segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fora de área - René Bonnet Djet

Qualquer semelhança é mera coincidência. Claro que nosso GT Malzoni tinha linhagem italiana, portanto muito mais bonito.
O Djet Matra era um carro francês esportivo desenhado por René Bonnet e posteriormente modificado pela Matra. O carro teve vários nomes em sua vida desde 1962 até 1967: René Bonnet Djet, Matra Bonnet Djet, Matra Sports Djet e, finalmente, Matra Sports Jet.
O carro começou como René Bonnet Djet (mais tarde conhecido como Djet I) em junho de 1962. Esse carro foi nomeado Djet, porque Bonnet pensou que os franceses não poderiam pronunciar a palavra jato corretamente.
Era alimentado por um motor 1108 cc do Renaut 8, com uma velocidade máxima de 165 km / h e no Djet II, com um motor de Gordini chegava até 190 km / h. A fibra de vidro da carroceria foi feita pela Matra e colada em um chassis de aço. Ele tinha um design muito moderno, com freios a disco e suspensão independente, com triângulos e molas helicoidais. Um esportivo para duas pessoas, não havia banco traseiro, porque o motor ocupou esse lugar. O carro media 3,80 m de comprimento por 1,40 m de largura e 1,15 m de altura, pesando apenas 600 kg. Fabricaram 198 Djet Bonnet durante os dois anos antes da Matra assumir a Automobiles René Bonnet, e o carro tornou-se o Djet Matra em 1964, com mais 1491 veículos produzidos até a produção final em 1968.
 

6 comentários:

Marcos Gagliardi disse...

Parece muito com o Alpine - Interlagos.

Comandante disse...

Caro mestre Felipe,
Saudações antigomobilísticas.
O que V.Sa. achou da adaptação do suporte de placa dianteiro que fiz para o meu Puma ?
- Estarei em Sampa, na proxima semmana, o que queres de Natal ?
Grande abraço,
Heriberto.

Anônimo disse...

PARECE UMA MISTURA DE INTERLAGOS BERLINETA E MALZONI...RSRSRS.

Glauber disse...

Eu sempre gostei do design francês e, já pedindo desculpas por discordar da maioria, gostei desse carro do mesmo modo que gostei do CG Spider já publicado aqui! Muito bonito!

Anônimo disse...

Esse carro tem um valor histórico, já que foi o primeiro carro com motor central. Bonnet montou o bloco propulsor da Renault invertido, com o motor à frente do eixo traseiro. Quando foi apresentado a imprensa o classificou como um fórmula 3 para o uso no dia a dia.

Abracos,
Christian

gabriel disse...

qualquer semelhança não e mera coincidencia, mais que isso teria melhorado nossa interlagos teria, mais ai são outros quinhentos.
um abraço a todos