Desde seu lançamento, o Smart pouco mudou desde 1998. Em 2015 a mudança foi radical, mais refinado e com um desenho menos atraente, sua aparência cresceu, e em sua concepção, está mais próximos dos automóveis atuais. Isso se deve ao fato da necessidade de maior proteção contra colisões e conforto. Ele está 100 mm mais largo que o anterior, proporcionando um relativo conforto internamente, pelo menos não há mais a necessidade de estar intimamente ligado ao outro ocupante para se sentir confortável. O comprimento total continua o mesmo.
Com cooperação da Renault, o Smart compartilha a mesma plataforma do Twingo da 3a. geração. O motor traseiro de 3 cilindros, de 1 litro aspirado com 70 cv ou 900 cc com turbo charged e 89 cv. A tração é traseira e cambio manual de 5 velocidades ou automático de dupla embreagem de 6 velocidades.
O Smart tem muita vocação urbana, com suas dimensões reduzidas ele é fácil de estacionar e manobrar, muito prático nas atuais cidades de transito congestionado.
A ideia não é tão nova, em 1974 a Puma apresentou seu protótipo com o mesmo conceito, vocação urbana. Era o Mini-Puma, com dimensões reduzidas, motor 2 cilindros e muito econômico.
O acabamento interno do Mini-Puma não era tão desejável, mas os tempos eram outros e a proposta da Puma era fabricar um carro urbano, econômico e barato. Quando se instala muitos "mimos" e equipamentos, o peso aumento e consequentemente o consumo também.
Infelizmente o Mini-Puma não passou do protótipo e nunca foi fabricado em série.
Comparando as dimensões dos dois modelos, vemos que as ideias eram bem parecidas:
Comprimento total Smart 2690 mm - Mini-Puma 2660 mm
Largura total Smart 1610 mm - Mini-Puma 1480 mm
Altura total Smart 1500 mm - Mini-Puma 1370 mm
Entre-eixos Smart 1810 mm - Mini-Puma 1750 mm
6 comentários:
Felipe, você sabe que fim levou esse protótipo?
Grande Maurício, tudo bem?
O protótipo foi vendido, estava com uma pessoa do interior de São Paulo, que vendeu para um colecionador de Campinas. Mas o carro já não era mais o mesmo, o motor holandês DAF foi substituído por outro e para caber esse motor, a frente foi aumentada. Não sei mais nada sobre o modelo.
Olá Felipe, tudo bom?
Anos atrás, tive a grande honra de ir buscar esta jóia, tamanho achado, como mencionou, no interior de SP para um amigo irmão. O Puma está muito íntegro e bem guardado esperando oportuna restauração.
Abraço.
Douglas de Almeida - Diretor Regional
35 9215 9227 pumaclubdirtec@yahoo.com.br
Puma Clube de Campinas
Felipe, interessante lembrar tambem do premiado Aruanda, do sr. Ari Rocha, que esteve em exibicao no Brasil Classics em janeiro. Concebido em 1963 e desaparecido em uma enchente em 1978 foi pioneiro em um conceito mas que, como o Mini Puma estava adiante de sua época. Vc sabe se a Puma foi precionada pelas " grandes " a nao levar adiante o seu projeto ?
Oi Douglas, sei que foi vc que achou, assim como o GT 4R.
Sergio, sim o Aruanda foi o primeiro ou um dos primeiros, não sei ao certo se existiu outro, porque no mundo só se falava em carro urbano.O Mini-Puma era mais próximo da realidade, podendo servir uma família, já que continha 4 lugares. Afirmar se houve pressão das grandes eu não posso, mas que iria incomodar isso é certo. O problema foi mais complexo, muitos interesses de todos os lados, é só lembrar do João Gurgel, que "falenciaram" ele.
gostei desse carro desenho bonito e moderno p epoca tamanho dos farois lanternas e pneus proporcionais ao tamanho do carro espero que seja restaurado e volte a aparecer no circuito agora dos encontros de carros antigos
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