O Puma GTS é do meu amigo Glauber Acquati, de Brasília-DF. Ele fez uma série de fotos depois da restauração, com suas explicações.
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Visão geral do carro. Os
retrovisores ainda me incomodam, apesar de eu os achar bonitos. Estou
conversando com o Edward Champoski para substituí-los, ele está fazendo uma
reprodução do original do ano. |
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Visão lateral, com muito brilho!
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Visão geral da traseira do
carro. |
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Visão geral do carro, com
capota fechada. |
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Visão geral da porta e do cinto
de segurança. Note que a lateral tem a costura eletrônica original. Encontrei
esse item com o Tiago Furlan, de São Paulo:lateraiscia@gmail.com e recomendo, material muito bom!
Haverá outras fotos mais adiante.
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Visão geral do interior, com
volante, instrumentos e botõezinhos de painel originais. Note que o console não
é do 79/80, mas do modelo exportação 1981, com relógio e tudo. Essa concessão
eu fiz porque acho esse console muito bonito, não resisti. A manopla do câmbio
também é do modelo mais antigo.
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Detalhe da fechadura
original, pintada nos padrões do ano, de preto fosco, com miolo cromado. As
chaves são as originais do ano. |
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Detalhe do painel, do câmbio, do
relógio análogo e do carpete "cabelo de nega", reformado pelo Euclides, de
Brasília, com estoque de época.
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Detalhe dos cintos originais.
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Visão geral do interior, com
bancos, console, rádio Roadstar e quebra-ventos, tudo restaurado.
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Lateral da porta direita em
detalhe com costura eletrônica.
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Botões em
detalhe, com o perdão pelo reflexo do sol.
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Botões de acionamento dos
faróis, luz do painel e luz de cortesia, no GTS.
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Visão geral do motor.
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Porta-filtro de ar do carburador que eu achei em um Fusca,
em detalhe.
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Visão geral do motor, pela
lateral, mostrando a bateria.
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Detalhe da tinta do capô
traseiro descascando. A pintura deve ter sido feita por cima do quantil
original, pela granulação dele que está embaixo da tinta, é bem miúda. No futuro, vou
raspar tudo para deixar o original inteiramente à mostra.
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Visão geral do interior. |
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Carpete visto de perto, com a
granulação em detalhe.
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Trava de porta que eu comprei na Skill Emblemas.
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Foto mal tirada do reclinador original do banco,
em detalhe.
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Visão geral do interior do
carro.
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Mais uma visão geral do
painel, com o toca-fitas Roadstar em destaque.
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Detalhe da marca Puma nos vidros originais.
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Foto mal tirada da luz de
cortesia (que funciona).
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A foto também não ficou boa, mas
eu tentei mostrar onde instalei as caixas de som. Fiz uma estrutura de madeira
por baixo do painel, para não precisar cortar as portas e não abrir mão das bolsas laterais. Ficou muito bom.
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Bolsas laterais (portas-mapas) que pude preservar ao
instalar as caixas de som embaixo do painel.
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Detalhe externo da fechadura.
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Visão geral do interior,
sem sol. A foto ficou mais nítida.
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Visão geral dos bancos, com os
cintos, console, manopla do câmbio, lateral da porta e volante, originais ou
restaurados nos padrões originais.
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Interior antes da restauração,
para vocês verem a diferença!
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Novamente os vidros com a marca
original, em detalhe, desta vez de fora pra dentro.
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Instrumentos de painel. Aqui
quero fazer uma observação. O velocímetro foi restaurado na MIP. O conta-giros
é original. Repare na carinha do Puma. No velocímetro, as linhas estão
grosseiras, a restauração não ficou perfeita. No original (conta-giros) as
linhas são bem fininhas, o emblema fica bem claro. Eu quase restaurei todos os
instrumentos. Acabei de última hora optando por restaurar só o que estava muito
ruim. Ainda bem! Eu ainda vou encontrar um restaurador que refaça esse
velocímetro.
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O marcador de combustível não foi restaurado, também está bom.
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O instrumento de medir pressão foi restaurado, a carinha puma está com linhas grosseiras.
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O medidor de temperatura não foi restaurado e está com as linhas mais finas, nos padrões originais.
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13 comentários:
Parabéns Glauber, belo Puma.
Caro Glauber.
Saudações antigomobilísticas.
Parabéns pela bela restauração. Sigo a mesma filosofia, manter a originalidade a cima de tudo.
Um PUMABRAÇO.
