Quando vi pela primeira vez este Puma, nem conhecia o proprietário, parei na rua e fotografei, foi em 9 de março de 2007, depois publicado aqui em fevereiro de 2011, quando conheci o Dr. Walter Ramos, hoje muito amigo. Há um pouco mais de uma ano, ele começou a restauração, hoje, apresento o Puma quase pronto. O Walter é segundo dono e adquiriu este Puma em 1978, mantendo-o como parte da família até hoje.
A cor continua a original, Bege Alabastro VW 1974, uma linda cor... Ou seria a mais linda do mundo?!
Muitos podem perguntar sobre as rodas, conhecidas dos modelos Puma de 1976. Acontece que no final do ano de 1975, a Puma não tinha mais as rodas Estrela ou Cruz de Malta em estoque, porque já estava fazendo estoque das rodas do modelo novo a ser lançado em março de 1976. Então, a partir de 1° de outubro de 1975, todos os GTE e GTS utilizaram esse modelo de roda.
Como sempre utilizou o carro para pequenos percursos, nunca havia restaurado e nem bateu, o alinhamento da carroceria é perfeito.
Puxa, essa foto mexe comigo...
... Esta também. Se não fosse pela placa.
As rodas foram muito bem polidas pelo Henrique do Ipiranga.
Uma questão que paira no ar, as dobradiças do capô traseiro. Eu acredito que elas só chegaram no novo modelo de carroceria em 1976, mas algumas pessoas não concordam. Se utilizavam as rodas do 76, porque não as novas dobradiças. Tenho fotos de Puma GTE e GTS da fabrica, com as dobradiças bicudas, mas o ano de 1975 foi grande, doze meses, então, sem registros de fabrica, a dúvida ainda continua por mais momentos.
Não tem o que falar, a restauração ficou ótima e não recebe minha nota 10, porque questões de pequenos detalhes de trabalho de profissionais, que sempre questiono.
O emblema cara da fera não é original vindo no carro, o Walter trocou no concessionário na época.
Gostei de ver, que não foi colocado o espelho retrovisor no lado do passageiro, como era naquele tempo. Este entrou para o clube dos sem retrovisores direito. A antena, como era, do lado do passageiro e neste caso, aquela de base reta, para ser colocada em cima do para-lama. As outras eram de base em ângulo de 45, para serem colocadas nas curvaturas dos para-lamas.
O espelho retrovisor externo original e a calha de chuva...
... Também original, mas com um perfil de curva mais aberto que as utilizadas nos GT e GTE. Este é outra particularidade dos modelos coupês do último trimestre de 1975. Essa calha tem o mesmo perfil das calhas dos GTS, que utilizavam apenas no quandro do para-brisa. Como o perfil mais fino já não seria mais utilizado em 1976, não justificaria mandar fazer mais quantidades que ficariam em estoque. Devem ter deixado um montante para peças de reposição e começaram a utilizar aqueles do GTS, que deveria ter um estoque maior. O fabricante de perfis por extrusão, executa um pedido mínimo de 100 kilos e claro, como o GTS utilizava metade do comprimento da calha do GTE, deveria ter um estoque maior.
A soleira de porta em alumínio estampado, original desde os primeiros GTE, ainda estão lá, agora com um polimento prá lá de ótimo, passando até da forma apresentada na época.
Os bancos do modelo 1975 eram iguais dos anteriores 1973 e 1974, porém com uma forração e desenho diferente. Neste caso, utilizava os mesmos tecidos e courvin do futuro 1976 e costuras similares. Similar, porque os bancos do novo modelo mudou o formato do encosto.
O reclinador original, ainda com aquela tinta porosa (revestimento em pó para textura em metais), que foi utilizado nos porta-luvas de Fusca da década de 70.
Os cintos de segurança originais, o mesmo modelo utilizado pela VW no mesmo ano. Este modelo se fixava a fivela através de ímã. Para soltá-lo, bastava apenas puxar a peça com a cara da Puma para cima, que destravava. Fácil de afixar e soltar, mas tinha um problema, as vezes um esbarrão involuntário solva-o. Em caso de acidentes, esse esbarrão poderia acontecer e tirar a função do cinto. Como cinto de segurança não era obrigatório sua utilização, apenas tê-los, ninguém usava e pouco ligavam para isto. Nos Fuscas, existia uma peça plástica que instalada no ponto de fixação da coluna, ela segurava o cinto fechado e enrolado. Após alguns anos, os fabricantes aboliram esse sistema.
