quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Puma pelo mundo - GTE 1971 na França

Este Puma GTE 1971 esteve à venda no ano passado em uma loja na cidade de Sorocaba-SP e anunciado nesse site grafado nas imagens. Muitos me perguntaram se não era um Espartano, mas logo demonstrei aos amigos que jamais poderia ter sido o raro modelo, pois a inclinação do vidro traseiro está mais para Ferrari Dino, do que para o Espartano 1971 de capô grande. Além disso, existem muitas modificações que não existiam naquele tempo e se por um acaso este Puma foi um Espartano, agora já era, nunca mais voltará a ser. 


Ontem eu recebi um e-mail do meu amigo Antônio Mendes, de Fortaleza-CE, proprietário da Antique Auto Parts. Nesse contato ele me fala que no mês de julho deste ano, chegou a atender um pedido de peças "Made in Ceará" para o senhor BH Wattinne da França: uma plaqueta de identificação, calotinhas, emblema do capô e duas caras da fera para serem aplicadas nas laterais do seu Puma. Ficou feliz por registrar a primeira exportação de sua empresa. E o Antônio continua: - Contudo, durante esta semana recordei desse pedido e solicitei ao Sr. Wattine que contasse um pouco mais da história de como seu Puma chegou a França. E assim o fez, me enviando fotos de sua bela garagem.
Vocês não podem imaginar, nem eu imaginava olhando as fotos do site de venda,  tamanha a modificação na carroceria do Puma GTE. Com as fotografias enviadas pelo Sr. Wattinne, em melhores ângulos, vemos que o Puma estufou nas laterais. 
Minha opinião? Tem pessoas que quando morrem deixam um vazio muito grande na gente. Agora, tem certas pessoas que quando morrem fazem um baita favor.


A história do Sr. Wattinne, com as palavras corrigidas na redação:
Não é muito fácil para mim, porque esqueci todo meu português desde que morei na Bahia.
No verão de 2012, eu vi o anúncio do Puma no Maylaski Automóveis em Sorocaba.
Levou quase nove meses para finalizar o preço, registro da loja ao sistema RADAR, as formalidades brasileiras para exportação, etc., até chegar na minha casa!
A loja só pode entregar o Puma até o Porto de Santos, apenas no início de abril de 2013.
Foi em um navio de Santos até o Panamá e um segundo navio do Panamá até Zeebrugge na Bélgica, próximo a minha casa na França.
Eu peguei o Puma só em junho de 2013.
Já paguei os impostos alfandegários do Puma na França e agora eu posso registrá-lo com placas francesas. É triste para o brasileiro não ter o registro de 1971, que naturalmente não posso guardar. 
Já testei o Puma na estrada. Eu precisava limpar os carburadores, porque o motor não girava muito bem. Realmente o estado dos carburadores era deplorável, talvez porque estivesse guardado por muito tempo sem funcionar. Também troquei o distribuidor por um novo.
As diferenças de carroceria foram efetuadas por um artista que já é falecido. O último dono não conheceu ele, que me forneceu fotos do estado em que estava quando comprou. Quando comprou o Puma, ele estava jogado em um terreno sem cobertura. Mesmo assim o proprietário não queria se desfazer do veículo. Ficou cinco anos para deixar no estado final. Eu nunca vi nada parecido ou similar.
Você talvez se pergunte por que eu queria comprar (ainda mais importar) um Puma.
A razão é simples, eu vivi em Salvador, na Bahia entre 1972 e 1973, onde eu vi pela primeira vez um Puma e gostei muito.
Infelizmente naquela época eu tinha uma criança de um ano, não sendo muito prático com só dois lugares. 
Nesse tempo, eu tinha um Fusquinha e depois um Fuscão, também amarelo.
Abraço
BH Wattinne

5 comentários:

gabriel disse...


Felipe boa noite sou eu o Gabriel de João Pessoa, esta puma eu já tinha visto a tempo, uns dois anos atrás e havia lhe falado só não lembrava a cidade eu tinha duvida se era em campinas tinha lhe falado de um puma DKW também a qual lhe mandei umas fotos essa puma amarela estava a venda por 15.000 reais e eu também tinha duvida se era uma espartana, se é ou se não é agora é tarde pra saber pois foi embora, pode até ter sido um modelo de competição no mais fica as duvidas. um abraço a todos

jaimerodrigues disse...

Menos um?

Leo Gaúcho disse...

Artista????O cara devia ser pedreiro, tamanha quantidade de massa que tem nas bordas dos faróis!!!O que me conforta é que pelo menos a gente está vendo sempre mais pessoas preocupadas em manter a originalidade do carro.Estes caso, como o deste puma, estão ficando cada vez mais isolado, pelo menos isso!!!

luis wynns disse...

será que tem alguma mudança significativa, no motor para ter feito a tamanha mudança na traseira

Daniel Pardo disse...

O francês comprou um Puma, mas tudo começou nos Fuscas... :D :D :D :D