quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MAIS UM - GTS 1980

Inaugurando o novo tópico, MAIS UM, em respeito aquelas pessoas que salvam Puma da destruição ou transformação.Vamos defender os dois: Puma Car e Puma concolor (animal), as naturezas agradecem. A natureza do espírito dos pumeiros e a natureza ambiental.
Iniciamos com o GTS 1980 do meu novo amigo Mauro Yamamoto que nos diz:
"Boa noite Felipe, tudo começou assim... O carro estava recém pintado quando comprei... Mas parecia que o pintor usou pincel pra pintar, tudo escorrido, os encosto dos bancos, capota, para-brisa, as placas e até os pneus ele fez questão de pintar. A minha ideia era lixar superficialmente pra tirar os escorridos repintar e polir, mas havia muitas bolhas e comecei a descascar toda a pintura do carro (parecia a pele da gente quando toma muito sol). Havia muito material na carroceria, algumas partes do carro cheguei a contar 8 camadas de tinta e primer, a casca de tinta tinha quase 4 mm. A intenção não era desmontar o carro, mas lixa daqui e lixa de lá até que o carro ficou quase sem tinta. Sei que o certo agora seria desmembrar a carroceria do chassi e aproveitar a oportunidade trocar o assoalho todo, etc., mas vou pular essa parte, pois estou fazendo essa 'reforma' em casa e aqui não há espaço suficiente. Eu não tenho pressa de terminá-lo, já faz um ano que estou mexendo nele, prometo não transformar o Puma em Franknstein..rs... Pretendo deixar o mais perto do original, até as rodas (não sei se são originais do modelo do meu carro), eu fui buscar no fim do mundo. No documento está escrito que é Puma GTS ano 1980 e prá falar a verdade, eu não sei distinguir as diferenças e acessórios, mas sei que aqueles spoiler laterais não são do Puma, eles estavam colados com silver tape, pregados com prego e madeira por baixo e coberto com bastante massa ... Já tratei de arrancar. É isso. Aos poucos vou mexendo nele, lembrando que não sou colecionador, muito menos funileiro e pintor profissional, mas adoro carros antigos de referência do jeito que saiu da fábrica. Leio os tópicos e os comentários em seu site e admiro o capricho que vocês tem pelos carros. Estou enviando algumas fotos ....*aceito críticas ..rs.. e sugestões. Abraços Mauro Yamamoto"
Vamos começar a análise para você Mauro. Já sabe que os spoilers laterais ou saia lateral não existiram, assim como essas tomadas de ar no capô traseiro. Retire essas capas e encontrará os buracos retangulares onde vão fixadas duas grades de plástico em preto, que podem ser encontradas na Super Clar. Sua capota está com problema na armação ou foi mal confeccionada. Faltam as maçanetas de botão encontradas na Skill Emblemas.
Que ótimo, tem as lanternas laterais dianteira originais.
O painel é original, agora esses três instrumentos ABAIXO dos botões não são originais. As teclas à esquerda do acionamento dos faróis parecem não estar em bom estado, mas dê um jeito de recuperá-las, porque está muito difícil de encontrar em bom estado, quem dirá novas. O volante também não é original, você poderá encontrar com o Sergio Ambrogi, o telefone está na coluna lateral do blog em PEÇAS.
Veja que essas tomadas de ar foram acrescentadas no mesmo local das grades de refrigeração originais. O brake light você tira e joga bem longe. As dobradiças do capô traseiro são originais em preto fosco automotivo.
Faltam as capas cromadas dos para-choques (depois fale comigo sobre isso) e as lanternas bi-colores de Kombi. Essas lanternas tem apenas a cor vermelha para lanterna e pisca e translúcidas para a luz de ré. Não existiu lanternas de Kombi para Puma no formato tri-colores, com om pisca âmbar.
As lanternas dianteiras você acha em qualquer loja de motocicletas, a mesma das Honda CG, só a lente, a parte de trás você pode fazer com um soquete para lâmpada de dois filamentos (seta e lanterna, obrigado Sandro pela correção). Existe na fibra da carroceria um furo para encaixe desse soquete.
Os bancos também não são originais, mas poderá falar com o França tapeceiro (telefone na seção de peças), que ele consegue reproduzir um bem parecido, faltando apenas os reclinadores originais. Ele também pode dar um jeito na sua capota e deixá-la original.
A soleira das portas são de borracha que podem ser encontradas na Atlas Acessórios.
Preserve seus vidros com o maior cuidado, porque as reproduções atuais estão péssimas.
Começa assim, sempre lixando, SEM solventes ou lixa d'água, porque eles penetram na fibra e no futuro estouram como bolhas. Mas antes de lixar por completo, deve-se marcas os lugares de bolhas, trincas e pés de galinha, lixar apenas esses locais e recobrir com uma camada de fibra de vidro, que fica um pouco acima da linha da carroceria, para depois ser alisada. Esse procedimento é necessário para dar estrutura a fibra nos locais trincados e evitar futuros problemas. Como você não fez isso, a solução seria laminar o carro inteiro, mas isso é um trabalho muito grande e deve ser feito por profissionais. Agora paciência, você terá que correr o risco.
Nesse estágio atual é importante que não molhe a carroceria e se molhou, deixa a secar ao sol por um mês, sem molhar. Depois aplique em toda a carroceria uma camada de gel primer, que pode ser aplicada com pincel. Espere quinze dias, se ainda não estiver seco, lixe com lixa d' água 200 embebida em uma solução de 50% de água e 50% de detergente de cozinha incolor. Isso quebrará o pegajoso do gel e poderá começar o processo normal de pintura, com aplicação de massa plástica, fundo PU e lixamento. Aí depois do gel a fibra está protegida e pode-se utilizar lixamento com água. Eu particularmente nem isso faço, lixo sempre a seco.
As rodas que você comprou Mauro, infelizmente não são originais do seu ano/modelo do Puma.
Essas rodas são do modelo até 1978, veja aqui Rodas Puma GTE GTS 1976 a 1978.
As rodas que teria que usar seria essas Rodas Puma GTE GTS 1979/80 e GTI GTC. Mas você poderá trocar com alguém, porque a maioria tem rodas do 79 em Puma 77/78 e não tem essas originais de 1976 a 1978, que estão começando a sumir. Não esquecendo que essas rodas de 76 a 78 NÃO tem os raios polidos são somente pintados de cinza.

