O Puma GT 1970 fotografei em setembro de 2004, na antiga loja de automóveis antigos Jardineira Veículos, na Rua Cabo Verde com Avenida Bandeirantes em São Paulo-SP.
Puma GT e não GTE, porque ele tem o canto inferior do para-brisa em ângulo reto e não como no GTE que esta parte é arredondada. Outro detalhe do GT é a falta da tomada de ar logo depois do capô dianteiro e saída de ar logo abaixo do vidro traseiro. Externamente somente estas diferenças.
O Puma naquela época estava bem original, chamando muita atenção dos conhecedores, porque não existiam Puma com essa qualidade. Hoje, vemos que ele já perdeu este posto, pois existem Puma da mesma idade, bem mais originais.A carroceria nunca deve ter sofrido qualquer alteração, um grande ponto positivo, porque qualquer reprodução ou restauração das partes, por mais que sejam bem feitas, nunca serão como as originais.
O detalhe do "bigode" é perfeito. Muitos devem estar pensando no Puma branco ao lado. É um GTE 1973, muito original, que foi vendido em leilão na Exposição de Araxá, acredito que em 2008.
As dobradiças do capô traseiro são do modelo mais moderno e a faixa preta do painel traseiro, era usual em meados dos anos 1970 e 1971.
Uma caracteristica marcante do modelo 1970, seja GT ou GTE são as rodas Scorro modelo "Tijolinho". A partir de 1970 a VW entrega a nova plataforma do Karmann Ghia para a Puma, com suspensão dianteira de pivô, freios a disco na dianteira e furação das rodas com 4 parafusos.
O espelho retrovisor sempre foi um problema em Puma, para se achar o local ideal. O modelo neste carro, apareceu no ano seguinte e era um pouco mais "quadrado" no copinho. Podemos ver algumas fotos antigas de Puma 1972 com esses espelhos, mas não existem comprovações de serem originais por falta de registros ou dados. Alternativos eles são, porque existiam à venda em loja de acessórios.
As belas maçanetas do Fissore DKW, aqui foram substituídas pelas do VW SP2, muito parecidas.
As rodas "Tijolinho", lindas e perfeitas.
Nas saídas de ar da parte baixa do motor faltam as telas de alumínio.
O adesivo do famoso concessionário MM ainda em perfeito estado de conservação. Nesta época, ainda não estava sendo colocado o adesivo original Puma "MADE IN BRAZIL", este veio por causa do GTE, que foi projetado para exportação.
Segundo meu amigo Sylvio Fujioka, atualmente o Puma GT 1970 pertence ao Caico, mas não me deu mais informações e história desse período de quando esteve lá na Jardineira até hoje. O Sylvio clicou algumas imagens em ambiente não muito favorável.
O Puma agora ganhou um par de faróis de milha e continua com o mesmo brilho e aparência.
Na traseira nada mudou.
As rodas continuam impecáveis.
Internamente, as laterais de porta originais, com desenho e friso idêntico aos modelos anteriores de 1969 e 1968.
No painel, os instrumentos e alguns botões foram alterados. O volante Fittipaldi é original do modelo 1970. A falta de console central é própria do modelo GT, somente o GTE tinha console integrado ao painel.
O teto com a divisão por um friso de alumínio polido, já era em preto no modelo 1970.
Os bancos "canivete" é original desde os primeiros Puma de 1968 até 1972. Somente detalhes, costuras e tecidos foram sendo alterados aos longos desses cinco anos. Particularmente o tecido desses bancos são freeze da época, mas não aquele que a Puma utilizava. Mas pode até ser, afinal, esta fase em melhorar o produto para exportação, a Puma poderia estar testando diversos desenhos de tecido.
As costuras das laterais traseiras originalíssimas para os modelos até 1972.
É muito bom saber que apesar dos 43 anos de existência, este Puma sobrevive quase intacto.
6 comentários:
O tecido do banco é o chamado "Espinha de Peixe" dos Santana CD e GlS, usado até 1987. Acho que ainda existe esse tecido, da Coplatex.
nota 10, parabens ao proprietario..
Nosso querido italo-fotografo-niponico é especialista em achar as raridades e documentar.
Suas fontes de informações devem ser bem atualizadas.
De toda maneira , o carro é muito bonito .Bem conservado tambem
Os amigos ja repararam que tem determinados anos tipo 69 e 72 que vemos bastantes pumas restaurados e outros anos tipo 70 ou 71 que são poucos carros que vemos ?
Bem pelo menos eu tenho esta impressão...
abs
Pedro,
Obrigado pela colocação.
Wlater,
As fotos antigas são minhas, as atuais são do Sylvio.
Luby,
Também tenho a mesma impressão.
Felipe
De toda maneira, as observações cabem perfeitamente para vc , um descobridor dessas antiguidades , como demonstrado na materia acima sobre as rodas.
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