quarta-feira, 9 de maio de 2012

Foto de época

Que tal um Puma GT 1500 de surfista? Era assim que eles carregavam suas pranchas de surf, com racks fortes, grotescos atualmente, mas era o que havia de melhor. Uma das coisas mais comum era no mínimo arranhar a tinta da carroceria, mas ter um rack para prancha dava status, não pelo rack, e sim por ser surfista. Agora fico imaginando como esse cara prendeu esse rack em um Puma, já que a calha dele era de alumínio, fina como uma cartolina. Em uma estrada isso sairia voando, como vi alguns casos de racks mal fixados ou pranchas em posição errada.
Outro detalhe interessante na foto são as rodas "bolo de noiva" tala 7" na dianteira e 9" na traseira. Como não existiam pneus bem largos, sobrava roda, ficando com o pneus "azeitonados" (formato de azeitona). Além disso tudo, o Puma estava rebaixado, sempre mais na traseira que na dianteira. Isso era carro de "boy" do final dos anos 60 e início dos 70. Até aproximadamente 1972 era essa configuração, depois passou a ser rebaixado por igual e a partir de meados dos 70, com novas medidas de pneus maiores, a frente despencou.
Imagem cedida pelo meu amigo Edson Molinaro.

8 comentários:

Luby disse...

e já sem as bolhas coisa que era moda na epoca, a instalção do rek foi coisa de ninja mesmo...
abs

Anônimo disse...

Ola felipe

O carro da foto é meu Puma 1969,fotografado no Guarujá em 1977.O rack foi instalado por mim mesmo e não era fixado na calha,pois ela não aguentaria o peso da prancha.Era preso no proprio teto e apoiado em calços de borracha para preservar a pintura.Hoje esse carro disputa o Campeonato Paulista,correndo na Copa Clássicos de Competição,pilotado por meu filho Carlos.

Forte abraço

Pedro Eduardo

GP Oficina Mecânica disse...

Pois Felipe...

Como dito pelo meu pai no comentário acima...

Conheço essa foto!!!

A propósito, meu pai que me corrija, mas na traseira as rodas são as castelinho.

Abraço
Carlos Eduardo Szépkúthy

Felipe Nicoliello disse...

Legal Pedro ver a imagem do seu Puma bem mais jovem. Não mudou quase nada, parabéns por sempre usá-lo e com muita conservação. o Puma já esteve em alguns desfiles do Puma Clube.

Carlos, fiquei na dúvida da roda dianteira, parecendo ser a "castelinho", mas o copinho se assemelha mais com a "bolo de noiva". Pode ser que as quatro eram "castelinho", se as primeiras dessas rodas tiveram o miolo com mais furos.

Pedro vc não lembra?

Anônimo disse...

Felipe,

As rodas são castelinho,7x13 na frente e 9x13 atrás.Ainda estão conosco,porém em outro Puma 1969 que estamos restaurando.

Pedro Eduardo

Felipe Nicoliello disse...

E Pedro, vc era "boy" mesmo: Puma, rebaixado, rodas castelinho, prancha de surf... era tudo que um jovem moderno queria ou como se dizia na época, vc era "prá frente".

Para os jovens com carros "mexidos", os playboys, as rodas "castelinho" eram mais desejadas que as "bolo de noiva".

Anônimo disse...

Felipe

Eu procurei viver da melhor maneira possivel os momentos que este carro me proporcionou,e foram muitos e muito bons.Pelo jeito meu filho herdou essa paixão pelo Puma,pois ele tambem está aproveitando essa boa fase.

Pedro Eduardo

Daniel Pardo disse...

Essa moda de "sobrar roda" está em alta hoje outra vez, só que agora se fala "pneus stretch" e se tem a mania ridícula de "pregar" o carro no chão, eu não tenho nada contra quando o caboclo usa suspensão a ar, pois pelo menos dá pra regular a altura por controles de dentro do carro, o problema é quando a suspensão e fixa (se rebaixa o carro mexendo na própria suspensão mesmo) e o cara não tem a medida do quanto se deve rebaixar um carro, ai como eu disse antes, fica ridículo.