6 comentários:

smarca disse...

Felipe, apenas uma observação sobre os soquetes das lanternas.

"... a parte de trás você pode fazer com um soquete para lâmpada de dois filamentos ..."

Lanterna de posição e luz de seta.

[ ]s a todos.

Marcos Gagliardi disse...

Estas rodas merecem um trato do mestre Henrique, aí sim viram moeda de troca. O meu GTE 75 está com as rodas zeradas que ele precisa, mas como não sei o mês que ele foi fabricado, nem vou propor a troca, pois possivelmente seria a estrela. Correto Felipe?

Comte. disse...

Sr. Mauro Yamamoto,
Saudações antigomobilísticas. Parabéns,pela boa ação, em restaurar mais um exemplar passível de extinção. Como Deus, e o mestre Felipe, você está em boas maõs.
Daqui dos Estados Unidos meu PUMABRAÇO.
Heriberto.

walter ramos disse...

Mauro

Parabéns pela iniciativa de reformar seu carro .
Apesar de trabalhosa , a missão será recompensadora .
O Felipe seguramente te dará boas e corretas opiniões no passo a passo .

Abraços

Walter

leleco disse...

Olá Mauro, tenho um amigo que possui as rodas de puma 79/80, elas estão restaurada e em perfeito estado, então se vc pudesse restaurar essas suas rodas ele teria real interesse em troca-las com vc. Caso se interesse vou deixar meu e-mail de contato eletriso@hotmail.com.
Obrigado,
Leandro

Bruno Pepper Hee disse...

Mauro,
Tenho um GTS 1978 e estou precisando destas rodas. Se tiver interesse em vender, creio que fica mais facil comprar do que trocar. Abs
bruno.hee@bol.com.br