terça-feira, 17 de março de 2015

Fora de área - New Smart For Two


 Desde seu lançamento, o Smart pouco mudou desde 1998. Em 2015 a mudança foi radical, mais refinado e com um desenho menos atraente, sua aparência cresceu, e em sua concepção, está mais próximos dos automóveis atuais. Isso se deve ao fato da necessidade de maior proteção contra colisões e conforto. Ele está 100 mm mais largo que o anterior, proporcionando um relativo conforto internamente, pelo menos não há mais a necessidade de estar intimamente ligado ao outro ocupante para se sentir confortável. O comprimento total continua o mesmo.

 Com cooperação da Renault, o Smart compartilha a mesma plataforma do Twingo da 3a. geração. O motor traseiro de 3 cilindros, de 1 litro aspirado com 70 cv ou 900 cc com turbo charged e 89 cv. A tração é traseira e cambio manual de 5 velocidades ou automático de dupla embreagem de 6 velocidades.

 O Smart tem muita vocação urbana, com suas dimensões reduzidas ele é fácil de estacionar e manobrar, muito prático nas atuais cidades de transito congestionado.
A ideia não é tão nova, em 1974 a Puma apresentou seu protótipo com o mesmo conceito, vocação urbana. Era o Mini-Puma, com dimensões reduzidas, motor 2 cilindros e muito econômico.

 O acabamento interno do Mini-Puma não era tão desejável, mas os tempos eram outros e a proposta da Puma era fabricar um carro urbano, econômico e barato. Quando se instala muitos "mimos" e equipamentos, o peso aumento e consequentemente o consumo também.
 Infelizmente o Mini-Puma não passou do protótipo e nunca foi fabricado em série.
Comparando as dimensões dos dois modelos, vemos que as ideias eram bem parecidas:

Comprimento total    Smart 2690 mm - Mini-Puma 2660 mm
Largura total             Smart 1610 mm - Mini-Puma 1480 mm
Altura total                Smart 1500 mm - Mini-Puma 1370 mm

Entre-eixos                Smart 1810 mm - Mini-Puma 1750 mm

6 comentários:

Mauricio Morais disse...

Felipe, você sabe que fim levou esse protótipo?

Felipe Nicoliello disse...

Grande Maurício, tudo bem?
O protótipo foi vendido, estava com uma pessoa do interior de São Paulo, que vendeu para um colecionador de Campinas. Mas o carro já não era mais o mesmo, o motor holandês DAF foi substituído por outro e para caber esse motor, a frente foi aumentada. Não sei mais nada sobre o modelo.

Douglas de Almeida disse...

Olá Felipe, tudo bom?
Anos atrás, tive a grande honra de ir buscar esta jóia, tamanho achado, como mencionou, no interior de SP para um amigo irmão. O Puma está muito íntegro e bem guardado esperando oportuna restauração.
Abraço.
Douglas de Almeida - Diretor Regional
35 9215 9227 pumaclubdirtec@yahoo.com.br
Puma Clube de Campinas

Sergio Gandhi Campos disse...

Felipe, interessante lembrar tambem do premiado Aruanda, do sr. Ari Rocha, que esteve em exibicao no Brasil Classics em janeiro. Concebido em 1963 e desaparecido em uma enchente em 1978 foi pioneiro em um conceito mas que, como o Mini Puma estava adiante de sua época. Vc sabe se a Puma foi precionada pelas " grandes " a nao levar adiante o seu projeto ?

Felipe Nicoliello disse...

Oi Douglas, sei que foi vc que achou, assim como o GT 4R.

Sergio, sim o Aruanda foi o primeiro ou um dos primeiros, não sei ao certo se existiu outro, porque no mundo só se falava em carro urbano.O Mini-Puma era mais próximo da realidade, podendo servir uma família, já que continha 4 lugares. Afirmar se houve pressão das grandes eu não posso, mas que iria incomodar isso é certo. O problema foi mais complexo, muitos interesses de todos os lados, é só lembrar do João Gurgel, que "falenciaram" ele.

Anônimo disse...

gostei desse carro desenho bonito e moderno p epoca tamanho dos farois lanternas e pneus proporcionais ao tamanho do carro espero que seja restaurado e volte a aparecer no circuito agora dos encontros de carros antigos