Depois de quase dois anos do lançamento no Brasil, somente este ano chegou em São Paulo-SP e ontem foi a vez do Puma GTE 1973 aparecer nas bancas de jornais, um dos últimos, senão o último modelo desta série.
A um preço de R$ 50,00 - é Puma é mais caro que Fusca ou DKW - vale pela miniatura, que é bem fabricada e detalhada corretamente, bem melhor que aquela outra miniatura de Puma conversível lançada pelo Jornal Extra do Rio de Janeiro-RJ.
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Foto Dario Faria |
Mas a revista que integra a miniatura falando sobre Puma, contém muitos erros. Alguns de menor importância, outros gravíssimos para os fanáticos por Puma. Como a foto do Puma GT 1969 do meu grande amigo Alexandre Murad, com uma placa citando o ano de 1968. Quem conhece sabe o erro grosseiro. Outro foi falar da Alfa Metais que
"aproveitando um protótipo que seria a evolução do GTE/GTS, chamado internamente de P-018, e o fabricou nas versões cupê e conversível, AM3 e AM4, respectivamente, com motor 1,8 litro do Passat - outro plano da Puma -, o P-016." Que bagunça!! O Puma P-018 foi fabricado durante 4 anos; o protótipo P-016 apesar de ter motor de Passat, nunca foi fabricado e nem construída a carroceria, ficou apenas na construção do chassi e seu desenvolvimento por dois anos, com motor entre eixos e suspensões Mc Pherson. Diz também que os caminhões Puma pararam de fabricar em 1994, outro engano, pois a Alfa Metais continuou até 1999. Os carros é que pararam em 1994. Mais um, Rino Malzoni não saiu da Puma em 1974, ele estava lá lançando seu projeto: o Puma GTB. Em um trecho, falam que em 1970 o motor passou a ser 1600 e o Puma GTE "entregava" 10 cv a mais de potência que o Karmann Ghia, que desenvolvia 50 cv. Se na própria ficha técnica do Puma eles colocam 70 cv, como tinha só 60 cv? E o Karmann tinha 50 cv no motor 1500 cc, já no 1600 cc de 1970 tinha 60 cv. Erro grotesco de revisão.
Não que eu seja implicante, mas qualquer publicação é referência para o leigo, ensinando errado. Se deixarmos acaba virando verdade e se um dia alguém diz o correto vão chamá-lo de louco. Sei bem disto, por fui muita vezes questionado e se fui chamado de louco, eu não sei, mas para tudo que eu falava, mostrava uma prova documental histórica.
6 comentários:
Comprei esta linda mini faz mais de um ano de uma pessoa do Rio, só que ão recebi o fascículo. Deveriam fabricar os outros modelos da Puma, seria o máximo! Estes jornalistas deveriam pelo menos pesquisar com você Felipe, ninguém corrige e depois toda esta bagunça acaba virando verdade. A maioria das publicações atuais sobre esportivos fora de série sempre tem erros grosseiros. Acho que prevalece mais as conversas obtidas em eventos de carros antigos.
Relevante sua colocação, Felipe, pois nossa literatura sobre o assunto já é escassa, e se o pouco que surgir vier com erros crassos como esses, no futuro virarão verdades inquestionáveis. Já vejo muito garoto interessado em carros antigos falando em Opala V8, Passat TS 1.8 e coisas afins...
Mestre Felipe,
Consegui esse exemplar no Rio de Janeiro.
Grande abraço.
Heriberto.
Caro presi, prepare o seu bolso se quiser continuar a coleção, pelo que sei são 75 minis no total!! Vale lembrar que a consultoria técnica foi dada pelo saudoso Fábio Steinbruck, os carros mostrados nas reportagens são em geral do círculo de amigos ou próprios dele. Abbracci.
Eu já tenho mais de 60 miniaturas dessa coleção.
Puma, Miuras, Opalas, GTI, etc etc...
Além do GT Malzoni...
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