segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fato de época

O meu amigo Edson Molinaro, nos conta a história do seu primeiro Puma e faz uma solicitação: saber se ainda roda pelo Brasil. Com um número de chassis bonito e fácil de guardar na memória, talvez não seja difícil localizar. GTS 1977 - chasssis SP 1021515. Se alguém for o proprietário, conte-nos como ele está hoje.
"Este Puma GTS 1977 da foto de 1984, me pertenceu desde dezembro de 1983. Gostaria de saber se ele ainda esta rodando?
Comprei este puma com muito sacrifício, pois adorava a marca, além disso meus amigos, que trabalhavam comigo na Eletropaulo, tinham Puma. Foi uma grande busca, porque naquela época eram caros. O meu amigo achou um anuncio no Jornal Primeira Mão e disse: - este deve estar em bom estado. Mas o valor estava acima do que receberia da minhas férias. Ele ligou para dono que disse que Puma estava em estado de zero km, e lá fomos no bairro da Moóca. Lá chegando, encontramos uma casa bem antiga e olhando por cima do muro, o Puma estava coberto com vários panos velhos... Pensamos deve ser outro daqueles.
O dono apareceu e fomos olhar o carro. Disse-nos que ele e o tio restauraram durante meses e que com certeza iriamos ficar com ele. Perguntei porque estava vendendo e disse que perdeu o emprego, pedindo para nós mesmos tirar as coberturas, quando - meus deus - é lindo, ele é meu!
No dia em que fui buscar carro, o dono até chorou e claro eu também, ele me pediu para eu cuidar bem do carro.
Mas no dia 2 de janeiro de 1984, eu estava passando férias em Mongaguá, na casa da minha tia e estacionei o Puma na garagem ao lado, o qual para minha surpresa roubaram as rodas, deixando o Puma no chão. Foi só tristeza, tive que voltar para São Paulo, quase sem dinheiro, em busca de rodas e um amigo emprestou as rodas de um Brasilia. Já em São Paulo devolvi as rodas e sai em busca das rodas originas, que foi muito difícil, mas nunca deixei de amar este carro. Segurei até quanto pude, fiz até muitos trabalhos de topografia em fins de semana, mais não deu, tive que vender.
Por isso gostaria de saber se este Puma ainda existe, depois deste comprei outros: um GTE 1978; GTE 1979 que também tem uma pequena e encraçada história; e o GTE 1977 que esta comigo hoje. Grande Abraço e obrigado. Edson Molinaro"

5 comentários:

Flávio disse...

Observando a copia dos documentos desta Puma Gts,pude observar que já consta nos papeis a denominação "Puma GTS" e não "VW Puma" como nos documentos de minha GTS 79,existe uma explicação para este fato? Será que os meus documentos estão errados?Será que havia diferenças de um estado para outro?Alguem teria alguma explicação ?

Felipe Nicoliello disse...

Flávio,
Nenhuma. Como as mudanças foram muitas aos longos dos anos com o crescimento da jovem indústria automobilística nacional, tudo depende da data de emissão do certificado.
Nessa época o código de fabricante ainda não tinha o padrão adotado posteriormente, quando da inclusão inicial da origem mecânica.

Glauber disse...

Engraçado... Atualizando o valor dessa venda, tomando por base dez/83 até dez/2011, dá R$ 13.962,02, ou seja, menos que um Puma em boas condições vale hoje!

Critério adotado para atualização:
http://www.oabsp.org.br/subs/saoluizdoparaitinga/noticias/tabela-pratica-para-calculo-de-atualizacao

João Pedro Marchina disse...

EDSON, não vou nem entrar em detalhes sobre essa sua pose de galã..... rsrsrs, sou o seu vizinho da lan house, abçs. tb p/ o Felipe

JPMarchina disse...

Atualizando pelo INPC da
R$ 16 348,92, realmente um valor inferior ao de mercado hoje, para um bom PUMA e o interessante é que era um veículo caro em 83, isso demonstra que a economia de um modo geral vive com valores mais altos, normal.