segunda-feira, 11 de junho de 2012

Puma de Amigo - GTS 1979/80 vermelho

O Puma GTS é do meu amigo Glauber Acquati, de Brasília-DF. Ele fez uma série de fotos depois da restauração, com suas explicações.
Visão geral do carro. Os retrovisores ainda me incomodam, apesar de eu os achar bonitos. Estou conversando com o Edward Champoski para substituí-los, ele está fazendo uma reprodução do original do ano.
Visão lateral, com muito brilho!
Visão geral da traseira do carro.
Visão geral do carro, com capota fechada.
 
Visão geral da porta e do cinto de segurança. Note que a lateral tem a costura eletrônica original. Encontrei esse item com o Tiago Furlan, de São Paulo:lateraiscia@gmail.com e recomendo, material muito bom! Haverá outras fotos mais adiante.
Visão geral do interior, com volante, instrumentos e botõezinhos de painel originais. Note que o console não é do 79/80, mas do modelo exportação 1981, com relógio e tudo. Essa concessão eu fiz porque acho esse console muito bonito, não resisti. A manopla do câmbio também é do modelo mais antigo.
Detalhe da fechadura original, pintada nos padrões do ano, de preto fosco, com miolo cromado. As chaves são as originais do ano.
Detalhe do painel, do câmbio, do relógio análogo e do carpete "cabelo de nega", reformado pelo Euclides, de Brasília, com estoque de época.
Detalhe dos cintos originais.
Visão geral do interior, com bancos, console, rádio Roadstar e quebra-ventos, tudo restaurado.
Lateral da porta direita em detalhe com costura eletrônica.
Botões em detalhe, com o perdão pelo reflexo do sol.
Botões de acionamento dos faróis, luz do painel e luz de cortesia, no GTS.
Visão geral do motor.
Porta-filtro de ar do carburador que eu achei em um Fusca, em detalhe.
Visão geral do motor, pela lateral, mostrando a bateria.
Detalhe da tinta do capô traseiro descascando. A pintura deve ter sido feita por cima do quantil original, pela granulação dele que está embaixo da tinta, é bem miúda. No futuro, vou raspar tudo para deixar o original inteiramente à mostra.
Visão geral do interior.
Carpete visto de perto, com a granulação em detalhe.
Trava de porta que eu comprei na Skill Emblemas.
Foto mal tirada do reclinador original do banco, em detalhe.
Visão geral do interior do carro.
Mais uma visão geral do painel, com o toca-fitas Roadstar em destaque.  
Detalhe da marca Puma nos vidros originais.
Foto mal tirada da luz de cortesia (que funciona).
A foto também não ficou boa, mas eu tentei mostrar onde instalei as caixas de som. Fiz uma estrutura de madeira por baixo do painel, para não precisar cortar as portas e não abrir mão das bolsas laterais. Ficou muito bom. 
Bolsas laterais (portas-mapas) que pude preservar ao instalar as caixas de som embaixo do painel.
Detalhe externo da fechadura. 
Visão geral do interior, sem sol. A foto ficou mais nítida. 
Visão geral dos bancos, com os cintos, console, manopla do câmbio, lateral da porta e volante, originais ou restaurados nos padrões originais.
Interior antes da restauração, para vocês verem a diferença!
Novamente os vidros com a marca original, em detalhe, desta vez de fora pra dentro. 
Instrumentos de painel. Aqui quero fazer uma observação. O velocímetro foi restaurado na MIP. O conta-giros é original. Repare na carinha do Puma. No velocímetro, as linhas estão grosseiras, a restauração não ficou perfeita. No original (conta-giros) as linhas são bem fininhas, o emblema fica bem claro. Eu quase restaurei todos os instrumentos. Acabei de última hora optando por restaurar só o que estava muito ruim. Ainda bem! Eu ainda vou encontrar um restaurador que refaça esse velocímetro.  
O marcador de combustível não foi restaurado, também está bom. 
O instrumento de medir pressão foi restaurado, a carinha puma está com linhas grosseiras. 
O medidor de temperatura não foi restaurado e está com as linhas mais finas, nos padrões originais. 

13 comentários:

Marcos Gagliardi disse...

Parabéns Glauber, belo Puma.

Comandante disse...

Caro Glauber.
Saudações antigomobilísticas.
Parabéns pela bela restauração. Sigo a mesma filosofia, manter a originalidade a cima de tudo.
Um PUMABRAÇO.
Heriberto.

branquinho disse...

Parabéns Glauber, quero fazer o mesmo que você, obrigado pela inspiração! Abraços, Branquinho

Glauber disse...

