terça-feira, 17 de julho de 2012

Reportagens - Veneno - Auto Esporte

Interessante essa matéria da revista Autoesporte do começo dos anos 70. O meu amigo Cassiano me enviou, mas não tinha a capa da revista para constatar sua data, mas não passa de 1971. Mais uma vez alterei a diagramação para facilitar a leitura. 
 Diferente da matéria da Quatro Rodas Veneno que tratou mais da técnica que dá história. Essa conta como começou a dupla carburação em motores Volkswagen a ar e de quebra vem junto a síntese da história do Fusca, de Ferdinand Porsche e do início da Porsche, com FERRY Porsche, filho de Ferdinand. Portanto, quando lerem Freddy na matéria, troquem por Ferry.

O motorzinho no Fusca, ainda com o regulador de voltagem em cima do dínamo, mas com alguma preparação Puma, pelo menos a dupla e o distribuidor centrífugo.


Por falar em distribuidor centrífugo, aqui vai a explicação do porquê a Puma sempre utilizou esse tipo de distribuição, desde o início da fabricação dos Puma em 1968: todos Puma (VW) tem dupla carburação.


Eu lembro dessa pintura de motor lançada pela Kadron, muitos buggys a utilizaram.

2 comentários:

JPMARCHINA disse...

Oi, Felipe, como saber, visualmente, se o meu Puma tem o centrífugo? e, se não, for quem o tem?

Daniel Pardo disse...

Eu já tinha lido essa matéria no blog do Lubisomen.