quarta-feira, 18 de julho de 2012

Distribuidor Centrífugo

Nos motores a ar fabricados pela Volkswagen utilizavam o distribuidor à vácuo total, apenas os modelos Kombi utilizavam os distribuidores centrífugos, por exigir eficiência em torque e baixa rotações. 
Mas com adoção da dupla carburação esse vácuo cai consideravelmente, passando do ponto de tomada do vácuo do carburador, de quatro cilindros para dois. Testes práticos provaram que com o distribuidor de avanço centrífugo absoluto, obtêm-se curvas de aceleração muito mais homogêneas, principalmente nas baixa rotações.  Por isso que a Puma desde o início da fabricação dos Puma VW sempre utilizou os distribuidores Bosch VJR4BRD5 de avanço centrífugo total, já que todos os Puma VW tem dupla carburação. Abaixo a foto de um motor Puma de 1975 original.
Alguns mecânicos se acham "professores" do assunto e uma das coisas mais corriqueiras é a substituição do distribuidor pelo de avanço à vácuo, como na foto abaixo de um motor de 1980 original, apenas com essa modificação.
É fácil conhecer os dois tipos de distribuidores, o vácuo tem um "copo" de metal acoplado, já o centrífugo é liso. 
Depois, quando a Volkswagen colocou dupla carburação em linha em seus motores, mudou o distribuidor para um misto a vácuo e centrífugo, nesse caso o "copo" é menor.

10 comentários:

Flávio disse...

Sempre tive dúvidas sobre este assunto! Pelo que pude perceber o distribuidor centrifugo é mais apropriado para a configuração de motor dos Puma.
A minha GTS possui distribuidor a vácuo e ignição eletrônica,eu poderia usar o distribuidor centrifugo total e continuar usando a mesma ignição eletrônica?

Faço esta pergunta pois hoje é difícil regular o ponto do motor pois primeiro temos que usar a pistola ponto e depois andar com o carro e fazer o acerto fino manualmente.

Glauber disse...

Felipe, algumas Pumas, como a minha, têm uma "panela" como essa na frente dos carburadores, não do distribuidor. Você sabe o que é isso e se é original?

Fale da peça que está na 17a foto desta reportagem:

http://www.pumaclassic.com.br/2012/06/puma-de-amigo-gts-197980-vermelho.html

Abraço!

JPMARCHINA disse...

Como sempre, muito esclarecedor, obrigado!

Paoluccio disse...

Felipe, obrigado pela dica,
a minha laranja mecanica 72 esta com à
vácuo e vou colocar o original,
Abraços,
Paoluccio

Felipe Nicoliello disse...

Flávio,
Depende da sua ignição, mas não tem distribuidor centrífugo para ignição eletrônica, esse que está no seu carro, deve ser aquele tipo que tem os dois sistemas, a vácuo e centrífugo, distribuidores mais modernos.
Glauber,
Essa "panela" em cada carburador são os afogadores automáticos. Não lembro o ano, mas a VW aboliu o sistema de cabo para o afogador e colocando esse sistema.

Milton disse...

Felipe
Ainda é possível encontrar um distribuídor centrífugo se eu quiser substituir o à vácuo?
abraços

Luby disse...

No ML vira e mexi aparece usado pra vender, no balcão estão vendendo um bem barato, que pela foto parece ser um centrifugo, otima materia como sempre Felipe..
abs

milton disse...

Muito obrigado, Luby.
abraços

Glauber disse...

Obrigado, Felipe!
Esse sistema que a VW inseriu é original para Puma também?
Um abraço e novamente parabéns pelos detalhes da matéria...

Daniel Pardo disse...

Esse distribuidor de avanço centrífugo era usado nas Kombis 1200.