Heriberto.
Parabéns Glauber, quero fazer o mesmo que você, obrigado pela inspiração! Abraços, Branquinho
Poxa, Felipe, obrigado pela honra de publicar as fotos do meu carrinho! Sem o Puma Classic a restauração não seria possível. Foi-me útil especialmente o post da Puma do Carlos Tatu, a que remeto todos, como referência.
Obrigado também aos leitores pelos comentários. Se alguém estiver restaurando e precisar saber onde eu consegui as peças, pode me escrever: glauber_f_acquati@yahoo.com.br
Pra quem for de Brasília, aviso que o Euclides tem carpete pra mais dos carros, só. Depois, acabou.
Felipe, me tire só uma dúvida. Você disse que as Pumas 79 e 80, que vinham com o painel injetado, poderiam tê-los substituídos na própria concessionária, pelo revestido. Será que o meu é um desses casos? O material que reveste o painel é um vinil parecido com o que fica atrás dos bancos... Por baixo, acho que ele é de fibra. Desconfio que ele foi colocado depois, mas meu tapeceiro disse que só uma máquina especial poderia ter deformado esse vinil para que ele encaixasse, sem costuras, no vinco dos instrumentos... E disse também que o vinil está muito velho para ter sido colocado depois, deve ser original. Fiquei sem saber!
Abraço a todos!
Glauber
Glauber.
Tenho uma GTC 81 que está em fase final de restauração. Preferi manter os intrumentos originais; claro que o tempo é implacável e os filetes em amarelo, vermelho e branco perderam o brilho. Acredito que foi uma forma de mantê-los como sairam da fábrica. Peço licença ao Felipe para indicar outra opção, além da MIP é na Rua da Mooca, 3361, fone 2601-4049 (Edson) que fique bem claro: a troca de informação é fundamental acresdito, que essa é a maior intenção do Felipe com seu blog. Não tenho nem amizade com os donos e que na época, meu marcador de tenperatura estava "queimado" por instalação elétrica errada e o levei para conserto por indicação do meu amigo Jorge. Em outra oportunidade quando da restauração de um Bianco, seus instrumentos ficaram cópias perfeitas ao original. Em relação ao painel, o meu saiu injetado e com o tempo ele ressecava, empenava e o porta luvas quebrava na base. Razão pela qual, optei pelo de fibra.
Glauber,
A moderna Puma, em 1979 já fazia seus recall por conta própria, como diz meu amigo Ronaldo, ex-engenheiro chefe da Puma, era o recall silencioso da Puma. AH eu ia comentar mas deixa prá lá, aqui muitos não leem, vou fazer uma matéria.
Chico, antes de todos eu sou o primeiro da dar nomes e dicas para todos, sempre com muito critério, de profissionais bons e o melhor que possamos ter no momento. Claro que se existirem outros, o canal está aberto para divulgação, como também para reclamação, porque o que mais interessa são os proprietários de Puma satisfeitos, sempre em primeiro lugar.
Mas arrume seu comentário pq ficou confuso, a MIP é na Av. Tancredo Neves e a pessoa que vc indicou, creio eu, é na Rua da Moóca, correto? Ou eu que não entendi.
voce já transou dentro desse carro?
Caro Glauber,
Já vi esse seu carro circulando pelas ruas de Brasília e também lá na casa noturna Toca das Gatas em Samambaia, às quartas-feiras.
Ficou esselente. Ainda não tive oportunidade de parabenizá-lo ao vivo, mas conversei duas vezes com o Marcão, seu companheiro. Ele também me contou que está incomodado com os espelhinhos mas que em breve vocês irão trocar por outros mais elegantes.
Se puder, me convide um dia para dar uma volta.
Um pumabraço do admirador Ary
Esse carro do Glauber é um barato, especialmente nessa época do ano que naõ chove em Brasília e dá pra andar de capota aberta, ouvindo fita k7 do Ultraje a Rigor.
Ahahaha... Boa, Ricardo! Hoje eu vim trabalhar de capota abaixada ouvindo a fita K7 original do Lies, do Guns'n Roses!
Felipe, obrigado.
A quem possa interessar.
O endereço (acima indicado) é o da Painel Center e não o da MIP.
TKS
Parabéns, Glauber, pela restauração. É sempre louvável quando se busca deixar o carro o mais original possível.
Um abraço
tom
Olhando para esse Puma, já me veio na cabeça o ronco grave do motor emitido pelo escapamento Kadron característico dos Pumas.
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