Poxa, Felipe, obrigado pela honra de publicar as fotos do meu carrinho! Sem o Puma Classic a restauração não seria possível. Foi-me útil especialmente o post da Puma do Carlos Tatu, a que remeto todos, como referência.

Obrigado também aos leitores pelos comentários. Se alguém estiver restaurando e precisar saber onde eu consegui as peças, pode me escrever: glauber_f_acquati@yahoo.com.br

Pra quem for de Brasília, aviso que o Euclides tem carpete pra mais dos carros, só. Depois, acabou.

Felipe, me tire só uma dúvida. Você disse que as Pumas 79 e 80, que vinham com o painel injetado, poderiam tê-los substituídos na própria concessionária, pelo revestido. Será que o meu é um desses casos? O material que reveste o painel é um vinil parecido com o que fica atrás dos bancos... Por baixo, acho que ele é de fibra. Desconfio que ele foi colocado depois, mas meu tapeceiro disse que só uma máquina especial poderia ter deformado esse vinil para que ele encaixasse, sem costuras, no vinco dos instrumentos... E disse também que o vinil está muito velho para ter sido colocado depois, deve ser original. Fiquei sem saber!

Abraço a todos!

Glauber

Chicopuminha disse...

Glauber.
Tenho uma GTC 81 que está em fase final de restauração. Preferi manter os intrumentos originais; claro que o tempo é implacável e os filetes em amarelo, vermelho e branco perderam o brilho. Acredito que foi uma forma de mantê-los como sairam da fábrica. Peço licença ao Felipe para indicar outra opção, além da MIP é na Rua da Mooca, 3361, fone 2601-4049 (Edson) que fique bem claro: a troca de informação é fundamental acresdito, que essa é a maior intenção do Felipe com seu blog. Não tenho nem amizade com os donos e que na época, meu marcador de tenperatura estava "queimado" por instalação elétrica errada e o levei para conserto por indicação do meu amigo Jorge. Em outra oportunidade quando da restauração de um Bianco, seus instrumentos ficaram cópias perfeitas ao original. Em relação ao painel, o meu saiu injetado e com o tempo ele ressecava, empenava e o porta luvas quebrava na base. Razão pela qual, optei pelo de fibra.

Felipe Nicoliello disse...

Glauber,
A moderna Puma, em 1979 já fazia seus recall por conta própria, como diz meu amigo Ronaldo, ex-engenheiro chefe da Puma, era o recall silencioso da Puma. AH eu ia comentar mas deixa prá lá, aqui muitos não leem, vou fazer uma matéria.

Chico, antes de todos eu sou o primeiro da dar nomes e dicas para todos, sempre com muito critério, de profissionais bons e o melhor que possamos ter no momento. Claro que se existirem outros, o canal está aberto para divulgação, como também para reclamação, porque o que mais interessa são os proprietários de Puma satisfeitos, sempre em primeiro lugar.
Mas arrume seu comentário pq ficou confuso, a MIP é na Av. Tancredo Neves e a pessoa que vc indicou, creio eu, é na Rua da Moóca, correto? Ou eu que não entendi.

Anônimo disse...

voce já transou dentro desse carro?

Ary Cleynes Baptista dos Anjos disse...

Caro Glauber,

Já vi esse seu carro circulando pelas ruas de Brasília e também lá na casa noturna Toca das Gatas em Samambaia, às quartas-feiras.

Ficou esselente. Ainda não tive oportunidade de parabenizá-lo ao vivo, mas conversei duas vezes com o Marcão, seu companheiro. Ele também me contou que está incomodado com os espelhinhos mas que em breve vocês irão trocar por outros mais elegantes.

Se puder, me convide um dia para dar uma volta.

Um pumabraço do admirador Ary

Ricardo Martins disse...

Esse carro do Glauber é um barato, especialmente nessa época do ano que naõ chove em Brasília e dá pra andar de capota aberta, ouvindo fita k7 do Ultraje a Rigor.

Glauber disse...

Ahahaha... Boa, Ricardo! Hoje eu vim trabalhar de capota abaixada ouvindo a fita K7 original do Lies, do Guns'n Roses!

Chicopuminha disse...

Felipe, obrigado.

A quem possa interessar.

O endereço (acima indicado) é o da Painel Center e não o da MIP.

TKS

tom disse...

Parabéns, Glauber, pela restauração. É sempre louvável quando se busca deixar o carro o mais original possível.
Um abraço
tom

Daniel Pardo disse...

Olhando para esse Puma, já me veio na cabeça o ronco grave do motor emitido pelo escapamento Kadron característico dos Pumas.