade virtual, quem sabe pessoal , um dia, saiu-se mais fortalecida .
Grande abraço .

Walter

Luis Wiener disse...

Como um apaixonado por KG's e agora um feliz proprietário de alguns, parabéns pelo post! Acho o PUMA um "meio primo" do KG, cada um em sua época, mas de linhas inquestionáveis em sua beleza.

Daniel Pardo disse...

Eu até gosto do Karmann-Ghia, mas nem sonho com um, no máximo com o jogo de rodas desse 1969, pois um "brinquedo" desses hoje é para poucos, o conversível então, piorou... a propósito... se você realmente quer deixar um Fusca com furação 5 X 205 com visual esportivo (principalmente se ele for da década de 60) é só colocar as rodas desse Karmann-Ghia 1969 nele, o Fusca muda de cara na hora.