quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Puma 50 anos - Dia dos Professores

Parabéns a todos os professores por tudo que representam a todos nós. Todos na vida, em algum momento, tiveram seus professores, para lhes ensinar ou orientar seus caminhos. Ninguém saberia nada se não tivesse um professor, seja o pai, a mãe, o patrão, o padre, o mestre de ensino ou até mesmo a natureza, que as vezes, de forma cruel, nos ensina aquilo que devemos aprender.
Por isso, a profissão de PROFESSOR é a mais importante do mundo, abreviando nossos caminhos ao conhecimento. 
Minha homenagem está relacionada, como sempre, ao Puma. Começamos por aquele que foi professor de profissão, onde era catedrático do curso de Máquinas e Motores da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, no  bairro do Ipiranga, em São Paulo-SP: Milton Masteguin. Engenheiro, Sócio da Puma e proprietário da Comercial MM, um dos mais importantes profissionais para o sucesso da Puma Indústria de Veículos S.A.

José Maria Hellmeister, Milton Masteguin e Luís Roberto Alves da Costa
 Anísio Campos, designer e artista plástico, ensinou muita gente com seus projetos, seja direta ou indiretamente, um grande professor. Estudioso das formas aerodinâmicas.

Anisio e o GT Malzoni 1964/65
Rino Malzoni, professor de Anísio Campos, juntos mostraram ao mundo o potencial brasileiro no desenho de automóveis. Ao lado de Marinho, seu piloto, brilharam nos anos 1960 para nunca mais serem esquecidos.
Marinho e Rino Malzoni
  Mário César de Camargo Filho, o Marinho, outro professor nas pistas. Ao lado do seu companheiro de Vemag, Bird Clemente, ensinaram muita gente o "como se faz" para vencer nas pistas.
Bird Clemente e Marinho
 Jorge Lettry, engenheiro mecânico foi digno de estar entre os melhores engenheiros  automobilísticos do mundo. Foi capaz de tirar mais de 100 HP de um motor de 1 litro aspirado, isso em 1965. Professor de Miguel Crispim Ladeira, outro mago dos motores dois tempos e engenharia das pistas.
 Miguel Crispim continuou o trabalho do seu mestre Lettry e brilhou em todas as competições que participou, criando e ensinando técnicas novas de mecânica. Ao lado do piloto José Martins, o "Dentista", lhe ensinou mecânica e principalmente as técnicas de um carro veloz nas pistas. E o aprendiz mostrou a que veio, vencendo muitas corridas.
Emerson Fittipaldi, aquele que foi o professor dos brasileiros para as pistas internacionais, ao lado do jovem Crispim com o magnifico GT Malzoni # 7.

Jan Balder (D) o grande piloto de rally da Puma ao lado de Emerson Fittipaldi. Jan mostrou ao mundo que carro esporte também vencia rally e sua pilotagem serviu de base aos jovens aspirantes da velocidade de regularidade.
 Jan Balder (piloto) e Alfredo Maslowski (navegador) na vitória do I Rally da Integração Nacional, 1970, com o Puma GTE.
Angi Munhoz barbarizou nas pistas, ninguém sabia quem era melhor, se ele ou seu Puma. Depois que passou a correr com o Porsche 908, mostrou quem fazia a diferença. Muitos se espelharam em sua pilotagem.
 Esses foram os grandes professores da Puma, mas o salário ó! Né Crispim?

3 comentários:

Milton disse...

Se é para falar em professor e, no tema Puma, eu não posso deixar de registrar o seu nome, Felipe, com quem muito tenho apreendido nestes últimos três anos de leitura de seu excepcional blog e nas poucas e boas conversas que tivemos. O professor, além de nos propiciar o conhecimento, ainda faz com este conhecimento se perpetue ao longo do tempo. Parabéns a todos estes grandes brasileiros!
Um abraço
Milton

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado Milton.

Paoluccio disse...

Mestre Felipe, parabéns pelo seu trabalho de ensinar a gente a manter a historia da Puma. Abração!!!