quarta-feira, 4 de julho de 2012

Puma de amigo - GTS 1980 Kai-Uwe

O Puma GTS 1980 agora é do meu amigo Kai-Uwe. Interessante que ele me procurou para ajudar a comprar um Puma conversível. Olha daqui, eu não aprovo, olha de lá e também não. Até que apareceu com esse carro. Mesmo por fotos aprovei, principalmente pelo preço, muito bom.  O Kai-Uwe (nome alemão), não entendia nada de Puma, mas está aprendendo muito rápido. No dia seguinte de pose do Puma fizemos a vistoria para placa preta. Para meu espanto, o Puma está mais original que eu imaginava.
 Bem alinhado e por milagre, com as lanternas traseiras corretas, sem a cor âmbar na lâmpada de sinalização de direção.
 Apesar da capota não estar cem porcento, sua aparência agradou de imediato. Rodas corretas, pintura boa e postura levemente baixa na dianteira, devido ao peso da idade na suspensão dianteira.
 Os faróis amarelos que foram moda de 1974 a 1982, não desclassifica o carro, apenas perde pontos. O emblema cara da fera na dianteira, correto na cor preta, assim como limpadores e brucutu.
 Para os exigentes, as lanternas originais é o primeiro alvo da visão, mas subindo um pouco o olhar...
 ... O emblema original em plástico ABS. Apenas as dobradiças do capô foram substituídas por outras cromadas.
 No motor também mais espanto, porta filtros originais, apenas pintados de preto, quando deveriam ser na cor alumínio. Distribuidor centrífugo original, mas o sistema de aceleração substituído pelo do Brasília.
 No porta-malas apenas o tanque foi trocado e quando compramos um tanque novo, ele vem pintado de preto. A cor correto já foi publicada aqui com a devida formula. O Kai-Uwe vai mandar pintar.
 Parecia a casa do espanto, agora olhando o estepe, ainda o original Pirelli CN36.
 Internamente é o local mais modificado. O volante é um alternativo, que atualmente já foi substituído pelo original.
 E mais espanto, o painel injetado ainda original e em perfeita condições. A tampa do porta-luvas foi substituída pela tampa do modelo anterior, ação que muitos proprietários fizeram e de graça, em um recall silencioso da Puma, porque não gostaram da baixa qualidade da nova tampa. O console original, apenas com um ascendedor de cigarros moderno, em local que nunca existiu.
 De repente o Kai-Uwe pega o cinto de segurança com a maior normalidade e meus olhos arregalaram: - São os originais!!! Ele não entendeu nada, porque não sabia que mais da metade dos Puma existentes já perderam esse equipamento original, sendo substituído por modelo moderno.
 No final das contas, sem ter feito nada no Puma, a pontuação da avaliação para placa preta atingiu 83 pontos e já é um novo placa preta na cidade. Mesmo assim, os espelhos já foram comprados e estão sendo substituídos e logo os bancos serão novo alvo do meu amigo. Para quem queria um conversível para passear, suas atitudes são bem diferentes, acho que o bichinho de coleção mordeu ele.

11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao amigo Kai, belo começo, sorte também acompanha o bom gosto e competencia, me identifiquei muito com o amigo, também comecei assim.

Bruno Martins. disse...

está simplesmente lindo o carro, além da originalidade comentada no post, a capota e a pintura me chamou a atenção também, ambos em perfeito estado!

Glauber disse...

Poxa, você ameaçou mas não disse quanto ele pagou, rsrsrs! Fiquei curioso!

Excelente carro. Há detalhes simples de resolver, como a maçaneta dos vidros.

Os bancos são difíceis de encontrar, os meus me deram um trabalhão... a não ser que ele mande fazer do zero!

Agora, os espelhos serão substituídos por que? Esses não são os originais? (Eu e minha obsessão com os espelhos!)

Parabéns ao proprietário! Eu gostei muito dos faróis amarelos, dão um toque muito especial de época, eu não trocaria.

Glauber disse...

Aliás, pessoal, pra quem tiver coragem de gastar essa grana (eu não tenho!), vejam o que há no mercado livre: um jogo de quatro cn36!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237754106-rodas-s9-de-antalho-com-cn36-puma-fusca-brasilia-variant-_JM

milton disse...

Felipe, os faróis amarelos não são acessórios de época? Quantos pontos este item tira na inspeção? E os piscas brancos também tiram pontos na inspeção, certo?
abraços

Artur disse...

Lindo Puma, parabens!! Tambem gostaria de saber o valor que foi pago, por curiosidade.

Felipe Nicoliello disse...

Tatu,
Vc é outro rabudo, por isso se identificou.
Bruno,
Apesar da pintura não ser nova, ainda está perfeita.
Glauber,
Esses espelhos são daqueles bem popular, que custam 20 merecas. Os originais desse modelo são os raquetes, mas o Kai-Uwe comprou os modelos copinhos, que gosta mais, do Edward de Curitiba.
As maçanetas ele já trocou pelas originais.
Milton,
Os faróis eram acessórios de época, mas não acessório de fabrica e o que vale é somente os de fabrica.
Perdem poucos pontos, porque seu formato e concepção são as mesmas dos opcionais de fabrica Cibié Bi-iôdo. As mudança da coloração das lanternas também tem a mesma analise e perde somente pontos. Para vc ter ideia, o GTS prata foi avaliado pelo mais crítico avaliador do Puma Clube, Marco "Caxias" Rinaldi e descontou muitos pontos do coitado, principalmente da parte interna, que ainda era original de fabrica, não tinha sido restaurada antes da vistoria. Com tudo isso, mais o Caxias, ele conseguiu 83 pontos. Só nas lanternas e faróis descontaram 4 pontos dos 5 possíveis, ou seja nota 1, que para mim foi um absurdo, poderia muito bem ter tido nota 3. Reclamei, entrei com uma revisão junto ao presidente do Puma Clube, que em 2008 era eu mesmo, mas não teve jeito, os avaliadores são soberanos.

Felipe Nicoliello disse...

Artur,
Esqueci de te responder. Ele pagou pelo Puma R$ #%¨&*+]=*&¨%,#@. Serio?

Artur disse...

Hahahah uma pechincha!!

walter ramos disse...

Felipe:

Tire minhas dúvidas.

Quais então eram farois originais de fabrica? Sealed Beam?
Outra duvida:
Carburação esportiva é item excludente para PP? Tira pontos do carro?
Pneus com mesmo diametro , porem com medidas diferentes de largura e altura tambem tiram pontos ?

Grato .

Walter

Felipe Nicoliello disse...

Walter,
Os faróis originais eram Sealed Beam e como opcionais os blocos óticos com lâmpadas de iôdo: Bi-iôdo Cibié.
Se mudar a carburação no Puma será excludente, ou seja, ao invés de dupla colocar carburador único. O bom que o Puma tinha opcional de dupla 40 nacional (Solex) e dupla importada (Webber).
Pneus com larguras diferentes podem tirar pontos ou serem excludente. Colocar 175/65x14 na dianteira do Puma antigo ao invés do 165/70x14 difícil de achar (só Michelin fabrica ou fabricava) tira pontos. Os originais eram 165x14 sem ser perfil baixo que não existe há mais de 25 anos. Agora se colocar pneus 195/70 x 14 ou 195/60 x 14 na dianteira de um Puma antigo será excludente. Tudo que modifica a aparência original do carro quando ele deixou o concessionário, em âmbito (não detalhes pequenos, será excludente da placa preta.
As maçanetas de um Puma por exemplo mudam muita a aparência do carro, sendo considerado excludente, porque envolvem mudança na carroceria, que não pode haver.