quarta-feira, 13 de junho de 2012

Puma de corrida - Alfazoni

Conversando com meu amigo Mário Estivalét sobre a foto da publicação anterior, ele me perguntou sobre  aquela foto, reproduzida uma parte dela abaixo: - Eram dois Malzoni mesmo ou era o Malzoni #99 e o Alfazoni? Reparando melhor e pela grande abertura dos para-lamas traseiros, trata-se realmente do Alfazoni, já que não dá para ver a frente desse carro na foto, onde teria o emblema cuore da Alfa. 
O Alfazoni era um protótipo, com chassis e mecânica Alfa Romeo e carroceria de GT Malzoni, que correu nos anos 60. Por isso vemos as enormes rodas, principalmente na traseira, local da tração do carro. O sugestivo nome dado ao protótipo, a mistura de Alfa com Malzoni, o tornou singular, marcando a história no automobilismo nacional.
Foto Sidney Cardoso
Nos comentários do blog do Flavio Gomes, em junho de 2006, o ex-piloto carioca Sidney Cardoso fez o seguinte comentário: Este Alfazoni tinha uma característica interessante, foi a primeira vez que corri com um carro com esta característica. Ele possuía diferencial autoblocante, ou seja, quando você entrava numa curva e o carro tombava para um lado a roda do outro lado que ficava no ar não rodava mais rápido do que a que ficava no chão. As duas rodavam na mesma velocidade e isso, aumentava muito sua estabilidade.
Confesso que foi o carro que levei mais tempo para achar seu limite. Só depois de umas 15 voltas.
Este diferencial autoblocante fazia uma diferença enorme.
Este carro tinha um pequeno problema crônico de refrigeração. Então, o Abelardo Aguiar deixava a tampa do capô aberta com uns quatro dedos.
Por segurança, o capô abria ao contrário, isto é, perto do pára-brisas.
Acontece que muitas vezes, com ele Abelardo e, não foi diferente comigo nessa corrida, como saía ar quente do motor e entrava em contato com o vidro o pára-brisas não aguentando se espatifava todo.
O Alfazoni participou do Campeonato Carioca de Automobilismo em agosto de 1969, pilotado por José Moraes. Veja a reportagem no site Formula Vê do meu amigo Estivalét.
Depois o Alfazoni acabou parando nas mãos do Viola, do Rio de janeiro, que o restaurou e participa de provas de regularidade. As fotos abaixo são do meu amigo Hélio "Luby" Mendonça. A primeira foto, o Alfazoni já restaurado, com rodas alargadas de Alfa Romeo. Ficou lindo, pena não ter mais as maçanetas de Fusca, próprias dos Malzoni.
 Aqui nessas outras fotos, o carro com rodas modernas, perdendo um pouco sua característica de época.
 

3 comentários:

sandrogte disse...

Cadê o ESPARTANOOOOO!!!!!!!!!!!
O projeto furou?

Marcos Gagliardi disse...

Falta verba pra terminar...

Luby disse...

Pelo que me consta felipe o amigo Viola esta com o carro ate hoje...
abs
Helio Mendonça