Já mostramos outro GTS 1980 monocromático aqui, do meu amigo Ricardo Gurgel. Hoje outro GTS idêntico do amigo Paulo de Lucca. Ele restaurou o Puma com muito esmero e foi meticuloso nos detalhes.
A preocupação com a originalidade foi total e as informações do Puma Classic lhe ajudaram principalmente naqueles detalhes pouco divulgados ou desconhecidos.A capota bege, como manda a originalidade dá um toque muito especial a cor branca.
De capota levantada ...
... Ou de capota arreada, o Puma chama atenção pelo incomum das cores dos tecidos e lona.
As rodas foram polidas pelo Henrique do Ipiranga, mestre no assunto. Faltou apenas o friso do para-brisa pintado de preto para ficar extremamente correto nesta visão, pois emblema, lanternas frente e laterais, espelhos, maçanetas, etc., tudo como saiu de fabrica.
Neste ângulo, mais perfeito ainda, emblemas e dobradiças na cor preta, lanternas bi-colores (vermelha também na luz de direção) e escapamento Kadron.
A traseira do GTS após 1977 foi um dos melhores desenhos da Puma, principalmente de capota abaixada.
Entrando no coração do felino...
... Vemos muito cuidado com as peças que compõe o motor. Apenas não gostei de um detalhe bobo, mas eu não gosto, a bobina azul. Aliás só gosto da bobina na cor prata normal, nem as capas cromadas eu admiro, em um hot talvez. O sistema de acionamento dos carburadores com suporte original a partir de 1979 e faltou o distribuidor centrífugo, que a cada dia está mais raro.
Os suportes dos filtros de ar dos carburadores originais com a mensagem Puma.
Além de ser primoroso no cuidado da restauração, o Paulo também é um bom fotografo.
Em cada canto houve uma preocupação com a restauração original, sem inventar novas formulas para detalhes que alguns nem ligam. Um detalhe curioso é a pintura do tanque de combustível. Na época jamais veríamos algo tão brilhante como este está, tudo culpa da tecnologia, que deixou as tintas fabulosamente melhores e até simples peças podem ter um acabamento exemplar. Vocês acham que lá nos anos 80 o pintor pintaria o tanque com base duco e ficaria polindo para puxar o brilho? Que nada, pintava-se na base esmalte sintético automotivo, que levava 12 horas para secar e já ficava brilhante, mas nunca com um acabamento como este.
A fivela do cinto para prender o estepe percebe-se que foi zincada recentemente, mas tem marcas do passado, mesmo assim está perfeita limpa e sem marcas de ferrugem, esta é a preocupação da boa restauração. Utiliza-se peças originais, que são recuperadas sem que as modifique ou altere seu visual.
Os difíceis de achar espelhos "raquete" utilizados no Puma a partir de 1979. O Paulo suou a camisa para achá-los.
Entrando no Puma...
...As laterais com costura eletrônica na cor do monocromático. Detalhes de maçanetas também na mesma cor. O botão giratório da trava da porta como ele sempre foi: de alumínio e com a inscrição "trava".
Os bancos foram restaurados conforme os desenhos e tecidos originais.
Na entrada a soleira de porta, de borracha na cor marrom monocromático. Os reguladores de inclinação dos bancos poderia ser o de avanço rápido (Dogde) ou este milimétrico (Opala) que foi introduzido na linha Puma em final de 1979.
Como o encosto não pode ser levantado pelo reclinador como no modelo de avanço rápido, o milimétrico conta com uma trava de encosto para liberá-lo quando se quer puxá-lo para frente. Esta trava é do Dogde.
Os cintos originais com emblema Puma e na cor monocromática.
O painel foi todo refeito, assim como os instrumentos do painel. Botões na correta cor marrom.
As chaves com um belo chaveiro e logo ao lado, meio escondido, o botão do zerador do odômetro parcial.
As chaves originais, com a cara da fera.
O painel do modelo a partir de 1979 fica muito bonito na cor marrom, sóbrio e sofisticado.
O detalhe do som da época, twitter corneta da Selenium e toca-fitas TKR cara preta. Bolota do cambio mais moderna, mais confortável que as originais iguais do VW Brasilia monocromático.
Volante certíssimo, botão da buzina também, só com a inscrição PUMA.
Os instrumentos também monocromáticos restaurados na MIP.
Essa foto muita gente vai chorar, porque precisam desses interruptores e não encontram, ainda mais monocromático. As teclas utilizadas no Puma eram fabricadas por uma empresa que também vendia para os ônibus Marcopolo e para a Gurgel. Estão aí as dicas para procura em ferro-velho.
O botão de abertura do capô seguindo a linha de cor...
...E o botão da abertura do capô traseiro. O carpete buclê marrom é uma boa reprodução que o Paulo encontrou, já que a Tabacow não faz mais nesta cor.
Até a borrachinha do espelho retrovisor interno ele se preocupou em colocar e fotografar...
... Em dois ângulos.
O para-sol na mesma cor do interior do carro, assim como o acabamento onde encosta o cajado.
As simpáticas lanternas laterais introduzidas na linha Puma em 1979, vieram do Alfa Romeo 2300B, que tinha desde 1977.
Abaixo o Puma sendo restaurado o interior e capota na Fran-Cap, do França, sempre fumando... Lembrando, a lona desta capota é original, a mesma utilizada em Jipes e outros na época.
Um excelente Puma que retorna as ruas, para junto com tantos outros que passaram por aqui, enobrecer o nome daquela que foi a pequena grande fabrica de automóveis brasileira.
8 comentários:
Felipe obrigado pelos comentários sobre a restauração feita no carro, seguirei sua orientação e serão corrigidas as questões da bobina e friso do para-brisas, quanto a questão da bola do câmbio eu tenho a original que era usada na Brasília guardada, a que está em uso acho esteticamente mais bonita pois a vareta da alavanca não fica a vista.
Abraços
Paulo de Lucca
Belo Puma, muito bonito mesmo.
Felipe, sem querer ser chato, mas a quantas anda a réplica do Espartano verde? Faz um tempo que você não atualiza.
Parabéns ao proprietário, belíssimo trabalho. O monocromático, quando em ótimo estado, é muito mais charmoso e requintado.
Realmente muito bonito, parabens!
Uau, espetáculo de Puma, um dos "espécimes" mais bonitos que já vi aqui no site. Parabéns pela restauração e pelas fotos!
Felipe! Apenas uma dúvida:A soleira de porta era originalmente rebitada como nas fotos ou eram coladas?
Paulo,
Claro que as peças modernas, com tecnologia para fabricação, conseguem um desenho muito melhor que as antigas. Além disso, esta bolota é mais confortável que a original Puma, de Brasília.
Flávio, nenhuma nem outra, eram aparafusadas.
Felipe! Você por acaso teria alguma foto das soleiras aparafusadas para postar no Blog! Seria uma informação bem interessante! Para mim foi novidade,acredito que muita gente não sabe desta informação também,abraço!
Postar um comentário