Outra particularidade só dos modelos 1975 em geral é o volante de três raios em forma de arco. Fabricado pela Panther, mas não com exclusividade para a Puma, tinha borrachas no acabamento das hastes junto com o arco revestido de courvin.
O Puma do Walter ainda tem a borrachinha na ponta do retrovisor interno, que encosta no para-brisa. Esse item, com o tempo, acaba sendo perdido. O espelho é o mesmo da linha VW Variant, TL e KG, da época.
O porta-malas como manda o figurino, com reservatório de água do lavador original, revestimento do porta-malas ...
... E a cinta para o estepe original. Essa fivela era utilizada pelos Dogde 1800 e Corcel.
A plaqueta original com a nova razão social da empresa, Puma Indústria de Veículos S.A., novo endereço, agora no número 4385 da Av. Presidente Wilson e novo desenho do logotipo da cara da fera, que neste caso não tem mais os riscos ao lado da face representando a sombra.
O motor, um 1600 normal, apenas com uma carburação um pouco melhor.
Pintura correta, apenas faltando o emblema Puma na caixa de ar. Distribuidor centrífugo correto e sistema de aceleração um pouco diferente dos carburadores Solex 32, aqui por causa dos...
...Weber 40!
O GTE do Walter já está com placa preta e ele nem sabe. O certificado de originalidade chegou hoje.
Mais um para brilhar nos próximos eventos e um sério candidato a premiação.
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15 comentários:
Dr. Walter, parabens.
carro fabuloso.
não tou querendo mais comprar pumas...
mas esta seria uma boa pedida...hehehehe
brincadeira. parabéns meu velho.
Parabens Walter, mais um Puma pra se tirar o chapéu
Caro Walter,
Saudações antigomobilísticas. Já o comprimentei na semana passada, e agora reitero meus cumprimentos. Parabéns pela restauração.
Abraço,
Heriberto.
Parabéns Walter
Lindo carro! Meu modelo e ano preferidos.
Um abraço
Milton
Mas que bela fera! Parabéns pela restauração. Uma pergunta pra ti Felipe, o Hnerique do Ipiranga mexe apenas com rodas dos "felinos" ou também trabalha com carros comuns. Preciso dar um tapa em umas rodas de liga e não conheço ninguém especializado. Muito obrigado e abraço aos dois.
Mateus,
O Henrique conserta, pinta, poli, qualquer tipo de roda de automóvel, seja de liga nova, liga velha ou aço.
Opa Felipe, então vou pedir um segundo favorzinho se não for abuso. Você poderia passar o contato ou endereço do Henrique?
Novamente muito obrigado pela atenção. Apesar de ainda não ter minha fera, sou leitor assíduo do Puma Classic.
Vai lá Mateus:
tel. (11) 2274 3628 Rua Antonio Marcondes, 706 Ipiranga São Paulo-SP
Prezado Walter,
O mais belo exemplar dessa geração, non c'è nessuno iguale!! Pode entrar na galeria "Best of Puma" não? Congratulazione.
Parabéns Dr Walter pela dedicação em preservar a originalidade do carro!!!Excelente trabalho, dá gosto de ver carros assim!!!Parabéns!
Felipe, parabéns por promover sempre o gratificante prazer de ver carros desta qualidade!!!!Assim que deve ser!
Obs.:Também acho que o Bege Alabastro é "Bárbaro"!!!rsrsrsrs
A minha GTS 79 tem o retrovisor interno da Variant igual a o do carro em questão,ainda possui a borrachinha e tem a regulagem anti ofuscamento e a haste que fixa o espelho no alto do para brisas é de metal!
Na época da restauração eu pretendia trocar este espelho por um novo! Mas não consegui encontrar no mesmo padrão original de fábrica!Só encontrei em plástico e sem a regulagem anti ofuscamento! Então dei um trato e ele continua prestando bons serviços,apesar do espelho estar já um pouco manchado nas bordas.
Caros Amigos
Agradeço pelas opiniões e carinho que expressaram.
A vivencia deste blog , os carros que aqui já apareceram , as opiniões e ensinamentos de todos vcs fizeram deste trabalho uma tarefa menos dificil.
Reitero meus agradecimentos ao amigo Felipe , o grande GURU de PUMAS !!!
Abraços
favor informar qual capela utilizada no conjunto do motor, caso de alterada a original se houve alguma modificação...Sandro
muito bonito esse carro
Gazotti,
A capeta de todos os Puma são sempre iguais ao corresponde VW do mesmo ano. No Puma, todas são pintadas de alumínio até 1978. A partir de 1979 eram na cor preta, como nos VW.
Este carro está com a capela original.
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