A fotografia de época do primeiro Puma GT 4R mostra toda beleza do modelo. Um sonho de automóvel, que muitos brasileiros sonharam em ganhar no sorteio da revista Quatro Rodas. As linhas - para quem se lembra - eram revolucionárias, acredito que o dedinho do meu grande amigo Anísio Campos prevaleceu. Rino Malzoni era mais tradicionalista e seus desenhos sempre remeteram ao estilo das pistas. O GT 4R tinha seu desenho de carro esporte, mas com uma imagem de sofisticação. Desenho compatível com qualquer estúdio famoso da Itália. Uma pena que tenha sido uma série exclusiva. Se produzido, no ano seguinte, 1970, receberia nova plataforma Karmann Ghia, com suspensão de pivô e bitolas mais largas na traseira. Com isso ajudaria a "encher" o para-lama traseiro, somadas as rodas aro 14 "tijolinho". O GT 4R agradaria aos fanáticos por lanternas redondas na traseira, ele já tinha uma dupla de cada lado. A face, com caídas para o centro, formando sobrancelhas fechadas sobre os faróis lhe conferiam cara de fera. Com a evolução natural, este modelo melhoraria muito ao longos dos anos.
O primeiro tinha a cor bronze metálico, uma cor escura, como mostra na foto em preto e branco. Na conhecida imagem colorida de Karl Ludvigsen, onde aparecem todos os modelos fabricados pela Puma até 1971, percebemos a tonalidade da cor, que por sinal muito bonita e atraente. Deveria ser um charme andar com um modelo e cor exclusiva.
Infelizmente as restaurações nem sempre conseguem atingir o ideal e o GT 4R number one quando restaurado, não conseguiram reproduzir a mesma tonalidade. Na imagem abaixo até pode estar bem próximo, com luzes artificiais e em ambiente fechado.
Mas na luz do dia, a cor destoa bastante daquela foto de Ludvigsen. Mas vamos dar um desconto, que analisamos a cor através de imagem por película, que pode sofrer alterações com o passar do tempo. É o tipo de item muito difícil de reproduzir, ainda mais que as bases das tintas mudaram e bastante.
Os outros três GT 4R eram nas cores: N° 2 Azul Metálico - N° 3 Bronze Metálico - N° 4 Vermelho (pertencente a Rino Malzoni). De todos, a cor Bronze Metálico foi a que melhor harmonizou com as linhas do GT 4R. O N° 2 sofreu uma repintura nos anos 70, virou dourado e foi estrela de um filme brasileiro, mas a cor não combinou em nada com seu estilo esporte social.
Um comentário:
Eu gostaria de ter nascido lá pro finalzinho da década de 60 e ter a paixão por carros que tenho, com certeza eu ia me divertir muito nas décadas de 70 e 80.
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