GTE 1978 de Luís Claudio de Petrópolis-RJ |
Acontece que as borrachas produzidas atualmente não tem a mesma qualidade das originais, talvez pelo motivo de baratear os custos. Não sei qual a razão de custos baixos, porque quem está disposto a restaurar um automóvel, quer com qualidade. E carro "velho" não está mais nas mãos de pessoas sem condições financeiras, ainda mais com Puma, que não serve para o trabalho, por se tratar de um esportivo. Quem paga R$ 150,00 ou mais por uma borracha nova de má qualidade, preferia muito mais pagar R$ 250,00 por uma borracha idêntica a original, com excelente qualidade. Quem fabrica a ruim, tem o ferramental, consegue perfeitamente fabricar a boa, é só uma questão de custo final do produto.
Para terem ideia, o meu Puma restaurado há oito anos, continua com a borracha do para-brisa original de 39 anos. A borracha nova, não segurava o friso do para-brisa, por ter o vinco raso demais. No GTS da minha esposa, a borracha original teve que ser sacrificada, não teve jeito. Com a colocação da borracha nova, ela não segurava o para-bisa no lugar, por ser mole demais, ficou com um calço por algum tempo para segurar o vidro. Apesar de trocar de fabricantes de borrachas, o problema continuava, só trocando os problemas. A solução foi colocar uma borracha original, que algum proprietário largou no vidraceiro.
Todas as borrachas de todos os modelos Puma são EXCLUSIVAS, não sendo de nenhum outro veículo nacional ou estrangeiro, portanto, não dá para fazer adaptações e mesmo cortando e emendando a borracha, o resultado nunca é satisfatório.
O meu conselho é tentar preservar ao máximo as borrachas originais, quando estas foram mesmo originais.
Outro problema encontrado na colocação das borrachas são os encaixes na carroceria. Podem ter sofrido ação de lanterneiros e acabam não encaixando perfeitamente. Na fibra, as vezes os funileiros/lanterneiros, passam a massa plástica e deixam nos cantos ou no friso dos encaixes, ocasionando a deformação da borracha. É muito importante numa boa restauração montar todo o veículo antes da pintura, fazendo assim todas as correções necessárias, furos, cortes, etc. Além disso, o profissional trabalha mais confortável, não se preocupando de riscar o carro. Uma vez tudo ajustado, desmonta-se e vai para a pintura. Depois na montagem final, tudo fica mais fácil, porque está tudo ajustado e furado.
Esse processo é primordial para quem não tem as borrachas dos vidros originais, porque nessa montagem preliminar, as possibilidades de ajustes para borrachas porcarias ficam maiores.
8 comentários:
Felipe , vc tem razão .
Meu carro está na fase final de restauração (GTE - 75 ) e vivi a experiencia que vc citou. Aliás , num dos encontros que tivemos , este assunto foi ventilado. Eu havia comprado antecipadamente as borrachas do carro na Borrachas da Duque e as guardei adequadamente , evitando que se deteriorassem .Muito bem , na hora da colocação , o caldo entornou.No parabrisa tive que colocar a nova pq a original ficou inaproveitavel quando do desmonte . O vidraceiro conseguiu a montagem com alguns artificios e ficou bom. No vigia , felizmente consegui usar a borracha original que estava em boas condições, mas antes , o vidraceiro tentou encaixa-la no vidro e ela abriu toda nos cantos. ele comentou que não foi feita a soldagem adequada e sim uma colagem que não resistiu à distensão do encaixe.Comparativamente , o acabamento da original é muito melhor. Percebe-se quando se olha.
Seu comentário realmente é pertinente e oportuno . Abraços
Walter
Em tempo , o vidraceiro tentou colocar a borracha nova no vigia que se desmontou toda !!!
Walter
Felipe!Quando comecei a remontar a minha GTS as borrachas que tinham sido retiradas ainda eram as originais e não puderam mais ser usada! Comprei a borracha do para brisas da Atlas e por incrível que pareça deu bem certinho para instalar o vidro e encaixar o friso.
Já lavei o carro várias vezes e não entra água.
Já as borrachas das portas não deram certo,as portas ficavam sem pressão,então fizemos uma troca! Instalei as borrachas do Gol quadrado que tambem são as mesma dos Monza e D-20 de bulbo duplo,ficou perfeito as portas fecham igual geladeira,não ficam vibrando quando anda e elas tem um encaixe perfeito tanto na porta quanto nas canaletas de encaixe,sem contar o visual ficou muito bom.
Não é original mas ficou ótimo!
Sí, presidente è verìssimo, perchè mia ex-Puma GTE 80 non serviu la borracha nuova, che comprei nella Superclar. Il resultado foi colocar a antiga (che era di Puma GTI, con disegno iguale ao Uno) e jogar fora la nuova....Un consolo per me, già che non'è solo io che hai suceso questa annoia...
Falou tudo mestre Felipe...
Eu que o diga... Oportuno mesmo o post! Precisei trocar o para-brisa do meu GTS e já aproveitei e troquei a borracha que eu peguei na Atlas... Que decepção!
Serviço mal feito... eu coloquei umas fotos la no Facebook um tempo átras...dava pra colocar um dedo entre a coluna e a borracha! Uma vergonha!!! E ainda me cobraram por isso...
Agora está sendo resolvido pelo Wilson, o lanterneiro que trabalha lá com o França! Disse que melhorou bastante, e essa semana deve finalizar o trabalho! Oremos! :D
o GTE da foto é meu, estou restaurando ele a 2 anos, eu mesmo fiz 90% da restauração, com a ajuda de muita gente, principalmente do Felipe, durante esses 2 anos comprei muita coisa que fui guardando, e acreditava que seria plug and play, entre elas as borrachas dos vidros, as borrachas do parabrisa e da vigia traseira, não tive grandes problemas, o pior mesmo foi as borrachas dos vidros laterais traseiros, que não encaixa na carroceria de maneira alguma, fica parecendo uma adptação grosseira.
Prezados
E adica que as borrachas das portas do GTE são as do Corcel I, procede?
Luiz Duarte
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